O Knight Center para o Jornalismo nas Américas iniciou nesta segunda-feira (23/8) um treinamento gratuito e online para capacitar profissionais a incorporar estratégias de produto em projetos de conteúdo, entregando a melhor solução para cada audiência e assegurando a sustentabilidade financeira.

Realizado ao longo de quatro semanas, o programa ensinará técnicas para alinhar conteúdo, audiência, negócios e tecnologia em projetos de mídia. Interessados ainda podem se inscrever e acompanhar o curso, moldando o conteúdo à sua agenda.

Podem participar jornalistas, criadores de conteúdo digital, gerentes de mídia social, profissionais e empreendedores de comunicação, gerentes de produto e profissionais de UX / UI. E também pessoas que não trabalhem na área mas estejam interessadas em desenvolver ou aprimorar projetos de conteúdo, como blogs ou sites. 

Leia também: Rede global lança guia para jornalista montar banco de dados de apoio a investigações; veja dicas

O Knight Center, que faz parte da Universidade do Texas, é uma das principais instituições dedicadas ao desenvolvimento da indústria de mídia na região. O programa foi desenvolvido em conjunto com a NPA (News Product Alliance), e tem o apoio do Google News Lab. 

As aulas são oferecidas em inglês, espanhol e português, ao longo de quatro semanas, cada uma dedicada a um tema. Os participantes podem adaptar as sessões a seus horários, sem necessidade de seguir uma agenda fixa.

Os módulos abordarão temas como definição de produto de conteúdo, ciclo de vida, métricas de avaliação de resultados e alinhamento de estratégias com outras áreas das organizações. 

É preciso ter um computador com acesso à internet e estar familiarizado com Google Docs, Google Spreadsheets e Google Slides. As inscrições podem ser feitas aqui.  

Curso dá ferramentas para profissional de comunicação atuar de forma completa

A programação inclui videoaulas, leituras, fóruns de discussão, questionários e exercícios práticos. Paty Gomes, do site de notícias Jota, será a instrutora do programa em português. 

A visão de produtos é fundamental na concepção e desenvolvimento de projetos sustentáveis de mídia. Em um momento de crise profunda do modelo de negócio do setor, se existe outro caminho, desconheço”, diz Gomes. 

Gomes é diretora de produto do JOTA, que cobre os três poderes do governo brasileiro.

Além dela, participarão das aulas palestrantes convidados como Bárbara Libório (jornalista, consultora e gerente de projetos); Carolina Cavaleiro (chefe de inovação da Aos Fatos); Luciana Cardoso (gerente de produto da Quartz), Mariana Nascimento (product owner do JOTA) e Gisela Nogueira, treinadora do JOTA.

Leia também

Fundação oferece bolsa na Alemanha a jovens líderes com projetos em mídia e mais áreas