A brasileira NatĂĄlia Leal, diretora de conteĂșdo da AgĂȘncia Lupa, foi indicada para receber o PrĂȘmio Knight Internacional de Jornalismo 2021, oferecido pelo ICJ (International Center for Journalists), uma das mais respeitadas organizaçÔes do setor. Junto com NatĂĄlia tambĂ©m serĂĄ premiada a jornalista tcheca Pavla HolcovĂĄ, que conduziu uma investigação apĂłs o assassinato de um colega jornalista.

“Essas mulheres nos mostram como o jornalismo estĂĄ cumprindo duas de suas funçÔes mais essenciais: fornecer informaçÔes que salvam vidas em face da desinformação massiva e responsabilizar integrantes de governos por meio de reportagens investigativas destemidas”, disse a presidente do ICFJ, Joyce Barnathan. â€œNatĂĄlia e Pavla enfrentaram ataques para dizer a verdade e nenhuma recuou.”

Ao anunciar a indicação de NatĂĄlia, o ICJ destacou o trabalho dela e da equipe da AgĂȘncia Lupa para expor a desinformação espalhada pelo presidente Jair Bolsonaro e por outros atores polĂ­ticos.  

“Bolsonaro minimizou repetidamente a Covid-19, apesar de pelo menos 450 mil  brasileiros terem morrido pela doença, mais do que qualquer outro paĂ­s, exceto os Estados Unidos”, disse o ICJ. 

A AgĂȘncia Lupa conduziu mais de 700 verificaçÔes de fatos sobre a pandemia, desmascarando rumores como o de que caixĂ”es vazios estavam sendo enterrados para tornar a pandemia mais grave e que mais pessoas morreram no Brasil em 2019 do que em 2020. Essas verificaçÔes de fatos levaram a ataques online contra a jornalista. 

A entidade tambĂ©m elogiou a iniciativa de criar a ferramenta de visualização de dados  â€œNo Epicentro”, que simula para um usuĂĄrio como seria seu bairro se todos os brasileiros mortos por coronavĂ­rus estivessem concentrados nas proximidades, demonstrando a distĂąncia que o usuĂĄrio teria que viajar de casa para encontrar outra pessoa viva. A ferramenta inovadora inspirou o The Washington Post a replicar o projeto para os Estados Unidos.

A jornalista disse que o prĂȘmio Ă© um reconhecimento Ă  importĂąncia do trabalho de checagem de fatos nesse momento em que a desinformação nĂŁo pĂĄra de crescer. 

Nosso trabalho tem feito diferença, ajudando a informar a sociedade e a proteger a democracia. A checagem de fatos qualifica o debate pĂșblico ao levar mais conhecimento para que as pessoas tomem decisĂ”es melhores, e isso se tornou fundamental no Brasil”, disse NatĂĄlia. Ela acha que Ă© um marco o Brasil ter recebido o prĂȘmio, mostrando o valor do jornalismo brasileiro e chamando a atenção para o que acontece no paĂ­s.

O Instituto fez um vĂ­deo apresentando o trabalho de NatĂĄlia e da AgĂȘncia Lupa.

Em dezembro de 2020, Natålia Leal participou de uma live do MediaTalks sobre desinformação na pandemia, ao lado do médico Dråuzio Varella e do diretor da organização Repórteres sem Fronteiras Emmanuel Colombié. Veja aqui um resumo das opiniÔes de Natålia e um vídeo compacto da live

Pavla HolcovĂĄ

A outra homenageada este ano Ă© a jornalista da RepĂșblica Tcheca Pavla HolcovĂĄ, que estava trabalhando com o colega eslovaco JĂĄn Kuciak em uma investigação que explorava as ligaçÔes entre a mĂĄfia italiana e o governo eslovaco. Depois que Kuciak e sua noiva foram assassinados em 2018, a repĂłrter  prometeu dar continuidade ao projeto –  e sua reportagem para o Projeto de DenĂșncia de Crime Organizado e Corrupção (OCCRP) contribuiu para a queda do governo eslovaco. 

Ela conseguiu vazar o arquivo da polĂ­cia sobre Marian Kočner, a oligarca que supostamente estaria por trĂĄs do assassinato de Kuciak. Em vez de buscar os dados por conta prĂłpria, ela os compartilhou com dezenas de veĂ­culos de comunicação eslovacos. O assassinato de Kuciak e as investigaçÔes de HolcovĂĄ e outros jornalistas geraram protestos em massa na EslovĂĄquia, que acabaram por derrubar o governo do primeiro-ministro Robert Fico em 2018.

Suas reportagens tambĂ©m contribuĂ­ram para a investigação de um ex-procurador-geral, acusaçÔes contra 21 juĂ­zes e a renĂșncia de toda a ex-alta administração da polĂ­cia. HolcovĂĄ conduziu sua investigação apesar das ameaças de polĂ­ticos, trolls nas redes sociais e atĂ© mesmo de outros jornalistas.

O prĂȘmio serĂĄ entregue em novembro, na cerimĂŽnia Tributo aos Jornalistas 2021. SerĂŁo homenageados tambĂ©m dois jornalistas norte-americanos que ganharĂŁo prĂȘmios. Bill Whitaker receberĂĄ o PrĂȘmio de Fundadores do ICFJ por sua carreira de quatro dĂ©cadas na CBS News. E  Anne Applebaum, do The Atlantic, Ă© a vencedora do PrĂȘmio ExcelĂȘncia em Reportagem Internacional, por suas anĂĄlises incisivas sobre a deterioração da democracia na Europa Oriental e na ex-UniĂŁo SoviĂ©tica.

Leia também

Imprensa brasileira é a que esclarece melhor a população sobre a vacina da Covid, demonstra estudo internacional

 

RepĂłrteres da CNN e Washington Post espionados por Trump inspiram lei para proibir a prĂĄtica nos EUA

Brasileiros entre os que mais temem efeitos de restriçÔes à liberdade de expressão sobre a democracia