A decisão da BBC de devolver todos os prêmios – incluindo o prestigiado Bafta – recebidos em 1996 em reconhecimento à entrevista da princesa Diana ao programa Panorama e ao repórter Martin Bashir – é a menor das consequências sofridas pela rede depois da publicação do resultado da investigação que só referendou o que já se sabia: o uso de documentos forjados pelo repórter Martin Bashir para convencer a princesa a falar e o acorbertamento da fraude pela direção.

Neste sábado (22), o ex-diretor-geral da emissora na época da entrevista, Tony Hall – ou Lord Hall, pois detém o título honorífico – desligou-se do cargo de Chairman da National Gallery, um dos principais museus britânicos, para onde seguiu depois de deixar a BBC, em agosto passado. E o governo sinalizou que pretende suspender por cinco anos a taxa paga pelas residências, que financia a rede. 

Hall é uma das vítimas, mas não a única, de um escândalo sem precedentes nos 100 anos de existência da emissora pública que é um patrimônio nacional e responsável em grande medida pelo soft power britânico, espalhando pelo mundo a cultura do país.

A BBC nunca viveu uma tempestade tão perfeita como a que se abate sobre ela neste momento. A ironia é que no país conhecido pelos tabloides sensacionalistas, o maior escândalo da atualidade envolvendo más práticas da imprensa veio justamente de onde menos poderia se esperar – do órgão mais sério do país, que dificilmente sairá dele como entrou. 

Nesse enredo, coube a um juiz aposentado da Suprema Corte, Lord Dyson, o papel de carrasco da BBC. Ele conduziu a investigação encomendada pela própria BBC depois de que o caso voltou à pauta em 2020, por ocasião de um documentário do Channel 4 sobre os 25 anos da entrevista. Não foi uma revelação nova, pois a notícia chegou a ser publicada pelo jornal Daily Mail em 1996.

Mas o documentário desenterrou a história e motivou a nova investigação. O relatório resultante, de 127 páginas, recheado de documentos, concluiu que Bashir “enganou” para conseguir a entrevista e que a BBC “ficou aquém dos altos padrões de integridade e transparência que são sua marca registrada”. Dias antes da publicação do documento, provavelmente já antevendo as conclusões, Bashir se desligou da BBC, onde ocupava o cargo de editor de religião, do qual estava licenciado por motivo de saúde. 

O momento não poderia ser pior para a BBC. O relatório de Dyson deu munição aos que querem mudanças profundas na rede, que consome anualmente £ 3,5 bilhões em dinheiro público. A investigação não apenas confirmou que um jornalista sênior usou um designer da própria emissora para falsificar os extratos bancários apresentados a Charles Spencer, irmão de Diana, para convencê-lo de que a princesa estaria sendo espionada.  Além disso, o relatório classifica a primeira investigação promovida na época – que não deu em nada – como “falha e ineficaz”, 

Os planos do governo de suspender a taxa e de criar um conselho de supervisão editorial externo podem prosperar diante do clamor popular e político. Jornais de sábado atribuíram a “fontes do governo” – o que no Reino Unido quer dizer uma confirmação quase oficial – a informação de que há negociações em curso para cortar ou congelar a taxa pelos próximos cinco anos. 

Para complicar, o jornalismo da BBC vai ganhar um novo concorrente em algumas semanas, quando deve entrar no ar uma nova emissora, a GB News. Com o nome ufanista de Great Britain, ela tem entre seus financiadores proeminentes apoiadores do Partido Conservador e está contratando um elenco de estrelas do jornalismo do país. 

A notícia anunciada na manhã de sexta-feira (21/5) de que a Scotland Yard vai examinar o relatório do ex-juiz para ver se há provas que sustentem a abertura de uma investigação é outro revés. Em março, o órgão havia dito que não via elementos para uma investigação, mesmo depois de vários dos fatos que estão no documento já serem públicos, incluindo o crime de falsificação de documentos. Inconformado, o irmão da princesa voltou a  protocolar nesta sexta-feira (21) um novo pedido de abertura de inquérito, a exemplo do que tinha feito em janeiro. 

