Londres – O concurso de fotografia anual “Capturing Ecology” da British Ecological Society anunciou os ganhadores da edição de 2021, com um brasileiro entre eles.

Raul Costa-Pereira, biólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) venceu na categoria “A arte da ecologia” com a imagem “Mosaico amazônico”. 

Raul não é o primeiro biólogo premiado em concursos internacionais este ano. Em setembro, o também biólogo Daniel de Granville, ficou em primeiro lugar em uma das quatro categorias do concurso internacional de fotos da organização The Nature Conservancy, com a imagem da carcaça de um jacaré no solo ressecado do Pantanal. 

A arte da Amazônia

A imagem, feita em uma reserva ambiental ao norte de Manaus, mostra como as plantas das florestas tropicais são colonizadas por uma diversidade surpreendente de organismos que crescem na superfície de suas folhas, como musgos epífitos, líquens e fungos. A foto retrata uma folha de palmeira amazônica, resultando em uma imagem que lembra um quadro. 

British Ecological Society – Raul Costa-Pereira

“Tenho a sorte de trabalhar em alguns dos ecossistemas mais fascinantes do mundo, como o Pantanal e a Amazônia, e aproveito para fotografar animais e plantas que me chamam a atenção no campo”. 

Pereira já foi pesquisador visitante da BEPE-FAPESP na Rice University (EUA) e na University of Otago (Nova Zelândia). Atualmente leciona no Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia da Unicamp. 

A arte na natureza pode ser encontrada em grandes ambientes, como fez Raul, ou em microorganismos.

O concurso anual Nikon Small World seleciona anualmente imagens feitas em microscópio por cientistas que pesquisam doenças, desenvolvem inovações tecnológicas e ainda acham tempo para capturar cenas artísticas. 

A fotografia vencedora do concurso 

O prêmio principal do concurso de fotografia da British Ecological Society foi para Rebecca Nason, do Reino Unido, com um close-up do olho de uma gaivota em que as marcas pontilhadas que não são bem o que parecem.

Ao tirar fotos em full frame de uma gaivota-de-Kumlien, ela notou um detalhe na plumagem, com manchas escuras ao redor do olho.

Quando chegou em casa descobriu que os padrões salpicados eram, na verdade, piolhos agrupados ao redor do olho. E que a gaivota  estava dando carona sem saber. 

British Ecological Society – Rebecca Nason

Concurso retrata diversidade ambiental

O Capturing Ecology 2021 é uma competição aberta aos membros da British Ecological Society e é dividida em seis categorias: De perto e pessoal, Ecossistemas dinâmicos, Indivíduos e população, Pessoas e natureza, Ecologia em ação e A arte da ecologia.

As imagens vencedoras, produzidas por ambientalistas e estudantes internacionais, celebram a diversidade do meio ambiente,  capturando a flora e a fauna de todo o planeta.

As fotos retratam desde um caracol vermelho-sangue se alimentando dos “dedos de homem morto” (um fungo encontrado nas florestas tropicais da Índia) a uma rara imagem da “fada das florestas valencianas”, um inseto recentemente descoberto em cavernas na Espanha.

Leia também

 Manual de edição para jornalismo científico do Centro Knight e MIT ganha versão em português

Knight Center oferece curso gratuito de jornalismo científico para profissionais e leitores interessados

Veja as imagens premiadas 

Vice-campeão geral – “A fada das florestas
Por Roberto Garcia Roa, Universidade de Valência

Esta é uma das poucas imagens de Valenciolenda fadaforesta (fada das florestas valencianas), um inseto que vive em cavernas e recentemente descoberto na Espanha, escondido na escuridão dos ecossistemas deste habitat.

British Ecological Society – Roberto Garcia Roa

Vencedor geral estudante – “Lince oculto
Por Dani Davis, Flórida State University

Uma aranha-lince verde (Peucetia viridans) repousa sobre uma liatris — flor conhecida no Brasil como estrela-ardente — com sua captura, uma abelha. A foto foi feita em um pântano na Floresta Nacional de Apalachicola, no norte da Flórida, EUA. 

British Ecological Society – Dani Davis

As aranhas-lince verdes são mestras do disfarce. Capazes de mudar de cor para combinar com uma planta, elas esperam pelos polinizadores visitantes e então atacam as presas.


Leia também | A imagem de uma aranha armadeira brasileira foi uma das premiadas pelo Museu de História Natural de Londres, que selecionou também cenas de ternura como a dos chipanzés sendo tratados por uma cuidadora


 Categoria De perto e pessoal
Vencedor geral  – “Lindas Bryophyte
Por Alicia Hayden, Universidade do Oeste da Inglaterra

Com as cores do pôr do sol ao fundo, a cena desse musgo (Bryophuta) crescendo em uma parede na Cornualha (Inglaterra) parece algo saído de uma floresta tropical. Mostra o extraordinário mundo macro ao nosso redor e como há beleza nas menores coisas vivas.

British Ecological Society – Alicia Hayden

Vencedor estudante – “Bela na (mini) fera
Por Jack Marcus Smith, Universidade de Cambridge, Inglaterra

A imagem é um retrato em alta ampliação de uma mosca-varejeira. O fotógrafo queria revelar a complexidade e a beleza do que muitos consideram uma praga.

