O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competiรงรฃo de jornalismo visual do mundo, promovida pela World Press Photo desde 1955.
Lalo de Almeida ganhou o primeiro lugar na categoria Sรฉrie Meio Ambiente com sua reportagem Pantanal em Chamas, produzida para a Folha de S.Paulo no ano passado.
Os resultados das categorias especiais foram revelados hoje (15/4) em Amsterdam. A Foto do Ano, de autoria do dinamarquรชs Mads Nissen, รฉ um registro da Covid-19 feito no Brasil.
Uma triste realidade
A sรฉrie de Lalo de Almeida retrata uma triste realidade que vem castigando a imagem do Brasil no exterior ao longo do ano inteiro. Os incรชndios no Pantanal e as queimadas na Amazรดnia tรชm sido extensivamente cobertos pelos mais importantes veรญculos de imprensa globais.
Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida
A jurada Pilar de Oliveira, fotรณgrafa da Reuters, assim descreveu o trabalho:
“Essa รฉ a sรฉrie de incรชndios que mais me impactou. Cada foto nos mostra uma triste situaรงรฃo de devastaรงรฃo sem perder o sentido estรฉtico. Esta sรฉrie de fotos foi editada com perfeiรงรฃo. Nรฃo sinto que preciso ver mais e tambรฉm nรฃo sinto que estou vendo muito.โ
Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida
Animais carbonizados e grandes รกreas devastadas foram o resultado de um dos piores incรชndios em dรฉcadas na regiรฃo.
Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida
Nessa imagem, um voluntรกrio busca focos de fogo sob uma ponte de madeira.
Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida
Estima-se que entre 140 e 160 mil quilรดmetros quadrados foram destruรญdos pelo fogo.
Pantanal Ablaze – Lalo de Almeida
Segunda conquista de Lalo no World Press Photo Award
Esta nรฃo รฉ a primeira vez que Lalo de Almeida รฉ reconhecido com um prรชmio da World Press Photo Award. Em 2017 ele venceu na categoria Questรตes Contemporรขneas, com reportagem sobre vรญtimas do Zika vรญrus.
Com o vรญdeo produzido sobre o tema, naquele ano ele ganhou tambรฉm o POY Latam, a principal competiรงรฃo de jornalismo visual da Amรฉrica Latina, na categoria de vรญdeos curtos.
Em janeiro de 2021, Lalo voltou a ser premiado no POY Latam, sรณ que desta vez pelo seu trabalho em fotografia. Arrebatou o primeiro prรชmio, tornando-se o Fotรณgrafo Ibero Americano do Ano.
Lalo tem tambรฉm no currรญculo um Prรชmio Esso por equipe. Foi ganho em 2015, com o o trabalho Lรญquido e incerto โ o futuro dos recursos hรญdricos no Brasil, publicado pela Folha de S.Paulo e posteriormente convertido em documentรกrio.
Em 2019, seu projeto โAmazonian Dystopiaโ foi finalista no Eugene Smith Grant na categoria Humanistic Photography.
Inรญcio na cobertura policial
Com 51 anos, Lalo comeรงou a fotografar profissionalmente em 1991, depois de ter estudado Fotografia no Istituto Europeo di Design em Milรฃo. Em estrevista ao Portal dos Jornalistas, ele relembrou o inรญcio da paixรฃo pela fotografia:
โNo comeรงo minha ideia era fazer fotografia de natureza, mas logo consegui um emprego em uma pequena agรชncia de fotojornalismo e me apaixonei pela coisa. Comecei cobrindo a crรดnica policial de Milรฃo e depois de dois anos fiz algumas coberturas internacionais como as guerras na Bรณsnia e na Croรกcia.”
Vรกrios projetos premiados
Em 1993 Lalo voltou para o Brasil, trabalhando por pouco tempo no Estadรฃo e na Veja, atรฉ chegar ร Folha, onde permaneceu por 25 anos. Paralelamente ao trabalho na รกrea jornalรญstica, desenvolveu trabalhos de fotografia documental como o projeto premiado โO Homem e a Terraโ, sobre as populaรงรตes tradicionais brasileiras e sua relaรงรฃo com o meio ambiente.
A partir de 2010, Lalo comeรงou a produzir vรญdeos curtos que foram internacionalmente premiados, entre eles โUm Mundo de Murosโ e โCrise do Climaโ.