Questão nacional 

A história virou uma questão nacional. Há dois dias domina a pauta da imprensa e não sai das redes sociais. Parlamentares se manifestaram nesta sexta-feira questionando vários aspectos do caso, inclusive o motivo pelo qual o repórter foi recontratado pela BBC em 2016. 

O escândalo envolve diretamente a família real, levando o príncipe William – segundo na linha de sucessão do trono – a fazer um pronunciamento atípico para os padrões concisos e protocolares da realeza. E envolve diretamente o governo, pois o primeiro-ministro Boris Jonhson não esconde a insatisfação com a BBC, em uma guerra aberta que se agravou depois das eleições gerais de 2019, em que o então candidato atacou frontalmente a cobertura jornalística, acusada por ele de parcial.

Na manhã desta sexta-feira, entrevistas dos secretários nacionais de Justiça e de Mídia, Robert Buckland e Oliver Dowden, pareciam seguir um roteiro combinado, defendendo mudanças severas. Falando à Sky News, Buckland disse que as descobertas “devastadoras” do inquérito sobre as ações “infundadas e erradas” de figuras importantes da BBC obrigam o governo a considerar se a governança da corporação deveria ser reformada.

No meio do dia, Boris Johnson manifestou-se na mesma linha, dizendo-se “muito preocupado” com o conteúdo do relatório, esperando que a rede faça tudo o que estiver ao seu alcance “para garantir que isso nunca mais aconteça”. E que coloque “a casa em ordem”.

As declarações e o clima de condenação fazem prever que são inevitáveis as mudanças na “Uncle Beeb” (Tia Beeb), como a BBC é carinhosamente chamada pelos britânicos. A rede opera por meio de um “royal charter”, uma concessão da monarquia, com ciclos renováveis. Funciona como um contrato com o governo estabelecendo a forma de operação e de financiamento. O ciclo atual termina em 2027, mas pela primeira vez foi introduzida uma revisão na metade do período, que vai acontecer no início de 2022, em um ambiente de pressão total por mudanças, como sugeriu Dowden no Twitter: 

Algumas reformas podem vir até antes. Há um movimento sugerindo que mesmo antes da revisão, a BBC adote mudanças em sua governança. Isso dispensaria o governo de promover essas alterações à força em alguns meses. 

“Minas terrestres” explodem reputações

As minas terrestres, que foram uma das causas abraçadas pela princesa Diana, com imagens de suas visitas a campos minados na África ocupando as manchetes mundiais, parecem estar de volta. O que está acontecendo com a BBC lembra um campo minado, com bombas ocultas que podem explodir décadas depois.

O escândalo atual está explodindo sob os pés de muita gente questionada por sua conduta – ou inação – à época, em uma história que parecia sepultada. Mas assim como no caso das minas, alguém lembrou que a bomba estava lá, calmamente aguardando alguém pisar. 

Martin Bashir (Foto: perfil Wikipedia)

A começar pelo protagonista, Martin Bashir, que foi do céu ao inferno. O jovem repórter que conseguiu o furo do século, uma entrevista com a maior celebridade do planeta revelando a infidelidade do futuro rei e sua “inabilidade” para o posto, virou estrela da BBC. Em 2004 mudou-se para os Estados Unidos para apresentar o Dateline, da ABC, supostamente com um contrato de US$ 1 milhão. Transferiu-se depois para a MSNBC, onde chegou a ter um programa próprio.

Em 2013, saiu da MSNBC por comentários impróprios a respeito da então candidata a vice-presidente Sarah Palin. Protagonizou também um episódio constrangedor em uma convenção de jornalistas asiáticos, com falas preconceituosas. Três anos depois foi acolhido de volta pela BBC, como editor de religião. Nos últimos meses estava afastado por motivo de saúde, mas durante o  período chegou a ser fotografado andando na rua. 

Junto com Bashir outros estão sendo arrastados. Cabeças começam a rolar e medalhões veem seus cargos ou reputações ameaçadas.

