A entrevista de Meghan Markle e do príncipe Harry à apresentadora americana Oprah Winfrey continua causando estragos na mídia. A ex-diretora editorial do Sunday Times, Eleanor Mills, uma das mais renomadas jornalistas britânicas, deixou o conselho da Sociedade de Editores do Reino Unido (SoE) no dia 26/3. Saiu atirando contra os colegas que fazem parte da entidade por discordar da falta de posição em relação a acusações de racismo na mídia.

A discórdia foi causada pela criticada manifestação de Ian Murray, então diretor da SoE, que reúne os principais editores do país. No dia seguinte à entrevista, ele emitiu uma nota negando haver racismo na imprensa do país, como acusaram Harry e Meghan na entrevista veiculada na rede CBS. A reação foi tão negativa que Murray teve que deixar o posto dois dias depois

Um grupo de jornalistas integrantes de minorias publicou uma carta aberta criticando o que chamou de atitude negacionista da indústria de mídia, com enorme repercussão

Mas entregar a cabeça de Murray não foi suficiente para a Sociedade dos Editores. Na nota em que anunciou seu desligamento da entidade, Mills disse que não tinha renunciado antes porque membros do conselho garantiram que uma declaração posterior seria emitida revertendo a posição de Murray sobre ausência de racismo na mídia, o que até hoje não ocorreu. E por isso, afirma ter perdido a confiança na SoE .

Foto: Perfil MuckRack

“Ao contrário de muitos membros do conselho, não tenho laços institucionais que me impeçam de renunciar por questões de princípio. 

Não se trata de acusar indivíduos de racismo, mas apenas de observar que a falta de uma perspectiva mais ampla e de representação de pontos de vista não brancos pode resultar em uma cobertura injustamente inclinada.”

Mills acha que “a crônica falta de diversidade nas redações dos jornais britânicos e a falta de representação dos grupos BAME (negros, asáticos e integrantes de minorias étnicas) nas tomadas de decisão configuram racismo estrutural na mídia do país. 

“A maioria dos jornais do Reino Unido tem nenhum ou quase nenhum editor ou repórter BAME (negros, asiáticos ou muçulmanos) em sua equipe. Para que a mídia cumpra seu dever em uma democracia de informar o público de forma justa, isso tem que mudar.

Apresentador deixa ITV pelo motivo oposto

Outro jornalista que acabou deixando o cargo também em consequência da entrevista foi o apresentador Piers Morgan, da ITV, um dos mais famosos (e controversos) do país.

Mas o caso dele foi por não concordar com o que foi dito na entrevista: ele colocou em dúvida a veracidade da revelação feita por Meghan de que teria tido pensamentos suicidas.  Foi confrontado no ar por um colega de bancada do programa Good Morning Britain, saiu do estúdio abruptamente e recusou-se a pedir desculpas . 

Leia mais sobre o que disseram Harry e Meghan sobre a imprensa e as reações aos ataques do casal e o vídeo mostrando o momento em que Piers Morgan deixa o estúdio.