Estamos vivendo em uma emergência climática e precisamos dizer isso
Esta é uma declaração de ciência, não de política. Milhares de cientistas – incluindo James Hansen, o cientista da NASA que colocou o problema na agenda pública em 1988, e David King e Hans Schellnhuber, ex-assessores científicos dos Governos britânico e alemão, respectivamente – disseram que a humanidade enfrenta uma “emergência climática. ”
Por que “emergência”? Porque as palavras são importantes. 
Para preservar um planeta habitável, a humanidade deve agir imediatamente. O fracasso em reduzir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera tornará rotina o calor extremo, as tempestades, os incêndios florestais e o derretimento do gelo que vem acontecendo.  Essa rotina pode “tornar uma parte significativa da Terra inabitável”, alertou o artigo de janeiro da Scientific American
A resposta da mídia à Covid-19 é um modelo útil. Guiados pela ciência, os jornalistas descreveram a pandemia como uma emergência, relataram seus impactos devastadores, confrontaram a desinformação e disseram ao público como se proteger (com máscaras e distanciamento social, por exemplo).
Precisamos do mesmo compromisso com a pauta do clima.