Em 2012, ganhou o XII Prรชmio Marc Ferrez da Fundaรงรฃo Nacional das Artes pelo trabalho sobre os impactos sociais causados pela construรงรฃo da usina de Belo Monte no rio Xingu.
O tema gerou o projeto multimรญdia โA Batalha de Belo Monteโ, que ganhou vรกrios prรชmios nacionais e internacionais, entre eles o da Sociedad Interamericana de Prensa.
Atualmente, alรฉm de colaborar regularmente nas รกreas de fotografia, vรญdeo e multimรญdia com o jornal Folha de S. Paulo, fotografa para o The New York Times, desenvolvendo trabalhos para o jornal norte-americano no Brasil.
O concurso
A World Press Photo Foudation premia o melhor jornalismo visual em oito categorias: Temas Contemporรขneos, Meio Ambiente, Notรญcias gerais, Projetos de longo prazo, Natureza, Retratos, Esportes e Spot News. Este ano foram inscritos 74.470 trabalhos de 4.315 fotรณgrafos.
Alรฉm da conquista de Lalo em Meio Ambiente, o Brasil estรก representado indiretamente no World Press Photo Award como local onde foi produzida a imagem escolhida como Melhor Foto em Notรญcias Gerais. โO primeiro abraรงoโ, do dinamarquรชs Mads Nissen, retrata uma cena no Lar Viva Bem, em Sรฃo Paulo.
Sobre essa foto, o jurado Ahmed Najm disse:
โร uma das raras fotos positivas sobre a COVID-19. ร uma cena simbรณlica, transmitindo o esforรงo que os trabalhadores da linha de frente fizeram e as dificuldades por que passaram. O fotรณgrafo estava no lugar certo na hora certaโ.
Considerando todas as fotos e as reportagens ganhadoras em todas as categorias, foram premiados 45 fotรณgrafos, dos quais 35 pela primeira vez, de 28 paรญses. Dentre os premiados, ainda serรฃo escolhidos a Foto do Ano e a Reportagem do Ano, cujos autores receberรฃo um prรชmio de 5 mil euros cada um.
Confira os vencedores de todas as categorias.
Meio Ambiente
A categoria premia uma foto e uma reportagem que documentam o impacto humano, positivo ou negativo, sobre o meio ambiente. Alรฉm da reportagem de Lalo, foi premiada tambรฉm a foto do norte-americano Ralph Place.
Foto vencedora: California Sea Lion Plays with Mask – Ralph Place (EUA)
De acordo com um relatรณrio da BBC, cerca de 129 bilhรตes de mรกscaras e 65 bilhรตes de luvas descartรกveis estรฃo sendo usadas a cada mรชs na pandemia.
Na foto, um leรฃo-marinho nada em direรงรฃo a uma mรกscara facial descartada em Breakwater, local de mergulho de Monterey. O fotรณgrafo submarino e ambiental Ralph Place consegue evocar ao mesmo tempo o perigo da doenรงa para o homem e o do lixo dela decorrente para os animais. Sobre a imagem, a jurada Kathy Moran, vice-diretora de Fotografia da National Geographic, disse:
โEu amo a natureza dupla desta fotografia. ร primeira vista, parece um curioso leรฃo-marinho investigando o lixo. Mas a mรกscara descartada transformou a foto em um momento COVID, lembrando que mesmo debaixo dโรกgua, nรฃo podemos escapar da pandemia.”
Questรตes Contemporรขneas
Nessa categoria รฉ premiada uma foto e uma reportagem que documentam questรตes culturais, polรญticas ou sociais que afetam indivรญduos ou sociedades.
Foto vencedora: “Yemen: Hunger, Another War Wound” – Pablo Tosco (Argentina)
O trabalho de Pablo Tosco fala de excluรญdos e reflete a desigualdade e as tragรฉdias resultantes de migraรงรตes e deslocamentos.
Nessa foto, Fรกtima e um de seus nove filhos preparam uma rede de pesca na costa do Iรชmen para garantir o sustento da famรญlia. Sobre a imagem, a presidente do jรบri Nayan Tara Gurung Kakshapati disse:
โEsta fotografia de Fรกtima e de seu filho pescando ficarรก comigo como uma imagem poderosa de resiliรชncia.โ
Reportagem vencedora: โSakhawood” – Alexey Vasilyev (Rรบssia)
O documentarista russo Alexey Vasilyev acompanhou vรกrias gravaรงรตes de filmes na repรบblica russa de Sakha, no extremo leste do paรญs. Mesmo sendo pequena, a indรบstria cinematogrรกfica local foi apelidada de “Sakhawood”.