Tony Hall, a quem coube a decisão final sobre a inócua investigação de 1996, ascendeu ao mais alto cargo da rede, o de Diretor Geral. Desligara-se em agosto de 2020, dando lugar a Tim Davie. E após a conclusão da nova investigação, está sendo obrigado a deixar a honrosa posição de Chairman da National Gallery, para onde tinha ido.

Tim Suter, um executivo da rede que liderou a investigação sobre a falsificação em 1996, teve que deixar ontem (21) o posto de conselheiro no Ofcom, o órgão regulador das telecomunicações, que vai deliberar sobre o caso.

Sobrou também para James Harding, um dos mais respeitados jornalistas do país, que dirigiu a redação do The Times e fundou há dois anos o Tortoise Media, veículo de “slow news” que se tornou modelo de inovação em jornalismo.

Ele foi chefe de jornalismo da BBC entre 2103 e 2016, ano em que foi responsável pela readmissão de Martin Bashir. Agora está sendo obrigado a explicar porque tomou essa decisão.

Harding diz que não sabia de nada, e que o chefe (Tony Hall) não teve participação na volta de Bashir, assumindo plenamente a responsabilidade. No entanto, pensando numa cadeia de comando normal, é incomum a contratação de uma estrela, certamente com salário alto, não ter sido submetida ao chefe. 

Também é improvável – embora não impossível – que um jornalista bem informado como Harding não tenha ouvido os rumores em torno da falsificação dos extratos bancários, que chegou a ser publicada pelo Daily Mail.

A favor de ambos, cabe lembrar que a investigação de 1996 isentou Bashir de culpa. Portanto, à luz do contexto anterior, o que hoje é classificado de conduta inaceitável não foi visto assim naquele momento. Dessa forma, em tese não havia uma causa objetiva para impedir Harding de trazer uma estrela para o seu elenco. 

O problema é que esse debate trata sobre moral e ética jornalística, e não sobre questões formais ou legais. E não parece ser, como alguns apontam, um revisionismo histórico para julgar sob padrões atuais uma decisão que no passado era aceitável ou não era considerada antiética. Falsificar documentos para enganar uma fonte já era errado – e crime – há 26 anos. Esse é o raio que caiu sobre a BBC. 

As reações de William e de Harry 

É difícil saber o que pode ser mais mortífero para a BBC nesse fogo cruzado em que se encontra. Os dois filhos de Diana lamentaram que a mãe tenha sido enganada. Mas o fizeram de forma diferente. A manifestação do príncipe William parece ser a mais danosa, capaz de comprometer o carinho que o povo tem pela rede que faz parte da vida dos britânicos. 

William foi muito além do padrão da família real de usar notas oficiais concisas para comentar assuntos polêmicos. Segundo na linha de sucessão e com chances concretas de um dia se tornar rei Rei, mesmo assim ele optou pela exposição máxima.

O príncipe leu na quinta-feira diante das câmeras um longo statement, em tom formal lembrando mais um chefe de estado do que um filho. Sua fala tomou conta das redes sociais e das manchetes dos jornais do dia seguinte. E vem sendo reprisada pelas emissoras de TV à exaustão.

A empatia do povo britânico com os filhos da princesa é inquestionável. Ainda que a admiração por Harry tenha caído recentemente depois de ataques à família real, sobretudo entre os mais velhos, segundo pesquisas recentes. O discurso de William, o menino que em 1997  comoveu o país no cortejo fúnebre da mãe, morta em um acidente de carro em Paris causado pela perseguição de fotógrafos de celebridades que fez o motorista perder a direção, foi um golpe no coração da BBC. 

William não mediu palavras ao culpar a direção da emissora. Chegou a dizer que as falhas não apenas decepcionaram sua mãe e sua família, mas também o público.  


“O que mais me entristece é que se a BBC tivesse investigado adequadamente as queixas e preocupações levantadas pela primeira vez em 1995, minha mãe saberia que ela havia sido enganada”, disse ele.

“Ela foi enganada não apenas por um repórter desonesto, mas por líderes da BBC que olharam para o outro lado, em vez de fazer perguntas difíceis.”

