Estão abertas as inscrições para o DIG Awards, que vai premiar documentários de jornalismo investigativo exibidos em 2020 e oferecer subsídio para a produção de reportagens em vídeo. Os prazos para submeter trabalhos e projetos vai até 21 de junho ou 15 de julho, dependendo da categoria escolhida.

A DIG é uma associação cultural sem fins lucrativos que incentiva o jornalismo investigativo na Itália e em todo o mundo. Oferece apoio a jornalistas freeelance  e cursos de formação profissional.

O concurso vai premiar  trabalhos sobre questões sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e políticas. A seleção dos melhores vídeos será feita por um júri composto por jornalistas, diretores e profissionais de comunicação.

Podem concorrer trabalhos de autoria de redes de televisão, jornais e revistas, associações, instituições e produtores autônomos. Os vídeos precisam ser legendados em inglês. 

Categorias da competição

Categoria Vídeo – Inscrições até  21 de junho

Nesta categoria serão aceitas obras produzidas entre 1º de janeiro de 2020 e 1º de junho de 2021, já exibidas ou inéditas, em grupos separados conforme a duração:

    • Investigative Long e Investigave Medium: Duração mínima de 30 minutos. 
    • Reportage Long e Reportage Medium: Duração mínima de 30 minutos. 
    • Shorts: Duração máxima de 15 minutos.

Categoria DIG Pitch – Inscrições até 15 de julho

Esta categoria é para projetos de jornalismo investigativo ou reportagens em vídeo em fase de desenvolvimento ou já em produção, com enfoque em temas de relevância internacional. Cada participante pode apresentar no máximo dois projetos.

Os finalistas defenderão suas propostas diante do júri do Prêmio DIG. Os criadores terão cinco minutos para explicar o objetivo do  trabalho (em inglês) e três minutos adicionais para mostrar um vídeo teaser (com legendas em inglês), descrevendo tema, personagens, cenário e o estilo narrativo.

A premiação será de € 15 mil para a finalização do projeto.

Para mais informações e inscrições clique aqui

Leia também

Empresário desiste de processo contra a jornalista filipina Maria Ressa

Até 18/6: inscrições para o Prêmio de Jornalismo Sul-Americano sobre Imigração