Se você é um jornalista não iniciado em questões ambientais ou  busca adotar uma perspectiva ambiental em suas matérias, este guia é para você. E também para qualquer pessoa que precise de uma introdução à ciência do clima, sem se aprofundar muito nos detalhes.

O texto é uma adaptação do trabalho da renomada cientista climática e talentosa comunicadora Katharine Hayhoe.

Se quiser saber mais sobre o que ela fala, confira  os vídeos  de Hayhoe , incluindo sua série Global Weirding , bem como suas palestrasTED e Tedx , artigos , perguntas e respostas e depoimentos no congressoamericano para mais informações.

Qual a diferença entre o aquecimento global e mudança climática?

O aquecimento global refere-se ao período mais recente de aumento da temperatura média global da Terra que começou em 1800 após a Revolução Industrial.

O termo mudança climática abrange o aquecimento global, mas também se refere às mudanças mais amplas que estão acontecendo no planeta como resultado do aquecimento global, incluindo aumento do nível do mar, derretimento de geleiras, aumento na frequência ou intensidade de eventos climáticos extremos, como ondas de calor e chuvas pesadas e mudanças na época de florescimento de flores e plantas.

Qual é a diferença entre tempo e clima? 

Foto: Simon Berger, Unsplash

O clima descreve as condições em um determinado lugar em um determinado horário, como um dia ensolarado ou uma onda de frio de uma semana. Clima é a média de longo prazo do tempo ao longo de décadas.

Pense desta forma: o tempo é como o seu humor e o clima é como a sua personalidade. Claro, mesmo com o aquecimento global, dias frios ainda ocorrem. Não se deixe enganar pelo político ou analista que rejeita o aquecimento global quando há frio, neve e gelo.

Um único dia frio, um mês mais frio ou mesmo um ano não são referência para contestar  os dados que mostram que todo o planeta está se aquecendo em escalas de tempo climáticas.

Como sabemos que a Terra está esquentando?

Os cientistas do clima rastreiam a temperatura da Terra usando termômetros e outros instrumentos científicos em estações meteorológicas, bóias oceânicas e satélites. Existem milhares de termômetros em todo o mundo que registram a temperatura a cada dia. Usando isso, os cientistas são capazes de calcular a temperatura média global em cerca de dois metros acima do solo (que é a altura da maioria dos termômetros).

Os cientistas também usam “termômetros naturais” para ver como a temperatura da Terra mudou no passado. Anéis de árvores, núcleos de gelo, recifes de coral, estalactites e sedimentos em forma de lagos contam com registros preservados que ajudam a contar a história de como o clima e a atmosfera da Terra mudaram ao longo do tempo.

O que esses dados revelam é dramático: ao longo da civilização humana moderna, a temperatura média global da Terra vinha sendo quase tão estável quanto a do corpo humano.

Tem aumentado e diminuído de ano para ano, é claro; e às vezes houve períodos mais longos de frio e calor em regiões específicas, como o Período Quente Medieval e a Pequena Idade do Gelo no norte da Europa. Todas essas variações eram regionais, não globais. No entanto, todas elas são menores em comparação com o que estamos vendo agora.

Desde 1900, o planeta aqueceu mais de 1 grau Celsius ou 1,8 graus Fahrenheit. Cada uma das últimas cinco décadas foi sucessivamente mais quente do que a década anterior. A Terra está agora mais quente do que em qualquer época em pelo menos 12.000 anos. Na verdade, 19 dos 20 anos mais quentes ocorreram desde 2001, com exceção de 1998.

pastedGraphic_1.png

Fonte: Climate Central

Outras evidências de aquecimento incluem o derretimento de geleiras e mantos de gelo terrestres, redução do gelo do mar Ártico, aumento do nível do mar global, uma estação mais longa sem geadas, mudanças nos extremos de temperatura, aumentos na umidade atmosférica e floração antecipada plantas e árvores.

Onde quer que vivamos, vemos exemplos de um planeta em aquecimento ao nosso redor.

No oeste da América do Norte, estamos vendo áreas muito maiores sendo queimadas por incêndios florestais. Em muitas localidades costeiras, do Golfo do México ao Pacífico Sul, estamos vendo furacões, tufões e ciclones mais fortes, impulsionados pelo aquecimento do oceano. Em muitas áreas do mundo, estamos vendo as mudanças climáticas tornarem as secas mais frequentes e severas.

Embora um ou dois graus não pareça muito aquecimento, sabemos que mesmo pequenas mudanças na temperatura média global podem causar grandes mudanças. A Terra está com febre, e essa febre afeta tudo com que nos importamos – nossa comida, água, saúde, segurança, economia, segurança nacional e até mesmo nossas atividades recreativas.

Por que o clima está mudando?

