Num dos exemplos de consequências mais devastadoras do conselho “faça o que digo, mas não o que faço”, um dos principais consultores de relações públicas dos Estados Unidos (EUA), o jornalista Declan Kelly, de 53 anos, vem sofrendo uma crise de imagem após não seguir à risca os próprios ensinamentos. Uma crise que começou a afetar a própria empresa da qual é CEO, a Teneo, que já perde clientes por conta do episódio. 

Kelly foi flagrado embriagado importunando convidados do coquetel de lançamento do evento “Vax Live”, promovido pela organização Global Citizen para arrecadar fundos para a compra de vacinas para os países pobres. Os padrinhos da ação eram nada menos que o Príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle. O evento teve shows de celebridades globais. 

A Teneo é uma agência de relações públicas com 1,2 mil funcionários que Kelly fundou com dois sócios há uma década. Nascido na Irlanda de uma família humilde, ele é um profissional premiado e já foi consultor de imagem de Hillary Clinton. 

Para complicar a situação, o slogan da Teneo é justamente “a consultoria global dos CEOs”. O site da agência apresenta na lista de clientes diversas empresas que figuram entre as 100 mais importantes das Bolsas de Nova York e de Londres. Entre as especialidades da equipe, a página destaca “a preparação ideal para proteger pessoas e o valor do negócio”.

A agência é tão poderosa que há poucas semanas foi anunciada como a potencial compradora do braço briânico de resstruturação de empresas da Delloite, uma das quatro grandes do setor de consultoria. 

Na última quinta-feira, o jornal Financial Times revelou a história da má conduta de Kelly, informando que depois do incidente ele tinha sido afastado do Conselho da ONG, que também retirou sua conta da agência.

Na sexta-feira (25/6), a General Motors anunciou a decisão de encerrar  seu contrato com a consultoria. A conta havia sido conquistada há pouco tempo. Kelly tinha sido  anteriormente consultor da CEO da companhia, Mary Barra. 

Leia também: Meghan perde batalha na guerra contra tabloide que publicou trechos de sua carta ao pai

A explicação

O incidente que arranhou a carreira de um renomado profissional encaregado de cuidar da imagem de grandes empresas e empresários ocorreu no início de maio. Kelly era uma das peças-chave da iniciativa, como um dos conselheiros da Global Citizen. 

Por meio de seu porta-voz, ele lamentou profundamente ter se embriagado e se comportado “inadequadamente com algumas mulheres e homens”, além de enfatizar que havia se desculpado com todos que ofendera. O porta-voz disse:

“Desde o evento, o Sr. Declan Kelly se comprometeu com a sobriedade. Ele está recebendo aconselhamento de profissionais de saúde, reduziu temporariamente suas responsabilidades de trabalho e tem todo o apoio da família, colegas, parceiros e amigos.”

Ele continuou figurando no site da agência como CEO. A empresa não publicou statement no site, e nem faz referência às matérias sobre o caso na área que exibe reportagens recentes publicadas sobre ela.

Mesmo aparentemente tentando evitar mais comentários sobre o caso, a Teneo pode ter dificuldades em manter seus clientes, como já ocorreu com a General Motors, cuja decisão foi tema de matérias no Financial Times e em diversos jornais globais. 

Assédio aos convidados não afetou arrecadação do evento

Apesar do desastroso coquetel de lançamento, o evento Vax Live: The Concert to Reunite the World, realizado em 8 de maio, foi um sucesso. A Global Citizen anunciou que foram arrecadados US$ 302 milhões, montante que permitirá comprar mais de 26 milhões de doses de vacinas para países pobres.

O show de Selena Gomez foi transmitido globalmente no YouTube e exibido em mais de 100 países.  Além das apresentações de Jennifer Lopez, Eddie Vedder, Foo Fighters, J Balvin e HER, o evento contou com participações de Ben Affleck, Chrissy Teigen, David Letterman, Gayle King, Jimmy Kimmel, Nomzamo Mbatha, Olivia Munn e Sean Penn.

Além do Príncipe Harry e sua esposa, a iniciativa contou com o apoio de vários chefes de Estado e personalidades internacionais, entre elas o Papa Francisco — o que contribuiu para piorar o deslize moral de Declan.

Uma história de sucesso

A história de vida e a carreira de Declan já inspiraram dois livros: A Few Wise Words e Journeys – An American Story. Não será surpresa se o caso atual render um terceiro.

Antes da Teneo, Declan serviu como enviado econômico dos EUA para a Irlanda do Norte, nomeado pela então Secretária de Estado, Hillary Clinton, em setembro de 2009.

Graduado pela National University of Ireland, Declan iniciou sua carreira como jornalista antes de passar ao ramo de relações públicas. Em 1994, ganhou o prêmio AT Cross Business como Jornalista do Ano.

Em 2008, Declan se tornou o mais jovem a receber a prestigiosa medalha de ouro da American Irish Historical Society. Ele é professor visitante honorário na Queen’s University Belfast e em 2011 recebeu um doutorado honorário da universidade. 

Leia também

Análise | Confiança no jornalismo e exemplos de sucesso apontam norte para mídia no mundo pós-Covid