Uma foto de Khloe Kardashian de biquíni acabou ultrapassando as fronteiras das fofocas envolvendo celebridades. O que começou como a renegação de uma foto e um grande debate envolvendo os direitos de quem publica e quem compartilha essas imagens, terminou com a aceitação da foto polêmica e das imperfeições do próprio corpo.

O caso tomou proporções globais porque a personagem em questão é uma das pessoas mais acompanhadas do planeta, com 136 milhões de seguidores no Instagram.

A polêmica teve início com a publicação de uma foto de Khloe, estrela do reality show “Keeping Up With the Kardashians”, em seu perfil oficial na segunda-feira. Usando um biquíni com estampa de leopardo à beira de uma piscina, Khloe não estava, digamos, na melhor forma como costuma se apresentar. Sem filtros e sem photoshop, era a imagem da real Khloe, que poucos fora de seu círculo íntimo conseguem ver.

Logo depois da publicação, a foto dela viralizou na internet. A própria equipe que fizera a publicação passou a tentar retirar a imagem das redes sociais, com ameaças de processo por violação de direitos autorais.

Num comunicado, a diretora de marketing da KKW Brands, Tracy Romulus, disse que apesar de a imagem ser “linda”, era direito do proprietário dos direitos autorais exigir a retirada. E que no caso em questão a publicação teria sido feita por engano por um assistente da equipe que não tinha a devida permissão.

O caso gerou um debate importante. Quem teve acesso às fotos sem utilizar qualquer meio ilegal, poderia ser forçado a apagá-las e até mesmo ser processado?

Em uma entrevista à BBC, Elizabeth Ward, advogada especializada em propriedade intelectual, disse que os esforços para remover a foto serviriam apenas para chamar mais atenção para ela. E que tentar conter sua disseminação seria equivalente a tentar colocar de volta a pasta de dentes dentro do tubo. 

Ela observou que do ponto de vista legal, o debate é sobre quem tirou a fotografia: “O primeiro proprietário dos direitos autorais é normalmente o fotógrafo”. E levantou outro aspecto importante: as imagens idealizadas. 

“Elas não são naturais, são todas photoshopadas, e os adolescentes sabem disso. Mas as imagens aparecem diante deles todos os dias, e isso deve ter um efeito”.

Khloe resolve assumir foto e o próprio corpo

Dias depois da polêmica, Khloe, de 36 anos, rompeu o silêncio que vinha mantendo sobre o caso e tentou virar o jogo a seu favor, associando a história a uma causa positiva: a aceitação do próprio corpo.

Numa postagem longa nessa quarta-feira (7/4), ela incluiu um vídeo filmado num banheiro, vestindo nada além de uma calcinha de biquíni, enquanto pulava e segurava seus seios. 

“Sim, fiz uma live para mostrar a vocês que tudo isso não é photoshopado.”

 

Khloe abordou a aceitação da imagem corporal e disse que adora “um bom filtro, uma boa iluminação e uma edição aqui e ali”. Comparou esses recursos a usar maquiagem ou saltos altos. E acrescentou que isso é exatamente o que continuará “a fazer assumidamente”:

“Ei, pessoal, esta sou eu e meu corpo sem retoques e sem filtros. A foto que foi postada esta semana é linda.

Mas sendo eu uma pessoa que lutou com a imagem corporal durante toda a vida, quando alguém compartilha com o mundo uma foto sua que não seja lisonjeira, com iluminação ruim ou sem capturar seu corpo do jeito que você se esforçou tanto para alcançar, você deve ter todo o direito de pedir que não seja compartilhada − independentemente de quem você seja.”

Ela conclui dizendo que sua família e amigos lhe dizem diariamente que ela é bonita, mas que isso só conta se a pessoa se sentir assim por dentro:

“Percebi que não podemos continuar a viver a vida tentando nos encaixar no molde perfeito do que os outros estabeleceram para nós.

Para aqueles que sentem a pressão constante de nunca se sentirem perfeitos o suficiente, quero que saibam que eu os vejo e entendo. Apenas seja você e certifique-se de que seu coração esteja feliz.”

O post teve mais de 3 milhões de curtidas, mas as reações não foram unânimes. Um dos seguidores disse que os fãs normais são ignorados pela estrela quando dão sua opinião honesta:

“Klhoe, este post transmite insegurança mais do que qualquer outra coisa. Irônico.”

Outra foto “imperfeita” em fevereiro

Um caso parecido envolvendo a estrela de reality show tinha acontecido em fevereiro. Na ocasião, foi postada uma foto de Khloe Kardashian em close que mostrava marcas de celulite enquanto ela posava com um biquíni de sua linha de moda.

A diferença é que sua equipe não tentou retirar a foto da internet e não ameaçou processar ninguém, não gerando tanta reação. O caso morreu com um simples comentário da fotografada:

“Amo minhas estrias.”