O dióxido de carbono de ocorrência natural, combinado com metano, vapor d’água e outros gases, é o que mantém a Terra na temperatura perfeita para a vida. Uma manta natural de gases que prendem o calor envolve o planeta Terra.

A energia do sol brilha e aquece a Terra, e a Terra se aquece e emite energia térmica. Este cobertor natural retém grande parte dessa energia térmica, mantendo a Terra quase 60 graus Fahrenheit ou mais de 30 graus Celsius mais quente do que seria de outra forma. Sem este cobertor natural, não teríamos vida na Terra. Seria basicamente uma bola de gelo congelada.

Então, se esse cobertor é natural, qual é o problema?

O problema é que, ao desenterrar e queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, estamos envolvendo um cobertor extra ao redor do planeta de que ele não precisa.

Este cobertor extra retém muito calor que, de outra forma, escaparia para o espaço. É por isso que o planeta está esquentando.

Sabemos quanto dióxido de carbono extra os humanos produziram porque temos registros da quantidade de carvão, petróleo e gás que desenterramos e queimamos. O carbono nos combustíveis fósseis combina-se com o oxigênio durante o processo de combustão, produzindo dióxido de carbono (CO2), um gás de retenção de calor muito poderoso. A quantidade de CO2 na atmosfera aumentou dramaticamente desde o início da Revolução Industrial.

pastedGraphic_2.png

Fonte: Blog de Meio Ambiente

Não é o sol, ciclos naturais ou vulcões – somos nós!

No passado, o clima mudou por causas naturais: mudanças na energia do Sol, erupções vulcânicas maciças e sustentadas e ciclos previsíveis na órbita da Terra que impulsionam as eras glaciais. E os períodos quentes intermediários fizeram com que a Terra ficasse mais quente e mais fria no passado.

Os cientistas examinaram cada um desses “suspeitos naturais” para ver se eles poderiam ser a causa do atual aquecimento da Terra. A resposta foi não. De acordo com fatores naturais, a Terra deveria estar esfriando neste momento, muito gradualmente. Em vez disso, está aquecendo rapidamente. Ee as emissões humanas de gases que prendem o calor são inteiramente culpadas.

A queima de combustíveis fósseis é responsável por cerca de três quartos das emissões de gases que retêm o calor das atividades humanas. O quarto restante das emissões são provenientes do desmatamento, da decomposição de resíduos orgânicos e da agricultura. As florestas ajudam a armazenar carbono, mas o liberam quando são destruídas. Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais a queima de florestas é tão prejudicial.

Os cientistas concordam que a mudança climática é real? 

O campo da ciência do clima remonta a quase 200 anos! Por mais de 150 anos, os cientistas sabem que a mineração de carvão e a queima de combustíveis fósseis produzem gases que retêm o calor. Por mais de 120 anos, eles foram capazes de calcular exatamente quanto a Terra aqueceria se os humanos aumentassem artificialmente os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

E já se passaram mais de 55 anos desde que os cientistas dos EUA alertaram formalmente o presidente Lyndon B. Johnson sobre os perigos da mudança climática.

Hoje, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e a maioria das principais organizações científicas em todo o mundo emitiram declarações oficiais reconhecendo a realidade e os riscos impostos pelas mudanças climáticas causadas pelo homem.

Milhares de cientistas em todo o mundo estão de acordo sobre a realidade de um planeta em aquecimento. Frequentemente ouvimos que 97% dos cientistas do clima concordam que a mudança climática é real e causada pelos seres humanos , mas na realidade esse número está perto de 100%. Como disse recentemente o cientista climático Michael Mann ao “60 Minutes” :

“Há tanto consenso científico sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem quanto sobre a gravidade”.

A confusão pública sobre a realidade da mudança climática foi em grande parte fabricada por interesses e ideólogos da indústria para fabricar dúvidas e prevenir a ação climática. Na verdade, empresas de petróleo e gás como a Exxon passaram décadas realizando campanhas caras para enganar propositalmente o público sobre a realidade da mudança climática.

Quais são os impactos das mudanças climáticas? 

Uma das formas mais imediatas pelas quais a mudança climática afeta as pessoas hoje é por meio de seus impactos nos extremos climáticos. À medida que o mundo esquenta, a mudança climática está jogando os dados do tempo contra nós. Ele está tornando muitos tipos de eventos mais fortes, mais frequentes ou mais intensos.

