Londres – Antes de a pandemia interromper as turnรชs musicais na Europa, a casa do publicitรกrio Washington Olivetto em Londres, onde ele vive desde 2017, era ponto de encontro de artistas brasileiros que faziam shows na capital inglesa, reunidos para matar saudades e bater papo apรณs as apresentaรงรตes. Em mais de 50 anos de carreira, ele colecionou tantos amigos quanto prรชmios internacionais. 

Aqueles que gostariam de ser uma mosquinha para acompanhar essas conversas intimistas com os famosos terรฃo agora a chance. Depois de uma primeira temporada da sรฉrie W/Cast, lanรงada no inรญcio deste ano em formato รกudio, o publicitรกrio estรก no Rio de Janeiro gravando a segunda temporada, desta vez em vรญdeo, que entra no ar no dia 29 de setembro em seu canal no YouTube.

Serรฃo 15 episรณdios, em que Olivetto conversarรก de forma descontraรญda em sua casa na Zona Sul da cidade com nomes como Nelson Motta, Lulu Santos, Jorge Ben Jor, Paula Toller, Roberta Sudbrack, Maria Prata, Roberto Medina e Joรฃo Carlos Martins, relembrando histรณrias que viveram juntos e revelando segredos bem guardados do mundo do entretenimento. Ele promete pelo menos duas histรณrias exclusivas por capรญtulo. 

Segredos de Tim Maia

Nesta sexta-feira (10/9), as conversas foram com Malu Mader e Andrucha Waddington. No sรกbado as gravaรงรตes terminam, com Boni e Edson Celulari.

No clipe a seguir, que o MediaTalks teve acesso em primeira mรฃo, pode-se ter uma ideia do que serรก a sรฉrie. Olivetto conversa com um de seus grandes amigos e parceiro de grandes jornadas musicais, Nelson Motta, sobre uma das lendas da MPB, Tim Maia.

Ele revela como o comportamento do “sรญndico da MPB” era bem diferente de manhรฃ e ร  noite, depois que ele passava o dia dormindo para se recuperar dos excessos da madrugada. 

E registra que, contrariando a fama de tresloucado, o astro levava o trabalho muito a sรฉrio, a ponto de entregar as versรตes jรก editadas da canรงรฃo Como Uma Onda No Mar para os comerciais do chinelo Rider com diferentes duraรงรตes, sem que ninguรฉm tivesse pedido. 

Olhando o Brasil de longe 

A sรฉrie W/Cast em vรญdeo entra no ar no dia em que Washington Olivetto completa 70 anos.  O sucesso da primeira temporada, que ficou entre os 25 podcasts mais ouvidos do Brasil em 2021, confirma que alรฉm de ser um dos mais premiados da histรณria da propaganda mundial, o autor de campanhas memorรกveis como O Primeiro Sutiรฃ e Garoto Bombril รฉ tambรฉm um รณtimo papo. 

E um observador atento do Brasil, que agora enxerga de longe, desde que deixou o comando da McCann Brasil e radicou-se em Londres com a mulher Patrรญcia e os filhos gรชmeos, Antรดnia e Theo. 

Em conversa com o MediaTalks, ele analisou como a percepรงรฃo sobre o Brasil no exterior mudou: 

“Durante anos nossa imagem era a do paรญs da doรงura, mas de uns tempos pra cรก passou a ser a do paรญs do amargor. Trocamos a alegria e a leveza das Havaianas pela sisudez e o peso dos coturnos.”

Para Olivetto, o paรญs “nรฃo voltou no tempo, porque nunca viveu tempos como esse, seja em tempos de democracia, seja em tempos de ditadura”:

“O Brasil virou uma outra coisa que ninguรฉm sabe bem qual รฉ.”

O publicitรกrio acha que o atributo mais forte que o paรญs tem a explorar se quiser melhorar sua imagem externa รฉ o brilhantismo das suas pessoas.

“A imagem do Brasil pessoa jurรญdica poderia ser construรญda atravรฉs da somatรณria das imagens das nossas mais brilhantes pessoas fรญsicas.”

