Um dia depois de o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgar um relatório de alto impacto mostrando a extensão dos danos causados pelos seres humanos ao planeta, foram anunciados os vencedores do concurso Earth Photo (Fotos da Terra) 2021.

Realizada pela Forest England e pela Royal Geographical Society britânica, a competição selecionou 55 fotos e vídeos dentre as mais de 2 mil inscrições recebidas.

Leia também: Mudança climática e saúde humana: como a crise ambiental castiga o planeta e as pessoas

Elas retratam cenas como um pomar urbano na Espanha, a Aurora Boreal na Noruega, a conservação de manguezais no Sri Lanka, um  concurso de roupas ecológicas nas Filipinas e o desmatamento de cedros vermelhos no Canadá.

Em comum, a influência humana, para o bem ou para o mal, sobre o meio ambiente. A mesma apontada pelos cientistas do painel da ONU. 

História de uma família de agricultores em busca de educação foi a série vencedora

O  trabalho vencedor na categoria série é um exemplo de como a solução para a crise climática envolve as pessoas comuns, e não apenas cientistas ou governos.

A fotográfa Rosie Hallan, baseada em Londres, ganhou com a série “Direito à educação”, que retrata uma família de agricultores de subsistência que participa de um projeto de educação na Etiópia. O conhecimento é fundamental para que aqueles que dependem da terra para sobreviver utilizem os recursos naturais com sabedoria. E para que encontrem novas alternativas de renda familiar. 

Overall winner and winner of People category – A Right to an Education – Rosie Hallam – Selamaw studying at home
Overall winner and winner of People category – A Right to an Education – © Rosie Hallam – Meselech collecting firewood.
Overall winner and winner of People category – A Right to an Education – © Rosie Hallam – Marco farming his land

A série mostra Selamaw, de 14 anos, a primeira pessoa em sua família a permanecer na escola após a idade primária. Sua mãe Meselech e seu pai Marcos são agricultores de subsistência  em uma vila perto de Aleta Chuko, Sidamo, Etiópia.

Eles fazem parte de um programa que está ajudando as crianças das famílias mais pobres a permanecerem na escola e ajuda as mães a abrirem um negócio com um fundo inicial composto por uma pequena doação.

Leia também: Opinião | Justiça climática: a conexão entre justiça social e mudança climática 

Enquanto Selamaw vai para a escola, sua mãe Meselech está aprendendo números e se alfabetizando, além de participar de aulas sobre negócios.

Meselech espera ganhar dinheiro suficiente para manter Selamaw na escola e permitir que seus outros filhos recebam educação, quebrando o ciclo de pobreza em que se encontram.

“A educação é um direito humano básico e um investimento inteligente. É fundamental para o desenvolvimento e ajuda a lançar as bases para o bem-estar social, o crescimento econômico e a segurança, a igualdade de gênero e a paz”, disse Hallam.


Conheça os vencedores em outras categorias 
Mudanças climáticas – O mar nos move, o mar se move

Por Antonio Pérez – Espanha

Winner of A Climate of Change category © Antonio Pérez – A resident or Fuveneh – Ghana

A série mostra retratos de indivíduos cujas vidas foram diretamente afetadas pela erosão costeira e pela elevação do nível do mar, uma consequência direta do aquecimento global, que está contribuindo para o desaparecimento das comunidades litorâneas na África Ocidental. Fuvemeh, uma vila de pescadores localizada entre o oceano Atlântico e a foz do rio Volta, é um claro exemplo disso. 

 Lugar – Halp Done

Por Edward Bateman – EUA

Winner of Place category – © Edward Baterman – Half Dome in Winter

A imagem retrata o Half Dome de Parque Yosemite no inverno. As restrições da Covid-19 impediram viagens ao local. O fotógrafo recriou então a imagem em sua mesa de cozinha,  com uma paisagem impressa em 3D retirada de dados geográficos do United States Geological Survey e uma pequena máquina de névoa.  Sem árvores ou vida, essas imagens são um alerta sobre o que pode vir a acontecer se os efeitos das mudanças climáticas não forem contidos. 


Natureza – Piscina azul

Por Markus van Hauten – Alemanha

Winner of Nature category – © Markus van Hauten -Blue pool

A imagem mostra uma paisagem de uma fonte geotermal oculta em um planalto no interior da Islândia, uma das tantas que pode deixar de existir se a emergência climática não for controlada.


Florestas em mutação – Como jardins

Por Roberto Bueno – Espanha

Winner of Changing Forests category © Robert Bueno – Like Gardens

A imagem aérea mostra as encostas florestais exuberantes justapostas a vinhedos em degraus feitos pelo homem na Espanha.


Curta-metragem/vídeo – Polígono de Semipalatinsk

Por Pierpaolo Mittica – Itália

O filme mostra o crime dos testes nucleares, revelando o legado humano e ambiental dos testes de armas da Guerra Fria.

 


As imagens foram publicadas com autorização do Royal Geographical Society e do Earth Photo.

Leia também

América Latina de beleza, violência e brutalidade é revelada em imagens

Emergência climática: linguagem simples e repetição ajudam o público a entender o problema