Muitos dos efeitos que os cientistas há muito previram que resultariam das mudanças climáticas globais estão acontecendo agora, incluindo:

  • Ondas de calor mais intensas e prolongadas , como as recordes que vimos em todo o mundo nos últimos anos, que estão se tornando mais fortes e frequentes.
  • Eventos de precipitação mais intensos, pois tanto a chuva quanto a neve  estão aumentando. Há uma conexão direta com um mundo em aquecimento. O ar mais quente retém mais vapor de água. Portanto, quando uma tempestade chega, há mais vapor de água disponível para a tempestade cair em comparação com 50 ou 100 anos atrás.
  • Secas mais fortes à medida em que as temperaturas mais altas aumentam a evaporação, secando os solos e fortalecendo os sistemas de alta pressão associados à seca. Os sistemas de alta pressão direcionam as tempestades para longe da região e suprimem a convecção que traz a chuva.
  • Incêndios florestais maiores em áreas propensas a incêndios, como o oeste do Canadá e os EUA, e partes da Austrália. Os incêndios estão queimando áreas maiores devido à frequência crescente de condições quentes e secas.
  • Furacões mais fortes, ciclones tropicais e tufões que são sobrecarregados pelo aquecimento dos oceanos, que absorvem mais de 90% do excesso de calor produzido conforme as mudanças climáticas aquecem a Terra. As tempestades tropicais também estão se intensificando mais rapidamente e se tornando maiores, mais lentas e com mais chuvas em um mundo mais quente.

Por meio da atribuição individual do clima , os cientistas agora podem determinar até que ponto a mudança climática tornou um determinado evento mais provável ou mais forte. Por exemplo, a onda de calor siberiana de 2020 que levou a um pico recorde de incêndios florestais em todo o Ártico da Sibéria foi feita pelo menos 600 vezes mais provável por mudanças climáticas causadas pelo homem. E estima-se que quase 40% das chuvas recordes que caíram durante o furacão Harvey em 2017 foi o resultado de mudanças climáticas causadas pelo homem.

Cientistas relataram recentemente a extensão do impacto da mudança climática induzida pelo homem nos incêndios florestais australianos de 2019-2020 , na onda de calor de julho de 2019 na Europa Ocidental e nas inundações em grande escala no sudeste do Texas pela tempestade tropical Imelda.

Por que devemos nos importar?

A civilização humana – nossas cidades, nossa infraestrutura, nossa agricultura e como alocamos nossa água, energia, alimentos e outros recursos – desenvolveu-se durante uma época em que o clima era relativamente estável.

As mudanças climáticas que estamos experimentando são mais rápidas e maiores do que qualquer coisa que os humanos já vivenciaram. E não estamos prontos para isso.

Foto: NOAA/Unsplash

A crise climática afeta a todos nós, quer vivamos nos Estados Unidos ou em Bangladesh. Mas isso não afeta a todos nós da mesma maneira. Nos Estados Unidos, como resultado das desigualdades sistêmicas, as minorias raciais, os indígenas e os pobres costumam sofrer o impacto dos desastres climáticos.

Globalmente, os países mais pobres com emissões de carbono muito baixas são os que mais sofrem com as emissões de carbono dos países ricos, incluindo os EUA.

De acordo com um relatório recente da Oxfam America, os 10% mais ricos do mundo produzem mais da metade das emissões de carbono do mundo, enquanto a metade dos mais pobres são responsáveis ​​por apenas 7% das emissões.

A mudança climática é um multiplicador de ameaças, como os militares dos EUA a chamam, que afeta tudo – de nossa saúde a nossa economia e nossa infraestrutura – e piora problemas existentes. Aumenta o risco de crise e conflito, especialmente nas regiões pobres, instáveis ​​e desesperadas do mundo.

O Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertou que uma das principais ameaças aos humanos como resultado das mudanças climáticas é a insegurança alimentar – especialmente no hemisfério Sul, onde as pessoas dependem da agricultura em pequena escala para se alimentar e são mais vulneráveis a secas, inundações e condições meteorológicas extremas.

A Organização Mundial da Saúde estimou que, nos 20 anos após 2030, a mudança climática causará “aproximadamente 250.000 mortes adicionais por ano, por desnutrição, malária, diarreia e estresse por calor”.

O ônus financeiro de um clima em mudança também é real. Nos Estados Unidos, desastres que custaram mais de US $ 100 bilhões em danos afetaram o país desde a década de 2010.

Das quatro décadas desde que a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional começou a rastrear essas informações, a década de 2010 foi responsável por quase metade do número total de desastres e custos, mesmo após o ajuste pela inflação.

pastedGraphic_3.png

Desastres climáticos e climáticos de 1980-2019 bilhões de dólares (ajustados ao CPI) Fonte: Climate Central

É muito tarde para mudar de rumo?

Sim e não! Em primeiro lugar, as más notícias: mesmo se houvesse um interruptor mágico que pudéssemos acionar hoje para desligar todo o nosso carvão, óleo e gás imediatamente, ainda veríamos algum aquecimento do que já colocamos na atmosfera.