A arte รฉ uma forma de mostrar e preservar a cultura e as tradiรงรตes de Sakha. Sobre o trabalho, o jurado Kevin Lee disse:
โQuando vocรช conta uma histรณria, seja em imagens ou palavras, vocรช estรก essencialmente criando um mundo para envolver e sustentar nosso interesse e crenรงa nesse mundo, de forma consistente e com ritmo, ao longo de toda a sequรชncia. O fotรณgrafo fez isso muito bem โ encontro-me experimentando a atmosfera, os cheiros, os sons e as conversas dos fotografados.โ
Notรญcias Gerais
A categoria premia uma foto e uma reportagem relatando tรณpicos de notรญcias e suas consequรชncias. Alรฉm da foto โO primeiro abraรงoโ, do dinamarquรชs Mads Nissen, foi premiada a reportagem do russo Valery Melnikov.
Reportagem vencedora: “Lost Paradise” – Valery Melnikov (Rรบssia)
O trabalho trata do conflito entre armรชnios e azerbaijanos na disputada regiรฃo de Nagorno-Karabakh.
Apรณs o acordo de paz de novembro de 2020, os armรชnios perderam seu paraรญso e tiveram que deixar a รกrea, que passou ao controle do Azerbaijรฃo. Sobre a reportagem, o jurado Gurung Kakshapati disse:
โA sรฉrie captura os conflitos mais recentes ocorridos em Nagorno-Karabakh. ร uma das representaรงรตes mais humanas de guerra que jรก vi. Ela realmente dรก a vocรช uma noรงรฃo de como รฉ a vida diรกria e como รฉ a perda diรกria, de maneira silenciosa, de maneiras que estรฃo longe dos olhos do mundoโ.
Projetos de Longo Prazo
A categoria premia um projeto fotogrรกfico centrado em um รบnico tema executado ao longo de pelo menos trรชs anos diferentes.
Reportagem vencedora: โHabibiโ – Antonio Faccilongo (Itรกlia)
Habibi, que significa “meu amor” em รกrabe, narra histรณrias de amor tendo como pano de fundo o conflito entre israelenses e palestinos. As imagens mostram o impacto do conflito nas famรญlias palestinas e as dificuldades que enfrentam.
A foto superior mostra Iman Nafi, esposa de Al-Barghouthi, que cumpre prisรฃo perpรฉtua. Ele jรก passou mais de 40 anos na prisรฃo e รฉ o prisioneiro palestino mais antigo nas prisรตes israelenses. Para visitar um prisioneiro, os familiares viajam por vรกrias horas para ver os presos por 45 minutos atravรฉs de uma divisรณria transparente e falar com eles por telefone.
As visitas conjugais sรฃo negadas e o contato fรญsico รฉ proibido, exceto para crianรงas menores de dez anos, que tรชm dez minutos no final para abraรงar seus pais. Desde o inรญcio dos anos 2000, presos palestinos passaram a contrabandear seu sรชmen da prisรฃo, escondido em presentes para seus filhos. O sรชmen รฉ enviado dentro de tubos de canetas, embalagens plรกsticas de doces ou barras de chocolate.
As fotografias da reportagem retratam os sacrifรญcios enfrentados pelas mulheres palestinas para superar essa situaรงรฃo, incluindo os procedimentos de fertilizaรงรฃo in-vitro. Em fevereiro de 2021, o Middle East Monitor relatou o nascimento do 96ยบ bebรช palestino nascido com sรชmen contrabandeado das prisรตes israelenses. Sobre o trabalho, o jurado Ahmed Najm disse:
โA perspectiva fotojornalรญstica, juntamente com a singularidade da histรณria, criaram uma obra-prima. Esta รฉ uma narrativa da luta humana no sรฉculo 21: uma histรณria sobre aquelas vozes nรฃo ouvidas que podem alcanรงar o mundo se nรณs do jรบri agirmos como um meio. Mostra o outro lado de um dos mais longos conflitos contemporรขneos, entre Israel e Palestinaโ.
