Ao anunciar nesta quinta-feira (24/6) a decisรฃo de abrir capital na bolsa de Nova York, o CEO do BuzzFeed nรฃo economizou modรฉstia ao falar sobre como vรช o negรณcio.

โ€œBuzzFeed รฉ hoje o lรญder inquestionรกvel de uma nova geraรงรฃo da mรญdia. Nรณs construรญmos um conjunto de marcas essenciais, amadas pelo pรบblico mais diversificado, engajado e fiel da internet.”

Jonah Peretti, que continuarรก como CEO depois que a empresa for listada, quer ir alรฉm. Ele disse que a entrada na Bolsa de Valores, com o sรญmbolo BZFD,  serรก “o prรณximo passo na evoluรงรฃo da companhia, trazendo capital e experiรชncia global”. 

Leia tambรฉm: Anรกlise | Confianรงa no jornalismo e exemplos de sucesso apontam norte para mรญdia no mundo pรณs-Covid

O modelo escolhido pela BuzzFeed, fundada hรก 15 anos e com sede em Nova York,  nรฃo foi o de um IPO (sigla em inglรชs para oferta pรบblica inicial de aรงรตes). Ela fez uma fusรฃo com a empresa de aquisiรงรฃo de propรณsito especial (SPAC) 890 Fifth Avenue Partners Inc.

Segundo analistas financeiros, a opรงรฃo por uma SPAC pode reduzir em atรฉ 75% o tempo que uma empresa leva para colocar suas aรงรตes em bolsa, destacando as expectativas de crescimento em vez do desempenho financeiro existente. Foi o que o BuzzFeed salientou, explicando que a estimativa do valor da empresa, US$ 1,5 bilhรฃo, era uma projeรงรฃo. 

Buzzfeed se move em direรงรฃo ao entretenimento

Com os recursos da fusรฃo, a empresa tambรฉm anunciou planos de adquirir a Complex Networks, uma rede global de entretenimento destinada ร s geraรงรตes Y e Z, que hoje pertence ร  gigante da telefonia Verizon e ร  editora Hearst. Vai investir US$ 300 milhรตes no negรณcio. 

No final do ano passado, o BuzzFeed pagou uma quantia nรฃo revelada ร  Verizon Media pela HuffPost, outra marca de mรญdia com forte apelo para o pรบblico mais jovem.

O momento รฉ bom para o movimento anunciado. A empresa reportou US$ 321 milhรตes em receita e lucro de US$ 31 milhรตes em 2020. De acordo com uma apresentaรงรฃo recente para investidores, o faturamento projetado para 2022 รฉ mais do que o dobro, US$ 654 milhรตes. 

A BuzzFeed joga em muitas รกreas. Tem marcas de mรญdia cobrindo estilo de vida, licencia produtos de consumo como alimentos e utensรญlios de cozinha e nรฃo perdeu o jornalismo de vista. Ganhou hรก duas semanas o Prรชmio Pulitzer de Reportagem Internacional em 2021, por sua cobertura dos campos de internamento de Xinjiang como parte da campanha da China contra os uigures.

Leia tambรฉm

Brasil estรก entre os sete paรญses onde o povo mais confia na imprensa