Mas, assim como quando um médico nos diz que nossas artérias não estão com boa aparência e que precisamos fazer algumas mudanças imediatas no estilo de vida, não é tarde para mudar.

Quanto mais rápido substituirmos nossas maneiras antigas e sujas de obter energia por fontes novas e limpas, como a solar e a eólica, menos mudanças de temperatura veremos e menor o risco de consequências sérias para todos nós.

Foto: Callum Shaw/Unsplash

Embora não seja tarde demais para agir, a janela de oportunidade está se fechando rapidamente. Em 2015, os líderes mundiais assinaram o Acordo de Paris, que os comprometeu a evitar que o planeta esquente mais de 1,5 ou 2 graus Celsius acima das médias pré-industriais.

Mesmo com 1,5 grau Celsius de aquecimento, ainda veremos impactos significativos das mudanças climáticas, mas eles serão muito menos severos do que se continuarmos emitindo gases que retêm o calor.

Então, como os países estão cumprindo suas promessas de 2015? Em 2020, o Climate Action Tracker analisou as novas promessas climáticas da China e de outras nações, incluindo planos de carbono propostos pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden. Se cumpridos, esses compromissos significariam que o aumento da temperatura global poderia ser mantido em 2,1 ° C até o final deste século.

Embora seja mais alto do que a meta do Acordo de Paris de 1,5 a 2ºC, é uma grande melhoria em relação às estimativas anteriores que indicavam até 3ºC de aquecimento, com impactos desastrosos.

O que podemos fazer sobre isso? 

Uma das coisas mais importantes que nós, como indivíduos, podemos fazer é falar sobre como as mudanças climáticas nos afetam e quais são as soluções reais – soluções positivas, benéficas e viáveis.

De acordo com o Programa de Comunicação Climática de Yale, apenas um terço das pessoas nos Estados Unidos ouve alguém falar sobre mudança climática, mesmo que ocasionalmente.

E enquanto quase 80% das pessoas estão interessadas em ouvir sobre as mudanças climáticas nas notícias, apenas 25% dizem que ouvem sobre o aquecimento global na mídia pelo menos uma vez por semana. Isso é uma diferença de mais de 50% entre o que as pessoas desejam e o que obtêm.

As  redações têm muitas oportunidades. As pessoas querem ouvir histórias de pessoas reais que estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas e que estão fazendo escolhas na vida real hoje que economizam dinheiro, melhoram nossa saúde, aumentam nossa independência energética, criam empregos locais e ajudam outras pessoas.

Precisamos saber sobre as escolhas que juntos tornam nossas vidas melhores do que são hoje, não piores.

Em geral, precisamos de soluções climáticas que:

  • Gerem energia de fontes limpas que não produzam dióxido de carbono e outros gases que retêm calor. Os combustíveis fósseis têm ajudado nossas sociedades a fazer um grande progresso, mas eles nos levam mais longe por nossa conta e risco. Felizmente, temos maneiras melhores, mais limpas e mais baratas de obter a energia de que precisamos no futuro, conforme observado no Rewiring America , um manual para vencer a luta pelo clima.
  • Reduzam as emissões de gases de retenção de calor de outros setores importantes, como agricultura, mudança no uso da terra, processos industriais, transporte e tratamento de águas residuais.
  • Ajudem-nos a usar nossos recursos de forma mais eficiente , por exemplo, reduzindo o desperdício de dispositivos sempre ligados, mas inativos, que consomem US $ 19 bilhões em eletricidade nas residências dos EUA, o equivalente à produção de 50 grandes usinas de energia, e cortando o desperdício de alimentos ( um terço de todos os alimentos cultivados em todo o mundo são desperdiçados). Um estudo de 2019 estimou que os EUA poderiam cortar suas emissões de carbono pela metade apenas com a eficiência.
  • Retirem da atmosfera parte do dióxido de carbono que produzimos e coloque-o no solo , onde ajuda a restaurar a terra, ou transformá-lo em combustível , pedra ou outros produtos úteis.

Quanto a como implementar essas soluções, a resposta é simples: em todos os níveis. Isso inclui:

  • Soluções nacionais e internacionais , como os recentes compromissos de grandes países poluidores e empresas multinacionais para atingir emissões “zero” até 2050 – o que significa que as emissões de gases de efeito estufa lançadas na atmosfera são equilibradas ou compensadas por uma quantidade igual de emissões que são removidas. Isso tornaria os objetivos do Acordo de Paris alcancáveis (desde que as promessas sejam cumpridas).
  • Soluções regionais implementadas em uma empresa, uma indústria, uma cidade, um estado ou uma província , ou seja, tudo. Desde o gigante do varejo Walmart – que visa 50% de energia limpa até 2025 e lidera um esforço para cortar um gigaton de carbono do fornecimento mundial rede – até Houston%