“Isso efetivamente estabeleceu uma falsa narrativa que, por mais de um quarto de século, foi comercializada pela BBC e por outros”, disse ele.

William fez um afago ao jornalismo responsável, tentando separar o joio do trigo:  

“Em uma era de fake news, a televisão de interesse público e uma imprensa livre nunca foram tão importantes.”

Já Harry foi mais genérico, e aproveitou para alfinetar a imprensa de forma geral. Afinal, junto com a mulher, Meghan Markle, ele se tornou um adversário da mídia em tempos recentes. Mas suas baterias parecem continuar voltadas para a realeza. No dia em que o escândalo da BBC tomava conta do país, optou por dar uma nova entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey sobre saúde mental. E voltou a desancar a família por não ter dado atenção ao seu estado emocional. 

William quer que a entrevista da mãe não seja mais exibida. A ideia encontrou resistência. Em entrevista ao jornal The Times neste sábado (22), o jornalista Richard Ayre, que já foi diretor editorial da BCC, disse achar que as declarações do filho de Diana foram “exageradas”.  Ele era responsável pela política editorial da BBC na época da entrevista, que considera “completamente fascinante e um documento importante”, embora “horrorizado” pelos métodos empregados para consegui-la. 

A reação da BBC 

Na sequência da publicação do relatório, a BBC iniciou um rosário de desculpas e uma “operação-resgate” de confiança. Enviou cartas à Rainha, aos filhos de Diana, ao irmão da princesa e até ao designer que teve sua vida profissional arruinada. Coube ao diretor-geral, Tim Davie, que assumiu o disputado cargo em setembro de 2020, o ônus de liderar a comunicação com a sociedade e com os envolvidos. 

A emissora divulgou notas oficiais. Colocou no ar na noite de quinta-feira (20) uma edição especial do mesmo programa, o Panorama (que deveria ter ido ao ar na segunda-feira mas foi adiado), em que narra os fatos lamentáveis que envolveram a entrevista. Ed Power, crítico de TV do Daily Telegraph, jornal que publicou antecipadamente o conteúdo do relatório da investigação, classificou o programa de “caminhada final da vergonha”. 

Mas a rede não anunciou mudanças ou punições, pelo menos até agora. 

O único fato concreto foi a devolução dos prêmios que a emissora recebeu depois da entrevista em que Diana cunhou a frase histórica “há três de nós nesse casamento, está um pouco cheio”. O programa teve 23 milhões de espectadores no Reino Unido – sem contar o público que assistiu fora do país e que ainda assiste até hoje. 

Martin Bashir (Foto: perfil Wikipedia)

Devolver os prêmios deve ter doído, pois não foram poucos. O principal foi o BAFTA em 1996 de melhor programa de entrevistas na televisão. Martin Bashir foi premiado como o jornalista do ano e entrevistador do ano nos prêmios Royal Television Society. A entrevista rendeu ainda duas homenagens do Broadcasting Press Guild, incluindo o título de jornalista de TV do ano para o repórter. 

Ao comunicar a devolução, a rede disse “não acreditar que seja aceitável reter esses prêmios por causa da maneira como a entrevista foi obtida. ”

No comunicado, Davie tentou até suavizar um pouco, mas assume a responsabilidade.

“Embora o relatório afirme que Diana, Princesa de Gales, estava entusiasmada com a ideia de uma entrevista com a BBC, é claro que o processo para garantir a entrevista ficou muito aquém do que o público tem o direito de esperar. Nós sentimos muito por isso.”

“Ainda que a BBC de hoje tenha processos e procedimentos significativamente melhores, aqueles que existiam na época deveriam ter evitado que a entrevista fosse conseguida dessa forma. A BBC deveria ter feito um esforço maior para descobrir o que aconteceu na época e ser mais transparente sobre o que sabia. Embora a BBC não possa voltar no tempo depois de um quarto de século, podemos fazer um pedido de desculpas completo e incondicional. A BBC faz isso hoje. ”

A reação de Martin Bashir 

Bashir também reconheceu seu erro de julgamento. Mas não muito. Ele disse: 

“Esta é a segunda vez que coopero de boa vontade com uma investigação de eventos há mais de 25 anos. Pedi desculpas então, e faço-o novamente agora, pelo fato de ter pedido a simulação de extratos bancários.” 