Natureza
A categoria uma foto e uma reportagem que mostrem a flora, a fauna e as paisagens em seu estado natural.
Foto vencedora: “Rescue of Giraffes from Flooding Island – Ami Vitale (EUA)
A imagem do fotรณgrafo, escritor e cineasta Ami Vitale mostra uma girafa sendo transportada para um local seguro em uma barcaรงa de uma ilha inundada de Longicharo, no Lago Baringo, no oeste do Quรชnia. Sobre a foto, o jurado Kevin Lee disse:
โComo o restante da natureza, a girafa รฉ cheia de majestade, mas tambรฉm de vulnerabilidade, como ilustrado lindamente nesse flagrante.โ
Reportagem vencedora: โPandemic Pigeons โ A love storyโ – Jasper Doest (Holanda)
No meio da pandemia, a famรญlia do fotรณgrafo holรขndes Jasper Doest, morador de Vlaardingen, recebeu visitas regulares de um par de ponbos, que foram batizados de Ollie e Dollie.
A curiosidade e o destemor demonstrados pelos pรกssaros enquanto passeavam dentro de casa chamaram a atenรงรฃo de Jasper. Sobre a sรฉrie, a jurada Kathy Moran enfatizou como um olhar mais observador pode resultar em boas imagens:
โO que faz um fotรณgrafo de vida selvagem preso em casa por causa da COVID-19? Ele documentou a natureza fora โ e ocasionalmente dentro โ de sua casa. ร um lembrete encantador de que a vida selvagem estรก ao nosso redor. Nรณs apenas temos que abrir nossos olhos e nossas portas.โ
Retratos
A categoria premia uma foto e uma reportagem sobre o tema.
Foto vencedora: “The Transition: Ignat” – Oleg Ponomarev (Rรบssia)
No flagrante de 23 de abril do ano passado, Ignat, transgรชnero, aparece abraรงado por sua namorada Maria, em seu apartamento em Sรฃo Petersburgo, na Rรบssia, onde as pessoas LGBT+ sรฃo extremamente discriminadas.
Uma emenda ร Constituiรงรฃo russa, feita em julho de 2020, estipula que o casamento รฉ uma uniรฃo entre um homem e uma mulher, sem outras opรงรตes possรญveis. Sobre a imagem, o jurado Andrei Polikanov disse:
โAs primeiras impressรตes que tive quando vi esta fotografia foram de dignidade e amor. Ignat, o homem transgรชnero da foto, passou por um inferno ao longo de seus anos de escola, sendo vรญtima de insultos e humilhaรงรตes.
Sua vida tem sido uma luta por um direito bรกsico: o direito de existir. Apesar de tudo, Ignat preservou a dignidade e o amor. Mas, ao mesmo tempo, ele nรฃo tem certeza do que esperar das pessoas, e hรก uma expressรฃo em seus olhos que diz: โPosso confiar em vocรช? Vocรช vai me machucar?โ
Reportagem vencedora: โTheAmerigunsโ – Gabriele Galimberti (Itรกlia)
Torrel Jasper, tambรฉm conhecido como Black Rambo, tornou-se uma estrela do Instagram ao exibir suas armas. Na foto superior, ele se exibe ao lado de uma piscina para o fotรณgrafo italiano Gabriele Galimberti, que em sua reportagem mostra diferentes proprietรกrios de armas de fogo nos Estados Unidos.
Esportes
A categoria premia uma foto e uma reportagem que capturem esportes individuais ou coletivos.
Foto vencedora: “Log Pile Bouldering” – Adam Pretty (Austrรกlia)
O fotรณgrafo esportivo australiano Adam Pretty capturou o alpinista durante um treinamento de escalada em Kochel am See, na Bavรกria.
O esportista parece flutuar em uma pilha de troncos de madeira. Em Munique, as academias de escalada e ginรกsios foram fechados devido ร pandemia, forรงando os atletas a usarem a criatividade em seus mรฉtodos de treinamento. Sobre o flagrante, o jurado Kevin Lee disse:
โUma grande imagem de aรงรฃo esportiva que define o ano da COVID-19 e o espรญrito do homem para sobreviver, competir e se destacar alรฉm das probabilidades e limites.โ
Reportagem vencedora: “Those Who Stay Will Be Champions”- Chris Donovan (Canadรก)
A reportagem tem como tema o time de basquete Flint Jaguars e sua luta para sobreviver, que รฉ a mesma da cidade que representa. Flint, no Michigan, รฉ o berรงo da General Motors, e sofre os efeitos da emigraรงรฃo, causada pelo declรญnio de sua indรบstria automotiva.
