O coronavรญrus tem feito estragos para marcas globais cujos nomes sรฃo associados a ele, destacando-se como exemplo mais notรณrio o da cerveja Corona. Mas ela nรฃo estรก sozinha no infortรบnio de marketing negativo. 

A companhia aรฉrea Delta Airlines virou uma das principais vรญtimas. Alรฉm de ter que lidar com a queda no movimento de clientes impedidos de voar — segundo o Wall Street Journal, as aรฉreas teriam perdido US$ 35 bilhรตes em 2020 — tambรฉm passou a lutar para tentar convencer as pessoas a nรฃo chamarem a cepa que assombrou autoridades sanitรกrias em todo mundo pelo nome designado pela OMS (Organizaรงรฃo Mundial da Saรบde): variante Delta.

O problema รฉ que a tentativa acabou se virando contra a prรณpria empresa, que viu seu esforรงo virar tema de crรญticas e piadas nas redes sociais a partir de um comunicado interno assinado pelo CEO assim que a cepa foi chamada de B.1.617.2.

O caso colocou em evidรชncia a dificuldade de tentar controlar narrativas em um ecossistema de mรญdia descentralizado, que nรฃo depende mais dos grandes veรญculos jornalรญsticos para decidir o que vai virar notรญica. E muitas vezes eles prรณprios sรฃo pautados pelo que sai nas redes sociais.

Foi o que aconteceu com a Delta, jรก que a histรณria saltou das redes para a imprensa tradicional – e de lรก para programas de humor – demonstrando que nem todas as estratรฉgias para “abafar” notรญcias ou tendรชncias desfavorรกveis usadas no passado continuam funcionando.

Leia tambรฉm

Efeito Omicron: 6 a cada 10 britรขnicos apoiam proibiรงรฃo de nรฃo vacinados em eventos e comรฉrcio, diz pesquisa

Facebook derruba redes de influรชncia que incluรญam atรฉ falso biรณlogo suรญรงo criado pela China para atacar EUA 

Aรฉrea iniciou operaรงรฃo para evitar ser associada ร  temida variante Delta

A  chamada variante Delta, ou B.1.617.2, foi identificada pela primeira vez em outubro na รndia, e se tornou a cepa dominante nos Estados Unidos e em vรกrios outros paรญses. 

Mas logo foi renomeada com Delta, em um esforรงo da OMS para evitar que as variantes fossem associadas a paรญses, criando discriminaรงรฃo. Sรณ que ao livrar a รndia do problema, a organizaรงรฃo jogou-o no colo da aรฉrea americana. 

A operaรงรฃo de relaรงรตes pรบblicas para se dissociar do nome da variante vinha sendo empreendida em vรกrias frentes pela Delta, mas de forma discreta. โ€œNรณs apenas chamamos de varianteโ€, disse o CEO, Ed Bastian, em uma entrevista ao Wall Street Journal.

Ed Bastian, CEO da Delta Airlines (Divulgaรงรฃo)

A histรณria acabou ganhando as redes sociais depois de um email interno enviado em 25/8  por ele informando que os funcionรกrios nรฃo vacinados deverรฃo pagar mais US$ 200 por mรชs para usufruir do plano de saรบde. 

A notรญcia nรฃo se destacou apenas pelo seu aspecto negativo, mas tambรฉm pelo fato de que o comunicado divulgado descrevia a variante como “B.1.617.2′, o nome mรฉdico.

A histรณria logo comeรงou a circular pelas redes sociais, com brincadeiras sobre a dificuldades do pessoal de relaรงรตes pรบblicas da Delta em fazer rodeios com o nome oficial da variante para cumprir a ordem de nรฃo mencionar o nome de fantasia nos comunicados para a imprensa.

https://twitter.com/nameshiv/status/1430604935448514561?s=20

E usuรกrios tambรฉm postaram falando de sua surpresa ao ouvir os avisos dos comissรกrios de bordo durante os voos, relutando em usar o nome Delta. Alguns brincaram com a ideia de uma campanha de marketing aproveitando a oportunidade, como este que recomendou um novo slogan: “Nรฃo se preocupe com a delta quando vocรช voar Delta”. 

Houve atรฉ quem sugerisse uma parceria entre a Delta e a cerveja Corona.

https://twitter.com/DanielBolnick/status/1430584663790264324?s=20

https://twitter.com/timmyhimself/status/1431307070888812544?s=20

Os que nรฃo morrem de amores pela companhia aproveitaram para dar alfinetadas, como este usuรกrio do Twitter que inventou uma pesquisa em que 72% dos americanos prefeririam pegar a variante Delta do que voar pela Delta. 

Nos programas humorรญsticos 

O plano da Delta para evitar ser associada ร  variante saiu das redes e chegou ร s TVs.  O assunto entrou na pauta de programas humorรญsticos americanos, que fizeram graรงa com a histรณria. 

Um deles foi Seth Myers, que apresenta um programa satรญrico na rede NBC. Em um esquete, sugeriu que o presidente da companhia passaria a chamar a variante de Air China.

Jimmy Fallon, do The Tonight Show, foi outro que nรฃo perdeu a piada. 

Sem fรณrmulas prontas 

Relaรงรตes pรบblicas e marketing sรฃo ciรชncias inexatas, a despeito da quantidade gigante de livros, guias e manuais que tentam pรดr ordem ao caos que รฉ adivinhar como o pรบblico vai reagir a determinadas notรญcias ou a incidentes envolvendo grandes marcas. Mas hรก algumas linhas de conduta que servem como parรขmetro do que pode ou nรฃo dar errado em uma aรงรฃo de comunicaรงรฃo, seja ela proativa ou defensiva. 

Uma delas รฉ que atitudes com potencial de chamar mais atenรงรฃo para um problema tรชm grande risco de serem contraproducentes, pois em vez de afastar a marca dele, podem resultar numa aproximaรงรฃo indesejada.

Talvez o mais prudente para a Delta tivesse sido usar outra linguagem em seus comunicados, referindo-se aos riscos da Covid-19 de forma genรฉrica, sem especificar a variante como sendo alvo de especial preocupaรงรฃo. 

Como a pandemia ainda estรก longe de acabar, a liรงรฃo pode ajudar outras companhias ou pessoas involuntariamente associadas a outras letras do alfabeto grego usadas pela OMS para designar novas cepas do vรญrus. E a qualquer outra situaรงรฃo em que o poder das redes sociais de absorverem e disseminarem narrativas sem controle precise ser levado em conta em estratรฉgias de gerenciamento de crises. 

Leia tambรฉm

Efeito Omicron: 6 a cada 10 britรขnicos apoiam proibiรงรฃo de nรฃo vacinados em eventos e comรฉrcio, diz pesquisa

Variante Delta da Covid-19 vira muniรงรฃo para campanha antivacina do movimento radical QAnon