Londres – Assustada com o aparecimento de casos da variante delta da Covid-19 depois de meses livre do vírus, a Nova Zelândia encontrou um motivo para dar boas risadas neste domingo (22/8).

Em um pronunciamento sobre as novas medidas de isolamento social, o ministro da educação e responsável pela resposta do país ao coronavírus, Chris Hipkins, virou motivo de piadas por ter recomendado aos neozelandeses cuidados ao saírem às ruas para “abrir as pernas”. 

Hipkins parece ter trocado a expressão “stretch the legs”(esticar as pernas) por “spread the legs” (abrir as pernas). A expressão pode até ser usada no sentido de afastar as pernas ao fazer exercícios físicos. Mas os neozelandeses preferiram usar a oportunidade para brincar, e  a gafe viralizou nas redes sociais. 

O vídeo mostra a fala de Hipkins, e a reação imediata de Ashley Bloomfield, diretor do serviço público de saúde, que o acompanhava no pronunciamento.

“É um desafio para as pessoas em áreas densamente populadas irem lá fora e abrirem as pernas quando estão rodeadas de outras pessoas”, disse Hipkins.

Bloomfield levantou as sobrancelhas e sorriu discretamente.  

O ministro foi rápido ao perceber a gafe, mas já era tarde. E parece até ter tentado consertar, dizendo que ele mesmo iria à rua para   “esticar as pernas”. Mas sem seguida admitiu  que a mídia iria “se divertir” à suas custas.

Ele estava certo. As hashtags #spreadyourlegs e #spreadyourlegsnz viralizam. A história entrou para os trending topics no país. E uma reportagem do jornal britânico the Guardian ajudou a espalhar a gafe pelo mundo. 

Os gozadores neozelandeses usaram a criatividade para postar suas interpretações do conselho oficial. Uma usuária do Twitter pergunta se está fazendo do jeito certo. 

Muitos criaram versões bem-humoradas da campanha de combate ao coronavírus do governo, alguns com um toque “picante”. 

https://twitter.com/Callotonin/status/1429393620122038273?s=20

Até animais de estimação entraram na brincadeira. 

O ministro não se manifestou nas redes sociais. Mas ainda que por caminhos tortos, a gafe acabou ajudando o conselho de adotar cuidados ao se exercitar nas ruas a se popularizar na Nova Zelândia mais do que qualquer outra recomendação oficial.