O basquete รฉ parte integrante da cultura de Flint. Por dรฉcadas, quatro times do ensino mรฉdio lutaram como rivais ferozes. Sobrou apenas uma escola secundรกria e os Flint Jaguars resultaram da fusรฃo em 2017 das equipes das duas รบltimas escolas.
Em 2020, os Flint lutaram para reverter o que atรฉ entรฃo era uma histรณria quase sem vitรณrias. Em marรงo, eles estavam preparados para chegar ร s finais da divisรฃo, tendo vencido mais jogos no ano passado do que nos trรชs anos anteriores combinados.
O play-offdeles terminou prematuramente quando a Covid-19 forรงou o cancelamento da temporada. Mas eles persistem. Os que ficarem serรฃo campeรตes. Sobre o trabalho, o jurado Kevin Lee disse:
โEsta sรฉrie รฉ lindamente produzida em quadros em preto e branco e maravilhosamente editada. O que eu tambรฉm gosto nela รฉ que dรก uma outra visรฃo da vida dos negros na Amรฉrica, alรฉm dos protestos e do movimento Black Lives Matterโ.
Notรญcias de รบltima hora
A categoria premia uma foto e uma reportagem que testemunhem flagrantes de notรญcias ou de eventos.
Foto vencedora: “Emancipation Memorial Debate” – Evelyn Hockstein (Estados Unidos)
Na foto de Evelyn Hockstein para o The Washington Post, a estรกtua de Lincoln ao fundo รฉ a chave da questรฃo. Anais, como os demais ativistas do Black Lives Matter presentes no protesto, quer a remoรงรฃo do Memorial da Emancipaรงรฃo, em Washington.
Durante a manifestaรงรฃo em 25 de junho de 2020, ela รฉ confrontada por um homem branco. A estรกtua de Lincoln segura a Proclamaรงรฃo da aboliรงรฃo, tendo um homem negro ajoelhado a seus pรฉs vestido com uma tanga.
Os crรญticos argumentam que o memorial รฉ humilhante na sua representaรงรฃo dos negros. Os defensores dizem que a remoรงรฃo representa um apagamento da histรณria. Sobre a foto, Mulugeta Ayene, membro do jรบri, disse:
โVocรช pode sentir a dor dela e compreender suas emoรงรตes. Do lado dela, o homem discutindo. E temos a estรกtua ao fundo. ร muito rato capturar tudo isso para mostrar em uma foto.โ
Reportagem vencedora: “Port Explosion in Beirut” – Lorenzo Tugnoli (Itรกlia)
Na foto superior, um homem ferido caminha desorientado em meio aos escombros no porto de Beirute, enquanto os bombeiros trabalham para apagar os incรชndios nos armazรฉns. Por volta das 18h do dia 4 de agosto de 2020, uma grande explosรฃo, causada por mais de 2.750 toneladas de nitrato de amรดnio, sacudiu a capital do Lรญbano.
A explosรฃo, que registrou 3,3 na escala Richter, danificou ou destruiu cerca de 6 mil edifรญcios, matou pelo menos 190 pessoas, feriu outras 6 mil e desabrigou atรฉ 300 mil. O nitrato de amรดnio veio de um navio que havia sido apreendido em 2012 por nรฃo pagar as taxas devidas ao porto e foi abandonado pelo seu proprietรกrio.
Os funcionรกrios da alfรขndega escreveram aos tribunais libaneses pelo menos seis vezes entre 2014 e 2017, perguntando como se livrar do explosivo. Atรฉ que ocorreu a tragรฉdia, captada pelas lentes do fotรณgrafo italiano Lorenzo Tugnoli. O jurado Gurung Kakshapati fala do impacto que a reportagem causou no jรบri:
โAcho que estas imagens da explosรฃo do Porto de Beirute captam toda a dor da situaรงรฃo. A do homem forte mostra a sua fragilidade profunda neste momento de crise, de uma forma bonita.โ
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