Londres – Uma cena passageira, que pode ou não contar uma história, mas que dificilmente vai se repetir.

Esta é a melhor definição para a fotografia de rua, um gênero que faz parte da tradição fotográfica desde o tempo das câmeras convencionais e floresceu com a popularização dos smartphones.

O Street Photographers Award 2021, concurso de fotografia promovido pela Street Photographers Foundation, anunciou os ganhadores de sua edição 2021. E apresentou os finalistas que irão participar de exposições e do Photo Book deste ano

Os fotógrafos falam de sua inspiração para capturar momentos únicos nas ruas de cidades tão diversas como Nova York, Londres, Los Angeles, Paris, Calcutá e Nizwa, em Omã.

Série vencedora: Cidade esquecida

Por Dimitri Mellos, EUA

“Eu ando pelas ruas de Nova York e fotografo estranhos. O escopo de minhas fotos é estreito e mundano, como a vida que elas retratam – como a vida da maioria de nós.

Mas procuro sinais de transcendências no mundano. Interesso-me por gestos e olhares fugazes, momentos de conexão no fluxo urbano, a dança efêmera de luz e sombra e a vida nas ruas.

 

 “Mergulhando no fluxo da vida da cidade, sinto meus limites se tornarem fluidos, permeáveis. Eu me abandono ao fluxo. Essas fotografias são tanto retratos de pessoas individuais quanto retratos de momentos de existir. Eles são meu débil protesto contra o esquecimento da cidade grande”.

“Mais do que tudo, o que me comove é captar os sinais exteriores e a interioridade das pessoas, visíveis mesmo no meio do mais público dos espaços”.

 Minhas fotografias são relíquias de uma fusão momentânea entre fotógrafo e ambiente, sujeito e objeto. A cidade nos aproxima, a cidade nos destaca.”

Street Photographers Awards 2021 – Dimitri Mellos

Vencedor imagem única: Leilão de cabra em Nizwa, Omã

Por Maude Bardet, Holanda

O mercado de cabras de Nizwa é uma das principais atrações da cidade e acontece toda sexta-feira. 

Street Photographers Awards 2021 – Maude Bardet. Goat auction in Nizwa

Séries finalistas
Dez fotos que me encontraram em Londres

Alan Burles, Reino Unido

Este projeto é sobre ideias e narrativas. É porque sinto que a fotografia de rua pode ser mais do que cores, formas, silhuetas. Pode ser rica em ideias e humor.

Mas é uma coleção que eu não procurava, sinto que essas fotos me encontraram. Deixo a vida me levar, e as fotos parecem acontecer.

Charles Wesley, um poeta e clérigo inglês do século XVIII, escreveu que estava “perdido em admiração, amor e louvor” e essas palavras ressoam em mim. Eles sugerem uma abertura, uma aceitação da vida e todas as suas peculiaridades e curiosidades. Se nós também pudermos ser abertos e descobrir maravilhas no dia a dia, então nossas vidas – e talvez nossas fotografias – serão tão ricas quanto podem ser.”

Street Photographers Awards 2021 –  Alan Burles.

 

  “A luz do sol através da vitrine de uma barbearia e o cliente perfeito – não para o barbeiro, mas para o fotógrafo.”

Street Photographers Awards 2021 – Alan Burles. 

“Reflexo inusitado no café  ‘Kebab Feast Take Away’, em Londres. A magia da fotografia de rua acontece nos lugares mais improváveis.”

Street Photographers Awards 2021 – Alan Burles. 

“Este outdoor estava na estação de metrô Angel, em Londres. Ele mostrava uma pintura em que São Jorge está olhando suplicante para os céus. Na pintura completa, ele tem uma visão de anjos vindo em seu auxílio. Aqui, também, na mesmice de Londres, sua visão é de um anjo.”

Street Photographers Awards 2021 – Alan Burles. 

“Eu nunca perguntei por que o homem tinha uma escultura representando um olho enorme ao lado dele na plataforma da estação. Mas quando seu trem chegou, ele embarcou e esta adorável imagem aconteceu. Talvez o Big Brother realmente esteja nos observando em qualquer lugar que nós vamos.”

Street Photographers Awards 2021 – Alan Burles. 

“Homem comendo é comido: uma língua dos Rolling Stones do lado de fora de uma exposição na King’s Road, em Londres. 


 Bem-vindo a Hollywood 

Andy Hann, EUA

Vivendo em Los Angeles, Andy Hann sempre achou a cidade  um dos lugares mais estranhos do mundo. E ele decidiu provar isso por meio de um ensaio fotográfico de três anos, documentando o trecho de 400 metros conhecido pelos habitantes locais como ‘a avenida dos sonhos desfeitos’. Para todos os outros, é o Hollywood Boulevard.

Street Photographers Awards 2021 – Andy Hann. O novo namorado
Street Photographers Awards 2021 – Andy Hann. Campeões
Street Photographers Awards 2021 – Andy Hann. Campeões

Fotografando de duas e três vezes todo fim de semana, durante as manhãs e na hora de ‘ouro’, Hann se esforçou para capturar de forma divertida essa pequena faixa de terra ocupada por personagens estranhos e estruturas berrantes. Uma rua sem igual no resto do mundo.

