O governo do Camboja formou um comitĂȘ para “promover a Ă©tica do jornalismo e os padrĂ”es profissionais” na imprensa local. O projeto, porĂ©m, despertou reação negativa de jornalistas e entidades de defesa da liberdade de imprensa pela possibilidade de o painel ser utilizado para intimidar e repreender a cobertura crĂ­tica ao primeiro-ministro Hun Sen.

No país, posts críticos ao governo publicados em redes sociais podem render a condenação de um jornalista, como é o caso de Kouv Piseth, que pode ser sentenciado a cinco anos de prisão após criticar a decisão nacional de usar as vacinas Sinopharm e Sinovac contra a Covid-19, fabricadas pela China. Ele estå em prisão preventiva aguardando decisão judicial.

Leia também: Tailùndia endurece lei e ameaça imprensa na cobertura da Covid-19, que assola o país

Ao todo, o comitĂȘ terĂĄ 15 membros, em sua maioria altos funcionĂĄrios ou conselheiros do governo, alĂ©m de alguns especialistas em comunicação. Eles serĂŁo liderados por Buth Bovuth, secretĂĄrio de Estado do MinistĂ©rio da Informação. 

O ministĂ©rio afirma que o mecanismo servirĂĄ para analisar denĂșncias e reclamaçÔes do pĂșblico e de outros meios de comunicação sobre o trabalho jornalĂ­stico no paĂ­s, alĂ©m de verificar a Ă©tica da mĂ­dia e o abuso profissional dos veĂ­culos de comunicação do Camboja.

Federação critica ausĂȘncia de membros da imprensa no comitĂȘ

Jornalistas estĂŁo preocupados com um possĂ­vel aumento na repressĂŁo contra a imprensa, e destacam o fato de o comitĂȘ ser formado em sua maioria por oficiais sĂȘniores do governo.

“Qualquer ĂłrgĂŁo nacional encarregado de julgar a Ă©tica e o profissionalismo do jornalista deve ser liderado por uma ampla representação da indĂșstria da mĂ­dia, jornalistas e sindicatos de jornalistas, bem como lĂ­deres independentes da sociedade civil — e nĂŁo do governo”, afirma a Federação Internacional dos Jornalistas (IFJ).

A federação pede tambĂ©m a “retirada urgente da iniciativa para permitir uma revisĂŁo e consulta Ă  indĂșstria”.

Phnom Penh, capital do Camboja. (Vouchlim Ton /Unsplash)

A Associação Cambojana para a Proteção de Jornalistas (CAPJ) declarou que o governo do Camboja precisa entender o papel vital da imprensa para o paĂ­s e para a sociedade, especialmente durante a pandemia de Covid-19. 

A entidade teme que “a liberdade de expressĂŁo, a livre circulação da informação e o espaço de liberdade e democracia se tornem cada vez menores”. 

Governo assedia jornalistas, afirma Human Rights Watch

Brad Adams, diretor da ONG Human Rights Watch para a Ásia, declarou que o comitĂȘ Ă© “apenas mais uma mina terrestre plantada para explodir em pessoas que relatam notĂ­cias que o governo nĂŁo gosta ou em crĂ­ticas nas redes sociais. O governo deve se concentrar na crise da Covid-19 e erradicar a corrupção, em vez de assediar os jornalistas”. 

Segundo o site Radio Free Asia (RFA), desde 2020 a mĂ­dia foi impedida de reportar o coronavĂ­rus no paĂ­s, diversos sites de notĂ­cias foram bloqueados e jornalistas presos. O governo declarou estado de emergĂȘncia, o que lhe deu poder para censurar a mĂ­dia tradicional e online.

Leia também: Novos assassinatos de jornalistas expÔem violaçÔes à liberdade de imprensa na América Latina

A RFA, que teve que fechar seu escritĂłrio no Camboja em 2017 devido Ă  repressĂŁo contra a mĂ­dia, destaca tambĂ©m que o novo mecanismo sĂł expĂ”e ainda mais a erosĂŁo da liberdade de expressĂŁo no paĂ­s sob o governo de Hun Sen, no poder desde 1985. O site lembra que o partido do primeiro-ministro, o Partido Popular do Camboja, detĂ©m todas as 125 cadeiras no parlamento. 

Em seu ranking anual sobre liberdade de imprensa, a organização RepĂłrteres Sem Fronteiras escreveu que alguns paĂ­ses da Ásia, incluindo o Camboja, “adotaram na primavera de 2020, decretos ou leis absolutamente draconianas, criminalizando qualquer crĂ­tica Ă  ação governamental e prevendo, para alguns, penas de vĂĄrios anos de prisĂŁo pela mera publicação ou disseminação de informaçÔes consideradas ‘falsas’ pelo governo”.

De 180 paĂ­ses analisados no ranking, o Camboja estĂĄ hoje na 144ÂȘ posição, uma das piores colocaçÔes entre os paĂ­ses da Ásia. 

Legislação pós-Covid-19 é usada como mordaça

A lei sobre Medidas Preventivas Contra a Propagação de Covid-19 jå foi usada para prender dois jornalistas por comentarem sobre a resposta do governo cambojano à pandemia.

Sovann Rithy, editor do site de notĂ­cias TVFB, foi condenado a 18 meses de prisĂŁo apĂłs postar no Facebook uma citação do primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, que supostamente mostrava sua imprudĂȘncia em relação aos efeitos potenciais da Covid-19.

Ros Sokhet, editor do jornal Khmer Nation, foi condenado a uma sentença de 18 meses de prisĂŁo em novembro de 2020 sob a acusação de “incitação e provocar graves caos na segurança social”. Seu crime foram declaraçÔes postadas no Facebook.

O Camboja ocupa a posição nĂșmero 144 do Ă­ndice mundial de liberdade de imprensa da organização RepĂłrteres Sem Fronteiras, que monitora 180 paĂ­ses.

Leia também

Mianmar| Golpe faz seis meses e celulares viraram “armas subversivas”, inspecionados pela polĂ­cia nas ruas