“Mulheres heroínas” é uma das séries do celebrado fotógrafo e artista francês JR destacadas em uma retrospectiva de sua obra, que está em exposição na Galeria Saatchi, em Londres.

JR é o nome artístico de Jean René, que nasceu em 1983 e começou a carreira como grafiteiro. Em 2001, encontrou uma câmera no metrô de Paris, e passou a fotografar seus amigos artistas enquanto grafitavam. E acabou se tornando  uma referência em fotografia de arte abordando temas sociais.

O artista venceu o TED Prize Award em 2011, foi indicado ao Oscar como melhor cineasta e entrou para a lista das 100 personalidades mais influentes de 2018 da revista Times. 

Nessa série, ele decidiu fotografar os rostos e deu destaque aos olhos de mulheres anônimas para mostrar seu papel na sociedade. As fotos foram feitas no Camboja,  Brasil, Índia, Quênia, Libéria e Serra Leoa. Foram ampliadas e depois coladas em casas, prédios, pontes, muros, trens e ônibus dos locais visitados.  

No Brasil, o projeto foi realizado no Morro da Providência. JR buscava um lugar para expandir sua intervenção, que já havia sido realizada na Libéria e no Quênia. Na semana em que produziu as imagens,  jovens locais tinham sido sequestrados e assassinados.

 Em 2009 o artista voltou ao local para inaugurar o Espaço Cultural Casa Amarela, junto com o fotógrafo Maurício Hora, que tem por objetivo a emancipação das crianças e jovens por meio da educação artística. 

JR explicou porque dedicou esse projeto às mulheres.

“Queria homenagear aquelas que desempenham um papel essencial na sociedade, mas que são as principais vítimas da guerra, crime, estupro e fanatismo político e religioso. E porque, as condições da mulheres muitas vezes expõem as condições do país”.

A exposição JR: Chronicles fica em cartaz até 3 de outubro, reunindo fotos, fotografias, filmes, vídeos e documentação das instalações do artista desde sua fase inicial de gratiteiro em Paris até  intervenções arquitetônicas em grande escala em cidades de todo o mundo.

Mulheres heroínas
Favela Morro da Providência – Rio de Janeiro

Ação na Favela Morro da Providência, no Rio de Janeiro, 2008. Imagem da instalação. Cartazes colados  com fotos enormes de rostos e olhos de mulheres locais em prédios que cobrem a encosta da favela. ©JRART.NET


Olhos nos tijolos – Nova Déli

Nova Déli, India, 2009. © JR-ART.NET


Ônibus em Serra Leoa 

Em Serra Leoa, local devastado pela guerra, as colagens de JR trouxeram uma presença humana assustadora para um ambiente hostil de conflito social. Bo City, Serra Leoa, 2008. ©JR-ART.NET


Rebecca Deman – Libéria

 Rebecca Deman, Libéria, 2009. No Quênia, no Sudão, em Serra Leoa e na Libéria, a violência sofrida pelas mulheres durantes os conflitos armados na África é a expressão mais extrema da discriminação de que são vítimas. O fotógrafo testemunha a força, a coragem e a luta dessas mulheres: resistir para existir depois.  © JR-ART.NET  


Jessie Jon – Libéria

Jessie Jon, Libéria, 2009. JR perguntou às mulheres que fotografava se elas queriam fazer careta. Algumas concordaram, e em segundos migraram de um rosto de luto para essa linguagem virtual que seria compreendida em qualquer lugar do mundo. 


Ponte Louis Philippe Marie – França

Exibição em Paris, Ponte Louis Philippe Marie à noite, em Barge, França, 2009. Litografia colorida. ©JRART.NET  


Festival Holi – Índia

Ação em Jaipur, Festival Holi, Índia, 2009. O fotógrafo colou pôsteres enormes e aparentemente em branco nas paredes. As imagens foram escondidas em um material pegajoso que juntou poeira e pigmentos coloridos durante o Festival de cores Holi, revelando os retratos das mulheres. Litografia.  © JR-ART.NET  


Leia também

Julian Assange faz 50 anos; protestos pelo mundo pedem libertação

Mudança climática e saúde humana: como a crise ambiental castiga o planeta e as pessoas