A Associação Internacional Mulheres na foto, entidade sem fins lucrativos com sede na França, abriu as inscrições para seu concurso anual de fotografia, que tem como objetivo usar imagens para dar visibilidade a questões que afetam as mulheres.

Podem participar do Women In Photo profissionais ou amadoras de todo o mundo, e também aqueles que se identificam como mulheres e praticam a fotografia. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro e são gratuitas. Os trabalhos devem abordar questões de igualdade de gênero. 

O ganhador, os cinco finalistas e os vencedores em categorias especiais participarão de uma exposição itinerante ao longo do ano de 2022, na Europa, Ásia e Oriente Médio. O vencedor também receberá um treinamento de fotojornalismo de seis meses no Centro Internacional de Fotografia e Cinema, passando três meses em Madri e outros três com mentoria a distância. 

Fotografia feminina

A Associação que promove o concurso foi criada em 2001 na Malásia por quatro mulheres fotógrafas: Severine Blanchet (França) Chris Tan (China) Nirmala Karupia, (Índia) e Soraya Ismail, (Malásia). A primeira edição do prêmio aconteceu em Kuala Lumpur, no mesmo ano. 

Em 2011, a entidade mudou-se para a França. Desde que foi criado, o concurso já atraiu cerca de 800 participantes de mais de 80 países,

No ano passado, a ganhadora foi a mexicana Mara Sanchez Renero, com a série “Iluikak”, que em Nahuatl significa “perto do céu”. Ela retratou a região montanhosa de La Sierra de Zongolica, no estado de Veracruz, no México, local onde os cidadãos enfrentam injustiças diariamente.

Os povos Nahuas, habitantes originais da região, são antigos trabalhadores rurais que têm sido obrigados a migrar devido às precárias condições socioeconômicas e à violência.

Prêmio IWPA 2020 – Mara Sanches Renero

Conheça os outros finalistas da edição de 2020

Ana Maria Arévalo Gosen – Série Dias Eternos

IWPA 2020 – Ana Maria Arévolo Gosen – Venezuela

Marta Zgierska – Série Votige Figure

IWPA 2020 – Marta Zgierska – Polônia

Dina Oganova – Série Eu também

IWPA 2020 – Dinaa Oganova – Geórgia

Snezhana Von Buedingen – Série Conhecendo Sophie

IWPA 2020 – Snezhana Von Buedingen – Rússia

Tamara Eckardt – Série Os filhos de Carrowbrowne

IWPA 2020 – Tamara Eckhardt – Alemanha

Descoberta Canon – Livia Saavedra – Série Ebola em tempos de guerra

IWPA 2020 – Livia Saavedra – França/Argentina

Menção especial da IWPA – Natalia Kovachevski – Série Educação de meninas

IWPA 2020 – Natalia Kovachevski – França

Prêmio Sustentável – Rosa Rodrigues – Série Linha Branca

IWPA 2020 – Rosa Rodrigues – Espanha

Para mais informações e inscrições clique aqui

Leia também

Photo London 2021 abre na capital britânica apontando os novos caminhos da fotografia contemporânea

Ternura e resistência femininas são retratadas por fotógrafas de cinco países no projeto Women Photograph 2021