A importância do jornalismo de qualidade para levar à sociedade informações confiáveis sobre as mudanças climáticas climática será o tema deste ano do World News Day, promovido pelo Fórum Mundial de Editores (WEF) e pela Fundação Canadense de Jornalismo (CJF). 

A iniciativa acontece no dia 28 de setembro, mobilizando entidades defensoras do jornalismo e da liberdade de expressão, organizações de mídia e associações de classe empresarial. A data coincide com o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação. 

Nesse dia, mais de 300 veículos de imprensa de todo o mundo – incluindo o UOL – participam de uma campanha conjunta divulgando a mensagem de que o jornalismo confiável é importante para que as pessoas tomem decisões informadas sobre o futuro do planeta.

Os participantes produzirão também reportagens especiais sobre o tema, que poderão ser compartilhadas pelos que aderirem à iniciativa. A hashtag do projeto é #JournalismMatters (jornalismo importa).

Ao anunciar o tema deste ano, Warren Fernandez, presidente do Fórum Mundial de Editores, salientou o trabalho dos profissionais de imprensa que ficaram na linha de frente cobrindo a pandemia, ajudando as comunidades  a se manterem informadas e seguras.

E lembrou que o mesmo compromisso deve ser adotado diante de outro grande desafio que o mundo enfrenta.

“Precisamos mostrar como podemos fazer a diferença para salvar nosso planeta”.

Leia também

Jornalismo ambiental entra na sua terceira era: a das soluções

Kathy English, presidente da Fundação Canadense de Jornalismo, destacou que o evento reúne jornalistas e redações de todo o mundo para compartilhar histórias que mostram o poder do jornalismo confiável e como ele faz diferença para os cidadãos e as comunidades.

“O Dia Mundial das Notícias de 2021 concentra-se neste desafio definidor de nossos tempos e no papel que a mídia desempenha ao transmitir informações vitais para preservar o futuro do  planeta”. 

Publicações brasileiras interessadas em aderir à iniciativa podem enviar um e-mail para Alexander Jones, coordenador do projeto, em ajones@worldnewsday.org.

Leia também

Cobertura da imprensa global sobre meio ambiente perdeu em 2020 para a da Covid, mas superou a de anos anteriores

Reino Unido e Brasil organizaram campanhas pela defesa do jornalismo

O World Day News é mais uma das diversas iniciativas que têm como objetivo valorizar o jornalismo de qualidade, diante de ameaças constantes à liberdade de imprensa em vários países. 

No Reino Unido, a News Media Association promove anualmente a campanha  Journalism Matters.

O ponto alto é o Trust News Day, quando os jornais realizam atividades virtuais para mostrar aos leitores como as notícias são produzidas e distribuídas. O público participa de uma votação para escolher as melhores campanhas de mobilização realizadas por jornais nacionais e regionais. 

No Brasil, A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançou em setembro de 2020 a campanha publicitária #JornalismoFazBem, que destacou o papel essencial da imprensa na preservação da democracia e das liberdades de expressão e imprensa, bem como no combate à desinformação em meio à pandemia de Covid-19. 

No Dia Internacional da Democracia, jornais impressos e digitais parceiros da ANJ, publicaram anúncios e aderiram à hashtag #JornalismoFazBem nas redes sociais.