A comentarista esportiva da BBC britânica Alex Scott, ex-jogadora de futebol, foi alvo de um ataque elitista do ex-ministro do Comércio, o barão Jones de Birmingham, após uma transmissão da emissora na cobertura das Olimpíadas de Tóquio. 

Lord Jones, de 65 anos, usou o Twitter para criticar o sotaque de Scott, negra e criada em Poplar, ao leste de Londres. A região é cenário da série Call the Midwife, retrato fiel da vida em áreas desprovidas da cidade.

A ex-integrante da seleção olímpica da Inglaterra, que possui uma MBE, condecoração da Ordem do Império Britânico, respondeu ter orgulho de sua origem.

Leia também: “Dia da Liberdade” no Reino Unido aumentou confusão sobre máscaras, isolamento e passaporte para boates

A atitude esnobe de Jones, que até 2020 tinha assento da Câmara dos Lordes, no Parlamento, gerou uma discussão na rede social, numa genuína versão da guerra de classes. A julgar pelos números do Twitter, a reação foi maciçamente a favor de Scott.

O post da jogadora reafirmando sua atitude passava de 119 mil curtidas nesta quinta-feira (5/8), com 11,4 mil retweets e apoio de personalidades e anônimos, como o ator e diretor Stephen Fry, que respondeu o tuíte dizendo: “Você é tudo o que os linguistas e verdadeiros amantes da linguagem desprezam”. E criticou o “esnobismo deslocado”.

A letra G que incomodou o lorde

Em sua queixa, Lord Jones se mostrou indignado com a pronúncia de Scott, com sotaque característico do local onde cresceu, sem pronunciar claramente o “g” ao final de palavras como swimming (natação) ou boxing (boxe).

A comentarista respondeu dizendo-se orgulhosa de suas raízes na “working class” (classe trabalhadora), uma expressão dos tempos em que nobres e ricos da aristocracia inglesa não trabalhavam. Veja o tweet original da resposta de Scott, com o comentário do ex-ministro logo abaixo:

No perfil de Lord Jones, comentários (com britânicos condenando de um lado e  relativizando o ataque elitista de outro) e curtidas se equilibravam até o fechamento da reportagem, em torno de 5 mil cada. 

Ele não se limitou a atacar Scott. Beth Rigby, veterana repórter de política da emissora Sky News, e Priti Patel, secretária nacional do Home Office (pasta que cuida de justiça e segurança pública), também foram criticadas pela “locução ruim”, na avaliação do lorde. 

A ex-jogadora usou a situação para deixar uma mensagem de apoio a crianças de origens não abastadas:

“Uma mensagem para crianças que talvez não tenham privilégio na vida. Nunca permita que julgamentos sobre sua classe, sotaque ou aparência virem impedimento. Use sua história para escrever sua história. Continue se esforçando, continue brilhando e não mude por ninguém.”

Internautas se engajam no debate, alguns com humor

No cabo de guerra que se seguiu entre os internautas, algumas críticas bem-humoradas ilustram a visão dos britânicos sobre a guerra de classes tão típica do país. 

Uma das reações selecionou momentos de Jones na Câmara dos Lordes, ilustrando falhas de dicção do próprio lorde.

Em outra situação, a internauta fez um texto irônico sobre o que seria o comportamento antiquado do ex-ministro. Com direito a trocadilhos: 

“Eu sou de classe alta. Eu vou caçar (hunting), atirar (shooting) e pescar (fishing). 

Eu sou de classe média. Eu digo “hunting”, “shooting” e “fishing”, mas não sou convidado.

Eu sou da classe trabalhadora. Eu diria que os esnobes com sotaque da classe média querem caçar (huntin’, sem o “g”, numa menção ao sotaque) e atirar (shootin’), especialmente quando vão pescar!”

Leia também

Facebook e Twitter cedem e entregam perfis ligados a racismo contra atletas da seleção da Inglaterra