No ano em que a crise ambiental parece estar cada vez mais fora de controle e que o conferência COP26, que acontece em Glasgow em novembro, pode resultar em mudanças concretas para reverter os efeitos das mudanças climáticas, o World News Day escolheu como tema a contribuição da imprensa para a solução do problema.

A ação deste ano, que acontece nesta terça-feira (28/9), reúne 460 veículos jornalísticos de todo o mundo e destaca importância do jornalismo para cobrar responsabilidades e conscientizar a sociedade. 

A ideia do World News Day nasceu no Canadá, por iniciativa do editor-chefe do jornal The Globe and Mail, David Walmsley, que fez uma análise sobre o papel da mídia. 

“Mudança climática virou um futebol político”

“Onde quer que você esteja no mundo, o clima está mudando”, afirmou Walmsley.

Ele observou que redações de todo o mundo reconhecem que o ciclo de notícias [sobre as mudanças climáticas] força os jornalistas a enfrentar esses momentos dramáticos.

E que por isso, mais repórteres estão sendo contratados para se dedicar exclusivamente ao meio ambiente”, observa Walmsey.

“A mudança climática há muito é uma ‘futebol político’, indo e vindo no embate entre diferentes pontos de vista. Pode ser assim, mas embora todos tenham direito a uma opinião, os fatos são sagrados e não podem ser distorcidos.”

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Combater desinformação para informar sobre a crise do clima

O combate à desinformação também é foco do WND, como parte essencial da missão do jornalismo de qualidade para destacar a importância do clima e a necessidade urgente de engajamento.

“Em vez de polarização, o jornalismo baseado em fatos oferece algo muito mais precioso. Oferece soluções. E essa é a intenção do Dia Mundial das Notícias — mostrar ao nosso público o que o jornalismo está fazendo para atender às suas demandas”,  diz o editor-chefe do Globe and Mail.

Walmsley aponta que pesquisas com leitores mostram que, na opinião da audiência, a cobertura ambiental é tão importante quanto reportagens sobre saúde, mesmo durante a pandemia da Covid-19.

“É do interesse de todos os países trabalharem juntos para reduzir as emissões e apoiar mudanças industriais radicais que ajudarão toda a raça humana”, afirma o fundador do WND.

Mudanças climáticas na primeira página de jornais e portais

O editor-chefe defende que a cobertura sobre questões do clima estejam em destaque nas publicações. 

“O maior ato de desobediência civil na história do Canadá está ocorrendo na Ilha de Vancouver, com mais de 900 pessoas presas como manifestantes, muitas delas na casa dos 20 anos, lutando para proteger a floresta antiga. ‘Sem árvores, sem futuro’ é um de seus slogans.

A defesa emocional profundamente arraigada de nossa terra é uma força poderosa que as páginas de notícias precisam manter nas primeiras páginas.”

Wamsley observa que uma vantagem inerente ao jornalismo de qualidade é que ele ouve e relata de todos os lados, incluindo aqueles que negam que haja qualquer mudança climática ocorrendo. 

“Essa troca cria um ambiente para ideias que beneficiam a compreensão da sociedade sobre as questões que precisam ser enfrentadas.”

E compara o papel do jornalismo ao dos formuladores de políticas, frequentemente dominados por desafios domésticos de curto prazo:

“O jornalismo oferece a arena para abordagens de longo prazo e para vozes, especialmente os jovens, que são tão tocadas por suas preocupações ambientais”. 

Vídeo explica a dimensão da crise

Neste vídeo, ancorado pelo ator e cantor canadense Victor Garber, o World News Day apresenta uma visão sobre os problemas do clima e explica o motivo da escolha do tema para a comemoração em 2021. 

O vídeo tem a participação de jornalistas de vários países, incluindo o fundador da iniciativa. E mostra, por meio de vários depoimentos, como a imprensa pode ajudar a solucionar a crise.

Reino Unido e Brasil organizaram campanhas pela defesa do jornalismo

O World Day News, organizado pela Fundação Canadense de Jornalismo (CJF) e pelo Fórum Mundial de Editores (WEF),  é mais uma das diversas iniciativas que têm como objetivo valorizar o jornalismo de qualidade diante de ameaças constantes à liberdade de imprensa em vários países. 

No Reino Unido, a News Media Association promove anualmente a campanha  Journalism Matters.

O ponto alto é o Trust News Day, quando os jornais realizam atividades virtuais para mostrar aos leitores como as notícias são produzidas e distribuídas. O público participa de uma votação para escolher as melhores campanhas de mobilização realizadas por jornais nacionais e regionais. 

No Brasil, A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançou em setembro de 2020 a campanha publicitária #JornalismoFazBem, que destacou o papel essencial da imprensa na preservação da democracia e das liberdades de expressão e imprensa, bem como no combate à desinformação em meio à pandemia de Covid-19. 

No Dia Internacional da Democracia, jornais impressos e digitais parceiros da ANJ, publicaram anúncios e aderiram à hashtag #JornalismoFazBem nas redes sociais.

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