Tem certeza? Essa é a pergunta que o Tinder está passando a fazer para quem usar linguagem inadequada em conversas pelo aplicativo de namoro, com o objetivo de evitar assédio e agressividade entre os membros. O AYS (Are you Sure?) utiliza inteligência artificial para detectar linguagem prejudicial e alerta o remetente sobre o risco de a mensagem ser ofensiva, fazendo-o pensar duas vezes antes de enviar. 

A novidade foi anunciada na semana passada nos Estados Unidos. Segundo a empresa, os testes com o AYS mostraram redução de mais de 10% no volume de mensagens consideradas inadequadas.  O aprendizado de máquina foi baseado no que os membros relataram no passado e, de acordo com o Tinder, irá evoluir e melhorar com o tempo. 

Segundo o Pew Research Center, 40% dos americanos relataram ter sofrido assédio online em 2020. Para 10% o assédio aconteceu em aplicativos de namoro. 

“Palavras são tão poderosas quanto ações. Estamos assumindo uma posição ainda mais forte de que o assédio não tem lugar no Tinder”, disse Tracey Breeden, chefe de segurança e defesa social do Match Group, dona do Tinder. “Os primeiros resultados nos mostram que a intervenção feita da maneira certa pode ser realmente significativa na mudança de comportamento e na construção de uma comunidade onde todos sentem que podem ser eles mesmos”.

Foto: Cottonbro/Pexels

O aplicativo já tem outros recursos semelhantes, como o Does This Bother You? (Isso te incomoda?), que fornece suporte proativo aos membros quando uma linguagem prejudicial é detectada em uma mensagem que receberam. Segundo o Tinder, os relatos de mensagens inadequadas aumentaram 46% depois da implantação do “Isso te incomoda?”

Quer receber em seu email notícias internacionais sobre jornalismo, informação, desinformação e plataformas digitais? Assine aqui gratuitamente. 

O projeto recebeu aprovação da RAINN, a maior organização antiviolência sexual do Estados Unidos, que opera uma linha direta para receber denúncias de assédio sexual.  

“Ao transmitir sua expectativa de comunicação respeitosa e permitir que os usuários parem por um momento para repensar uma mensagem que pode ofender, o Tinder está engajando sua comunidade para criar uma plataforma mais segura. E ao fornecer aos usuários uma maneira fácil de sinalizar mensagens de assédio, essa nova ferramenta ajudará o Tinder a identificar − e tomar medidas contra − os usuários que não desejam agir com responsabilidade ”, disse Scott Berkowitz, presidente da RAINN. 

O novo recurso já está disponível em inglês e japonês para usuários do Tinder em Japão, Estados Unidos,  Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Irlanda. A empresa espera implantá-lo em outros mercados nos próximos meses.

O Tinder não é o único aplicativo de namoro a reprimir o comportamento tóxico. No início deste ano, o Bumble atualizou seus termos e condições para “proibir explicitamente comentários não solicitados e depreciativos feitos sobre a aparência, forma corporal, tamanho ou saúde de alguém”.
Uma pesquisa conduzida pelo Bumble descobriu que um em cada quatro britânicos experimentou alguma forma de vergonha corporal em aplicativos de namoro ou mídia social.
Leia também
Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Facebook acusado pelo serviço secreto britânico de dar passe livre a terroristas se implantar criptografia de ponta a ponta no Instagram e Messenger