O ataque a um jornalista da BBC por manifestantes contrários ao isolamento social na última segunda-feira (14/6) em Londres foi recebido com indignação e classificado de atentado à liberdade de imprensa. Na terça-feira, o primeiro-ministro Boris Johnson e a secretária do Interior, Priti Patel, condenaram a agressão sofrida por Nick Watt, editor de política do programa Newsnight.
O protesto na área central de Londres, onde fica a sede do governo e os ministérios, era contra o adiamento da abertura total do país, prevista para o dia 21 de junho e atrasada em duas semanas devido ao aumento de casos de Covid-19 e da expansão da variante indiana do vírus. Watt estava filmando na área para uma matéria do Newsnight. Foi perseguido e insultado, com pessoas chamando-o de “traidor”.
Boris Johnson twittou : “É uma pena ver a perseguição de Nick Watt fazendo seu trabalho. A mídia deve ser capaz de relatar os fatos sem medo ou favorecimento – eles são a força vital de nossa democracia ”.
Disgraceful to see the hounding of Nick Watt doing his job.
The media must be able to report the facts without fear or favour – they are the lifeblood of our democracy.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) June 15, 2021
As imagens do jornalista sendo atacado foram transmitidas por ativistas em seus próprios canais no YouTube. Um homem foi interrogado pela polícia metropolitana e um outro estava sendo procurado, com base nas imagens.
This video clearly shows Nick Watt being chased, harassed and abused right in front of police officers who just leave the mob to get on with it, really concerning
— Liam Thorp (@LiamThorpECHO) June 15, 2021
O Sindicato Nacional de Jornalistas criticou a atuação dos policiais, que são vistos nas filmagens enquanto Watt é perseguido, mas nada fizeram.
A BBC disse em um comunicado na terça-feira: “A segurança de jornalistas é fundamental para qualquer democracia – eles precisam ser capazes de trabalhar sem intimidação ou abuso. Não há qualquer justificativa para jornalistas serem tratados dessa forma.”.
Statement on incident involving BBC journalist Nick Watt. pic.twitter.com/px3v1NfrqS
— BBC Press Office (@bbcpress) June 15, 2021
A ministra do Interior, Priti Patel, disse no Twitter: “O vídeo de Nick Watt, da BBC Newsnight, sendo abusado por uma multidão, é assustador e angustiante. Este comportamento não é aceitável.”
Em março, o país criou um Comitê de Proteção a Jornalistas, envolvendo agências governamentais, entidades e forças policiais.
A animosidade contra a mídia e contra a BBC está sendo insuflada ainda mais depois da entrada no ar a nova emissora de TV, a GB News, que estreou domingo. Criada por integrantes da ala mais direitista do Partido Conservador britânico e financiada por grandes doadores do partido, a emissora posiciona-se contra a BBC, contra o comportamento “politicamente correto” e critica as medidas de isolamento social impostas pelo Governo.
Leia mais
Nacionalista “Fox News britânica” entra no ar para enfrentar a BBC e o politicamente correto