Mas ao mesmo tempo mantém-se firme na posição de que os extratos falsos não foram determinantes para Diana conceder a entrevista. 

“Foi uma coisa estúpida de se fazer e uma ação da qual me arrependo profundamente. Mas eu mantenho totalmente a opinião que apresentei um quarto de século atrás, e novamente mais recentemente.”

As voltas que o mundo dá

Tudo isso é bem diferente do que se falou na época. O relatório do ex-juiz Dyson registra que após a entrevista, o diretor de redação, Tony Hall, enviou uma carta ao repórter agora demonizado elogiando sua “habilidade, sensibilidade e excelente julgamento”. Hall acrescentou que o repórter tinha mudado a forma como a BBC cobre a monarquia. Disso não resta dúvida, mas a história mostrou que não era uma mudança para o bem. 

A reação do designer 

Matt Wiessler, o designer gráfico que primeiro levantou preocupações sobre os documentos falsos usados ​​para garantir a entrevista e que mais tarde foi dispensado pela BBC, vinha se mantendo discreto desde que as questões envolvendo a obtenção da entreivista vieram à tona novamente, em outubro de 2020 após o programa do Channel 4.

Os extratos mostravam supostos pagamentos feitos ao ex-secretário particular de Diana, Patrick Jephson, e a outro ex-membro da família real pelos serviços de segurança. E também pagamentos da Penfolds Consultants e da News International na conta bancária de Alan Waller, um ex-funcionário de Charles Spencer. 

O designer sempre afirmou – e continua afirmando – que fez a manipulação da imagem mas desconhecia o uso a ser feito dela. Foi o único punido em 1996, tendo sido afastado. Na manhã de sexta-feira (21/5) ele deu uma entrevista ao programa Radio 4’s Today, da BBC, e também falou no programa Panorama especial exibido na véspera.

O profissional ironizou a forma como a rede o tratou, dizendo que o pedido de desculpas enviado às 22h da quinta-feira (20), dia da publicação do relatório, foi “um pouco tarde demais “. Criticou Lord Hall (então diretor de jornalismo), que liderou a investigação interna na época que não deu em nada. E reclamou que o então diretor-geral da BBC, Lord Birt, nunca tenha se desculpado pessoalmente com ele. 

Wiessler disse que o  inquérito deveria ter sido realizado em 1996, quando foi o primeiro a dar o alarme. Lamentou estar há 25 anos sendo chamado de  “falsificador e vazador”. E confirmou que seu advogado já está está negociando uma indenização com a BBC.

Em uma matéria no jornal The Times deste sábado (22), ele revelou uma história que parece até roteiro de novela. Em 1995, depois de ter sido afastado, caminhava às margens do rio Tâmisa quando viu um homem se afogando. Mergulhou e conseguiu salvá-lo. Era ninguém menos do que o pai de Martin Bashir, aquele mesmo que arruinara sua vida profissional. Pai e filho estavam brigados na ocasião. 

BBC e Família Real, uma relação conturbada 

A manifestação virulenta dos príncipes Harry e William contra a BBC não é a primeira rusga entre a rede e a família real britânica. Em 2007, a BBC teve que se desculpar depois de revelar um suposto desentendimento entre a rainha Elizabeth II e a fotógrafa americana Anne Leibovitz, em um caso que ficou conhecido como “Queengate”. A história, depois desmentida, era a de que a Rainha teria deixado o local da foto quando Leibovitz pediu que tirasse a coroa. 

Desde então a rede perdeu a preferência incondicional da realeza, com alguns fatos importantes dados à ITV, emissora comercial concorrente. Foi a ela que William e Kate deram a primeira entrevista depois de ficarem noivos. Vários documentários feitos pela família real têm sido exibidos pela ITV, como “A Planet for All”, de William, e “The Princess Royal at 70”, ambos em 2020. 

