Londres – Cinco semanas após a tomada do poder no Afeganistão e de uma sucessão de restrições à liberdade de imprensa, o Talibã formalizou as regras para o jornalismo no país, que foram recebidas com preocupação por entidades internacionais.

O regulamento é composto por 11 normas, incluindo a proibição de transmitir matérias contrária ao Islã e a exigência de “cuidado” ao veicular informações não confirmadas por funcionários do governo. 

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) fez uma análise das regras, anunciadas em uma reunião com representantes da imprensa no dia 19 de setembro. E acha que são vagas, perigosas e podem ser usadas para perseguir os jornalistas. 

Centro de Mídia e Informação no comando 

O regulamento para o trabalho da mídia foi apresentado por Qari Mohammad Yousuf Ahmadi, diretor interino do Centro de Mídia e Informação do Governo (GMIC), depois de uma série de incidentes envolvendo jornalistas, incluindo casos de espancamento e fuga de muitos deles para outros países. 

Leia mais

Talibã espanca jornalistas, afasta mulheres da mídia, e pouca imprensa restante trabalha sob mordaça

Para a Repórteres Sem Fronteiras, à primeira vista algumas normas podem parecer razoáveis, pois incluem a obrigação de respeitar “a verdade” e não “distorcer o conteúdo da informação”. Mas, na realidade, “são extremamente perigosas porque abrem caminho para a censura e a perseguição”, diz a entidade.  

“Decretadas sem qualquer consulta aos jornalistas, essas novas regras são de arrepiar por causa do uso coercitivo que pode ser feito delas, representando um mau presságio para o futuro da independência jornalística e do pluralismo no Afeganistão”, afirmou o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire

O diretor afirma que as normas criaram um marco regulatório baseado em princípios e métodos que contradizem a prática do jornalismo e deixam espaço para interpretações opressivas, em vez de fornecer um marco de proteção que permita aos jornalistas, inclusive mulheres, voltarem a trabalhar em condições aceitáveis.

“Essas regras abrem o caminho para a tirania e a perseguição”, disse.

Nos primeiros dias após a tomada de Cabul, o Talibã chegou a dar sinais de que a imprensa poderia ser tratada de forma diferente do que foi no passado, realizando uma entrevista coletiva pacífica e autorizando mulheres a fazerem perguntas. Mas a divulgação do regulamento indica que o controle sobre a mídia será severo. 

Leia mais

Talibã dá aula de relações públicas na largada, mas será julgado por atos, não por palavras

“Contrários ao Islã”

Segundo a análise da RSF, as três primeiras regras, que proíbem os jornalistas de transmitir ou publicar matérias que sejam “contrárias ao Islã”, “insultem figuras nacionais” ou violem a “privacidade”, baseiam-se vagamente na legislação nacional de mídia existente no Afeganistão, que também incorporou a exigência de cumprir normas internacionais, incluindo o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

“A ausência dessa exigência nas novas regras abre a porta para a censura e repressão, porque não há indicação de quem determina, ou com base em que é determinado que um comentário ou artigo é contrário ao Islã ou desrespeitoso a um cidadão”

Três das regras determinam que os jornalistas se adaptem ao que o Talibã entende como princípios éticos. Eles não devem “tentar distorcer o conteúdo das notícias”, devem “respeitar os princípios jornalísticos” e “devem garantir que as matérias sejam equilibradas”. 

Mas a ausência de referência a normas internacionais reconhecidas significa que essas regras também podem ser mal utilizadas ou interpretadas arbitrariamente, segundo a organização. 

Leia também

A entidade acredita que as regras 7 e 8 facilitam o retorno do controle do grupo extremista sobre notícias ou mesmo a censura prévia, que deixou de existir no Afeganistão nos últimos 20 anos. 

O regulamento pede que “questões que não foram confirmadas por funcionários no momento da transmissão ou publicação devem ser tratadas com cuidado”. E que “questões que possam ter um impacto negativo na atitude do público ou afetar o moral devem ser tratadas com cuidado ao serem transmitidas ou publicadas. ”

Para a Repórteres sem Fronteiras, o perigo de retorno ao controle das notícias ou à censura prévia é potencializado pelas duas últimas regras (10 e 11), que revelam que o GMIC “elaborou um formulário específico para facilitar aos meios de comunicação e jornalistas a preparação de suas reportagens de acordo com com os regulamentos ”.

E que a partir de agora, os meios de comunicação devem“ preparar relatórios detalhados em coordenação com o GMIC ”. A natureza desses “relatórios detalhados” ainda não foi revelada.

A nona regra, exigindo que os meios de comunicação “sigam o princípio da neutralidade no que disseminam” e “apenas publiquem a verdade”, poderia estar aberta a uma ampla gama de interpretações e expor ainda mais os jornalistas a represálias arbitrárias, na avaliação da entidade. 

As 11 regras 

1- Matérias contrárias ao Islã não devem ser transmitidas ou publicadas.

2- Na atividade jornalística, os meios de comunicação não devem insultar as personalidades nacionais.

3- A privacidade nacional e pessoal deve ser respeitada.

4- Os meios de comunicação e os jornalistas não devem tentar distorcer o conteúdo das notícias.

5- Os jornalistas devem respeitar os princípios jornalísticos na preparação de suas reportagens.

6- A mídia deve garantir que suas matérias sejam equilibradas.

Leia também

Campanha com fotos da Associated Press vai ajudar jornalistas ameaçadas pelo Talibã, veja imagens

7- Assuntos que não foram confirmados por funcionários no momento da transmissão ou publicação devem ser tratados com cuidado.

8- Assuntos que podem ter um impacto negativo na atitude do público ou afetar o moral devem ser tratados com cuidado ao serem transmitidos ou publicados.

9- Os meios de comunicação devem aderir ao princípio da neutralidade no que veiculam e devem apenas publicar a verdade.

10- O Centro de Informação e Mídia do Governo (GMIC) está tentando cooperar com a mídia e jornalistas e fornecer-lhes facilidades. A partir de agora, os meios de comunicação irão preparar relatórios detalhados em coordenação com o GMIC.

11- O GMIC elaborou um formulário específico para facilitar aos meios de comunicação e jornalistas a preparação de suas reportagens de acordo com o regulamento.

Pedido de ajuda 

Há uma semana, jornalistas afegãos que ainda continum no país e outros que tiveram que se exilar assinaram um manifesto por meio da Repórteres sem Fronteiras pedindo ajuda. Eles se mantiveram anônimos por medo de represálias diretas ou contra familiares, e cobraram ação da comunidade internacional para impedir o fim do jornalismo livre no Afeganistão. 

Jornalistas afegãos se unem em pedido de ajuda ao mundo para salvar liberdade de imprensa no país

 

Leia também 

Relatório “Imprensa Livre da Europa Sitiada” aponta os países da região com mais ameaças ao jornalismo