British Ecological Society – Jack Marcus Smith

A varejeira foi a “modelo perfeita” para ilustrar a complexidade em miniatura, e aqui o fotógrafo capturou a natureza elaborada de cada microestrutura do inseto.


Categoria Ecossistemas dinâmicos
Vencedor geral – “É bom lamber o dedo
Por Vijay Karthick, Fundação para a Conservação da Natureza, Índia

Indrella ampulla, uma espécie endêmica de caracol, é um importante invertebrado do solo que decompõe a matéria orgânica da floresta tropical da cordilheira Western Ghats, na Índia. Aqui ele se alimenta de fungos Xylaria sp., comumente conhecidos como “dedos de homem morto”.

British Ecological Society – Vijay Karthick

Vencedor estudante – “Captura rápida”
Por Dani Davis, Florida State University, EUA

Uma minúscula aranha saltadora real (Phidippus regius) senta-se em cima de uma borboleta Sulpur recém-capturada. Imagem registrada durante visita a um pântano perto de Sumatra, Flórida. 

British Ecological Society – Dani Davis

As aranhas saltadoras são abundantes neste habitat. O fotógrafo olhou com curiosidade para este exemplar mergulhado em escamas amarelas, segurando a borboleta que acabara de capturar.


Leia também

Fox News lança canal do tempo antes da COP26 e críticos temem negacionismo da mudança climática

Análise | Petrolíferas afirmam nunca terem promovido desinformação sobre o clima, mas há um problema: isso é mentira


Categoria Indivíduos e Populações
Vencedor geral – “Corrida fugaz
Por Roberto Garcia Roa, Universidade de Valência, Espanha

Um grande bando de gaivotas realizava voos curtos, mas muito rápidos, para se deslocar em um campo de arroz durante as primeiras horas da manhã. 

British Ecological Society – Roberto Garcia Roa

O nevoeiro no ambiente e os movimentos rápidos de cada indivíduo permitiram que o fotógrafo captasse esta imagem dinâmica mas também congelada de uma situação tão caótica.


Vencedor estudante – “Sentinela venenosa
Por Jack Marcus Smith, Universidade de Cambridge, Inglaterra

Um sapo-dardo venenoso granular guarda seu território. Ele pode ser pequeno, mas é altamente territorial. Os machos defendem ferozmente seus espaços dos rivais. Este foi fotografado tarde da noite, empoleirado sobre uma folha, uma posição elevada para contemplar a área.

British Ecological Society – Jack Marcus Smith

Categoria Pessoas e Natureza
Vencedor geral – “Tsunami
Por Molly Dunn, Florence Institute of Design International, Itália

Trepadeiras adormecidas atravessam uma parede de beira de estrada enegrecida na parte inferior pelo escapamento do carro. A fotografia foi tirada em uma pequena rua de Florença, na Itália, no início da primavera de 2021.

British Ecological Society – Molly Dunn

 


Vencedor estudante – “Mina terrestre da natureza
Por John Benjamin Owens, Bangor University / Captive&Field Herpetology Ltd., País de Gales

A víbora de Russel (Daboia russelli) muitas vezes reside em plantações de arroz. Pisada acidentalmente por trabalhadores agrícolas, esta serpente causa mortes e ferimentos que mudam a vida de milhões de indianos anualmente. 

British Ecological Society – Benjamin Owens

Categoria Ecologia em Ação
Vencedor geral – “Saúde do morcego
Por Pete Hudson, Penn State University, EUA

Enquanto muitos de nós estamos sofrendo com vacinas e cotonetes para testes de Covid-19, os pobres morcegos também estão sendo testados.

No início da pandemia,  uma equipe estava em Bangladesh testando morcegos frugívoros perto de locais onde o vírus Nipah havia infectado humanos, para registrar novas sequências virais.

British Ecological Sociey – Pete Hudson

Vencedor estudante – “Reintrodução em ação
Por Joshua Powell, Zoological Society of London, UCL e Seoul National University, Reino Unido/Coreia do Sul

As translocações de conservação – como reintroduções de espécies ou reforços – são ferramentas cada vez mais importantes na ecologia. Na Coreia do Sul, veterinários do Serviço Nacional de Parques se preparam para transportar uma fêmea de urso-preto-asiático (Ursus thibetanus) no Parque Nacional de Jirisan.

British Ecological Society – Joshua Powell

Categoria – A arte da ecologia
Vencedor estudante – “Spotlight
Por Alicia Hayden, Universidade do Oeste da Inglaterra, Reino Unido

Esta aranha estava gastando muito tempo consertando sua teia. O poste destacou o movimento de suas pernas enquanto a fotógrafa registrava a cena. A imagem ilustra a vida selvagem urbana que normalmente não é reconhecida, mostrando a grande diversidade de vida animal nas cidades.

British Ecological Society – Alicia Hyden

As imagens foram publicadas com autorização da British Ecological Society e não podem ser reproduzidas.

Leia também

Prêmio Weather Photographer of the Year revela potência e beleza efêmera dos fenômenos meteorológicos

Carcaça de jacaré morto por seca em Mato Grosso é uma das fotos vencedoras de concurso internacional