Este pode ser outra das consequências para a rede. As portas do Palácio de Buckinghan mais fechadas não são algo a desprezar diante do fascínio da população mundial pela realeza. 

Diana foi mesmo enganada? 

Este é um dos temas mais debatidos depois que o relatório foi publicado. Para os filhos, sim. Foi contundente a declaração de William de que os extratos mostrando que Diana estaria sendo vigiada por dois integrantes de seu círculo mais próximo de auxiliares teria aumentado a paranóia de sua mãe e feito com que ela se isolasse ainda mais. 

Mas nem todos concordam com isso. A começar pelo próprio Martin Bashir, que em sua defesa após a entrevista, durante a primeira investigação, usou um bilhete escrito pela princesa afirmando que não tinha sido coagida com o uso de documentos falsificados.

O bilhete é um mistério, pois ficou sumido muito tempo, segundo a BBC. E de fato Diana pode nunca ter visto os extratos, que foram mostrados ao seu irmão, Charles, responsável por intermediar a conversa com Bashir. 

Diana é querida, mas não é uma unanimidade, sobretudo entre jornalistas que cobrem a família real britânica. Eles tendem a ser mais simpáticos ao establishment – ou à “Firma”, como a realeza é apelidada pelo profissionalismo quase empresarial na gestão de sua imagem e de seus negócios. 

Os críticos argumentam que Diana não era ingênua, e sabia usar a imprensa e a opinião pública a seu favor. Em uma entrevista à Sky News na manhã de sexta-feira (21/5), o repórter especializado em cobrir a realeza do jornal Evening Standard, Robert Jobson, lembrou que Diana já tinha manifestado anteriormente a vontade de abrir o jogo sobre a situação que vivia. E que não revelou a entrevista nem para o seu assessor de imprensa, que pediu demissão dias depois.
Por outro lado, o fato de Diana achar que estava sendo vigiada pode ter sido o motivo para não envolver o assessor na entrevista, pois muito provavelmente o Palácio tentaria interferir para impedir. E sendo a BBC uma emissora pública, tais pressões poderiam ser ainda mais fortes. 
Por que só agora?
Enganada ou não, Diana e seu irmão foram expostos a documentos falsificados, e isso é inquestionável. Mas há muitas zonas cinzentas nessa história. Uma delas é: por que somente agora Charles Spencer resolveu cobrar uma investigação, já que em 1996 o jornal tabloide Daily Mail chegara a publicar uma reportagem de capa falando sobre a falsificação?  
Depois de o relatório vir à tona, Spencer revelou que Bashir teria até plantado um aparelho de escuta no Palácio de Buckinghan para reforçar a tese de que Diana era vigiada. É outro fato que ele poderia ter denunciado. 
Também é de se estranhar porque o designer ficou quieto tanto tempo e agora ameaça processar a BBC. Ele poderia ter feito isso antes, já que não tinha mais nada a perder. 

Uma possível explicação seria o respeito que todos têm pela BBC. Mesmo os que souberam da fraude do repórter Martin Bashir na época podem ter preferido se calar a fim de poupar a rede de um escândalo. Ou, mais provavelmente, em virtude da descrença de que algo seria feito, diante do poder da rede e de suas ligações políticas. 

Mas como diz a frase atribuída ao presidente americano Abraham Lincoln, é possível enganar a todos por algum tempo, ou enganar a alguns todo o tempo, mas não dá para enganar a todos o tempo todo.

