Em relatório sobre o primeiro trimestre do ano, o TikTok mostra como a rede tem que lidar com ameaças a menores de idade em seu dia a dia. Além da maior parte dos perfis banidos serem de menores de 13 anos, a segurança de crianças foi o motivo da maior parte de vídeos deletados da plataforma.

O Brasil, um dos principais mercados do TikTok, é também um dos países com a maior quantidade de vídeos removidos. O país foi o terceiro país com mais vídeos removidos, cerca de 6 milhões.

No total, quase 62 milhões de vídeos foram apagados da plataforma, o que representa “menos de 1% de todos os vídeos postados no TikTok”, segundo a rede social.

Leia também: Usuários de redes “jovens”, como Snapchat e TikTok, preferem se informar com influencers

O TikTok destaca que 82% desses vídeos foram removidos antes de receberem qualquer visualização, 91% antes de qualquer denúncia e 93% dentro de 24 horas após serem postados.

Maioria dos usuários removidos têm menos de 13 anos

Foram removidos no primeiro semestre de 2021 pouco mais de 11 milhões de contas que violavam as diretrizes da comunidade ou os termos de serviço do aplicativo, sendo mais 7,2 milhões delas pertencentes a menores de 13 anos. 

o TikTok escreveu que está comprometido com a segurança de menores e está se esforçando para manter os jovens seguros, que são grande parte do público da rede.

O país que mais teve vídeos retirados foram os Estados Unidos, com pouco mais de 8,5 milhões de casos, seguidos por Paquistão, com quase 6,5 milhões.

Depois do Brasil, em terceiro, aparecem Rússia (3.7 milhões) e Indonésia (2.7 milhões).

Segurança de menores motiva maior parte das remoções de conteúdo

A diretriz violada que mais gerou remoções foi a de segurança de menores, cerca de 36,8% do total, seguida por atividades ilegais e mercadorias regulamentadas (21,1%), nudez e atividades sexuais de adultos (15,6%), conteúdo violento e explícito (8,1%) e assédio e bullying (8%).

Em janeiro deste ano, o TikTok introduziu novas configurações de privacidade para adolescentes: usuários entre 13 e 15 anos têm por padrão as contas privadas e a plataforma restringe quem pode baixar seus vídeos e interagir com eles.

Para contas de 16 a 17 anos, os recursos de Duetar e Costurar são permitidos apenas para amigos. 

O relatório informou também que o TikTok evitou que mais de 71,4 milhões de contas fossem criadas por meios automatizados, e mais de 12,3 milhões de vídeos postados por contas de spam foram removidos.

Reino Unido em alerta contra assédio online a crianças

Relatórios publicados em junho pelo governo britânico mostram crescimento no assédio online a crianças e jovens. O Ofsted (Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills) órgão oficial que supervisiona as escolas do país, divulgou pesquisa mostrando que 9 em cada 10 meninas relatam receber com frequência fotos ou vídeos indesejados pelas redes sociais.

O Ofcom (Office of Communications), que regulaa as telecomunicações, alertou para o crescimento de abuso a crianças e jovens. Mais da metade dos entre 10 e 15 anos relatou ter tido experiência negativa online, como abordagens de estranhos ou mensagens indesejadas.

Em abril, a secretária do Interior do Reino Unido atacou a iniciativa do Facebook de encriptar de ponta a ponta as comunicações da plataforma e do Instagram. Priti Patel acusa a empresa de colocar os lucros antes da segurança infantil, e sustenta que os gigantes da tecnologia têm o “dever moral” de prevenir abusos contra crianças nas redes. 

Leia também:

BuzzFeed vai abrir capital e comprar empresa de entretenimento para gerações X e Z

Tinder aposta em vídeo para se adaptar à paquera da Geração Z no mundo pós-Covid