Washington Olivetto recebe elenco de estrelas em mรบltiplos formatos

Uma boa amostra deste brilhantismo vai estar na sรฉrie W/Cast. A produรงรฃo รฉ esmerada,  a cargo da HUB Mรญdia, que tem como sรณcio o ex-executivo da Globo Ricardo Scalamandrรฉ. 

Os episรณdios serรฃo oferecidos nas principais plataformas de รกudio, no canal do YouTube e em redes sociais como TikTok, Instagram e Facebook.

O elenco รฉ estelar, reunindo figuras reconhecidas em vรกrias รกreas. 

Entre os 15 convidados estรฃo lendas da MPB e do rock Brasil, como Paula Toller, amiga de longa data.

(Divulgaรงรฃo W/Cast)

A mรบsica sempre teve lugar de destaque em comerciais histรณricos que o publicitรกrio criou.  

“A minha histรณria com mรบsica vai de โ€˜Carinhosoโ€™ do Pixinguinha para um filme do Chambinho atรฉ o BRA de Brasil, com Sergio Mendes, para as Olimpรญadas de 2016.”

A lista รฉ longa. As releituras de clรกssicos para as campanhas do chinelo Rider geraram mais de 21 Discos de Ouro. Teve Tim Maia cantando Como Uma Onda, de Lulu Santos e Nelson Motta, e tambรฉm Paralamas, Rita Lee e Skank, em uma inesquecรญvel interpretaรงรฃo de Vamos Fugir, de Gilberto Gil.

Em conversas informais, Olivetto e os convidados vรฃo lembrar histรณrias do passado, muitas inรฉditas, e falar de arte, mรบsica, cinema, televisรฃo e futebol, uma das paixรตes do corintiano. O ex-jogador Raรญ รฉ um dos entrevistados do W/Cast.

Mas o publicitรกrio anda decepcionado com a bola:

“A seleรงรฃo jรก vinha se distanciando do pรบblico, pela pouquรญssima presenรงa de jogadores do time no cotidiano dos brasileiros.

A camisa jรก nรฃo vinha bem, e associada a uma postura conservadora fica ainda pior, porque se tem uma caracterรญstica que sempre encantou no futebol brasileiro foi o fato de ele ser o menos conservador possรญvel. Somos o paรญs do futebol inventivo e surpreendente. Do futebol arte.”

 Marketing polรญtico

A agรชncia W, criada por Olivetto e vendida para o grupo Interpublic (hoje W/McCann) nunca fez campanhas polรญticas, nem teve contas de governo. 

“Costumo dizer que nรฃo ter feito campanhas polรญticas, nem para empresas pรบblicas, foi um dinheiro muito bom de nรฃo ganhar.”

Com a aproximaรงรฃo das eleiรงรตes de 2022, ele falou ao MediaTalks sobre sua visรฃo a respeito do marketing polรญtico: 

“Vejo uma conotaรงรฃo pejorativa na palavra marqueteiro, utilizada pra definir quem trabalha com propaganda polรญtica. Nรฃo gosto quando a imagem de marqueteiros se mistura com a imagem dos publicitรกrios de verdade”.

Ele nรฃo morre de amores por Steve Bannon, o marqueteiro que ajudou a eleger Donald Trump e que agora diz que o pleito no Brasil no ano que vem serรก o โ€œsegundo mais importante do mundoโ€.

“A publicidade na qual acredito รฉ aquela que tem uma grande verdade dita de maneira original e encantadora. Gosto mais da inteligรชncia do que da frequรชncia.

O Steve Bannon prefere uma mentira repetida vรกrias vezes a uma verdade brilhante. Nรฃo me encanto com o trabalho dele, mas sei que ele pode atรฉ vencer algumas eleiรงรตes, porque na polรญtica, assim como na vida, nem sempre vence o melhor.”

Leia tambรฉm

China nรฃo quer celebridades “afeminadas” na TV e recomenda que emissoras evitem artistas “imorais”