O que vai ser da BBC?
A situação da BBC não é confortável. A rede vem se debatendo e enfrentando controvérsias sobre seu modelo de negócio, sobre sua contemporaneidade em um mundo de redes sociais e de jovens que nem veem mais TV em casa, e sobre sua imparcialidade. Pesquisas mostram queda de audiência e de pessoas pagando a taxa obrigatória para assistir seus canais. A taxa é devida mesmo para quem assiste via internet, mas com tantas opções de streaming, ela deixou de ser a principal opção. 
O episódio da entrevista de Diana pode ter acelerado mudanças mais drásticas do que seriam esperadas ou palatáveis sem esse problema que vai ser usado como justificativa para uma interferência maior do governo sobre suas atividades.
A revisão prevista para o início de 2022 já estava marcada e acontece periodicamente.  Mas nunca a rede chegou a ela em situação tão vulnerável, sem contar sequer com o apoio pleno da opinião pública. Isso porque um dos pontos mais sensíveis na mesa de negociações é a taxa que as residências britânicas pagam para assistir ao canais da rede, de 159 libras por ano.
A ideia do Governo é eliminar a taxa, e jogar a BBC aos leões, ou seja, ao mercado, concorrendo com outras emissoras e com as plataformas de streaming como Netflix. A notícia de que a taxa deve ser suspensa é um sinal de que o caminho pode ser esse. 
A BBC tem um poderoso braço comercial, que produz séries, documentários e programas vendidos para vários países. Tem estrelas como o ex-jogador de futebol Gary Lineker, maior salário da empresa, cerca de 1,2 milhões de libras por ano. Mas tem também um jornalismo que não é patrocinado, espalhado pelo mundo inteiro, uma operação que não é barata. 
Uma pergunta que se faz agora é sobre o real poder de interferência do governo sobre conteúdo e forma de operação do jornalismo. A supervisão direta cabe ao Ofcom, o órgão regulador de telecomunicações, a quem cabe analisar reclamações e desvios de conduta, podendo multar ou até tirar do ar uma emissora que descumpra as normas. Ele poderia ser o braço para interferência editorial mais direta.
Outra possibilidade que vem sendo debatida é a criação de um conselho de supervisão externo. A ideia foi levantada por Michael Grade, que foi conselheiro da BBC até 2007.  
Em entrevista ao jornal The Guardian, Steven Barnett, professor de comunicação da Universidade de Westminster afirmou que “o governo não pode fazer mudanças que afetem programas individuais, nem a governança em nível micro, mas pode mudar os poderes de órgãos existentes, como o Ofcom, capacitando-o a agir sem esperar por reclamações oficiais”. 
Essas mudanças são difícieis, mas não impossíveis.  Na última renovação do royal chapter, em 2016, o BBC Trust foi dissolvido, colocando fim a 94 anos de autorregulamentação da emissora. 
Aliados na sociedade 
O futuro da BBC não parece ser um passeio no parque. Mas seria muito improvável vê-la desaparecer, ainda que  seu papel icônico e dominante possa acabar  substancialmente reduzido, em uma era em que além de inimigos diretos, ela vive em um ecossistema de mídia muito diferente daquele de 1922, quando começou a transmitir sua programação. 
Só que não vai ser fácil derrubá-la. Muitos setores progressistas defendem a emissora pública com unhas e dentes. 

Nesta quinta-feira (20/5), um elenco de celebridades como o ator Hugh Grant e os escritores Hillary Mantel e Salman Rushdie, que fazem parte do grupo British Broadcasting Challenge, publicou uma carta aberta endereçada ao Secretário Nacional de Mídia, Esportes e Digital, Oliver Dowden. Eles acusam o governo de planejar mudanças drásticas na atual estrutura da BBC de forma secreta e fora das regras estabelecidas para comissões dessa natureza:

“Estamos preocupados que o governo esteja sendo assessorado por um comitê que não foi estabelecido sob as diretrizes do Gabinete de Ministros e que se reúne em segredo, sem registro público de sua agenda, discussões ou recomendações.”

O grupo afirma que “em uma em uma era de desinformação e de politização de notícias e de opiniões, é hora de fortalecer as emissoras de serviço público do país em vez de diminuí-las; impedir “ataques políticos e financeiros míopes” e fornecer uma visão de futuro que permita ao sistema de emissoras públicas crescer “de forma confiável e independente“.

Leia também

MI5 diz que criptografia de ponta a ponta no Instagram e no Messenger é “passe livre a terroristas”