Street Photographers Awards 2021 – Andy Hann. Errante
Street Photographers Awards 2021 – Andy Hann.  A separação
Street Photographers Awards 2021 – Andry Hann.  A realidade é amarga
Street Photographers Awards 2021 – Andy Hann. Desculpa Charlie

Mulheres, Espanha 

Por David Fidalgo, Espanha

“A cidade e a passagem do tempo. Cartazes rasgados e sujos. As “mulheres de papel” que antes eram alvo da falsa beleza da publicidade, agora mostram sentimentos muito mais profundos de forma arbitrária graças a pequenas imperfeições.

Não há mais luxos, nem clichês. As mulheres se descobrem por meio do empoderamento, maturidade, tristeza. Tenho o prazer de apresentar esta série chamada “Mulheres”, um estudo dos estereótipos das mulheres na publicidade. Minha pequena justicativa na forma de fotos de rua”.

Street Photographers Awards 2021 – David Fidalgo. Fortalecimento”
Street Photographers Awards 2021 – David Fidalgo. Medo
Street Photographers Awards 2021 – David Fidalgo. Beleza
Street Photographers Awards 2021 – David Fidalgo. Maturidade
Street Photographers Awards 2021 – David Fidalgo. Tristeza 
Street Photographers Awards 2021 – David Fidalgo. Fragilidade

Postais de Fryslân

Por Bouwe Brouwer, Holanda

“A província da Frísia (Fryslân no dialeto local) localiza-se na região norte da Holanda. Eu não nasci ou cresci lá, mas meus pais e avós sim.

Meu primeiro nome, Bouwe, é um nome frísio muito típico que você não pode ouvir em nenhum outro lugar da Holanda. Com este projeto, espero aprender mais sobre o lugar e as pessoas que vivem – e viveram – aqui.”

 

“E, ao fazer isso, aprender mais sobre minhas raízes e pertencimento. As pessoas de Fryslân são vistas pelo resto da Holanda como pessoas teimosas. Desde a ocupação espanhola, eles têm uma história de resistência à autoridade.

“Quando começou, representava apenas uma coleção de lugares que pareciam interessantes. Atualmente, a esperança é cobrir a maior parte da província, pois nunca se sabe de antemão onde estão as melhores narrativas. Mas, ainda assim, é tudo espontâneo, não posado e na esfera pública”.

 

Street Photographers Awards 2021 – Bouwe Brouwer
“Cartões postais de Fryslân” ainda é um projeto em andamento – esperançosamente por toda a vida – que pretendo desenvolver ainda mais. A pesquisa está ficando cada vez mais metódica a cada dia.”

Finalistas – categoria Imagens Individuais
Cachorro com asas

“Eu fiz esta foto em uma manhã de inverno no meu lugar favorito para fotografar em Calcutá, o “Mallick ghat”.  Eu costumava ir lá sempre, todas as manhãs. Via muitos fotógrafos de casamentos levarem seus clientes todos os dias para tirarem fotos com a ponte Howrah atrás.

Naquele dia, vi uma sessão de fotos acontecendo, vi o casal e o cachorro e um pássaro se aproximando. Comecei a compor a imagem de várias maneiras e de repente o pássaro pulou, talvez com medo da minha câmera.”

Street Photographers Awards 2021 – Subhran karmakar. Dog got wings

Pressionei o obturador imediatamente. Quando voltei para casa e olhei as fotos, vi uma imagem que nunca pensei que seria justaposta com tanta precisão. Na minha foto, o cachorro e o pássaro se juntaram e, ao fundo, um casal. Obtive assim uma imagem completa com uma história”.


 

Cérebro verde

Bartosz Świątnicki, Polônia

”Quando vi um outdoor com um homem com a cabeça cortada pela metade e uma árvore emergindo em volta, eu sabia que a cena tinha potencial para uma fotografia interessante. Eu peguei minha câmera e comecei a descobrir como combinar esses dois elementos aparentemente incompatíveis.”

Street Photographers Awards 2021 – Bartosz Swiatnicki – Green brain

“O efeito alcançado foi satisfatório para mim. A foto mostra o que mais gosto na fotografia de rua: a abordagem criativa do assunto, captando as situações  com ironia”.


Sem título

Filip Machač, Berlim

“A fotografia é uma forma perceber minha vida cotidiana de forma mais intuitiva, mais misteriosa e surreal”.

Street Photographers Awards 2021 – Filip Machac

Q Train

Paul Kessel, USA

“Uma mãe com suas duas filhas sentadas à minha frente na viagem de metrô por cerca de 45 minutos. A câmera estava no meu colo e elas não perceberam que eu fotografava”.

Street Photographers Awards 2021 – Paul Kesse. Q Train

Manhã na rua 47th

Ilya Nikolayev, USA

Uma mulher e seu café gelado, cena urbana de Nova York.

Street Photographers Awards 2021 – Ilya Nikolayev. Morning on 47th Street

Eiffel matrioska

Andrea Pieri, Itália

“Flagrei uma família olhando para a Torre Eiffel pela janela de uma cerca no Trocadero, em Paris”

Street Photographers Awards 2021 – Andrea Pier. Eiffel matrioska

Eu te vejo

Ambrus Deak – USA

“Sou fascinado pela interseção de vidas privadas em espaços públicos”

Street Photographers Awards 2021 – Ambrus Deak. I see you

Andando por aí

Giuseppe Volpe, Itália

 “Durante uma greve de bombeiros, no Norte da França, em outubro de 2020,  um grupo de pessoas tentou entrar na prefeitura, mas a entrada foi bloqueada por policiais.

Eu estava tirando fotos dos focos de incêndios, e um senhor atravessou a rua. “

Street Photographers Awards 2021 – Giuseppe Volpe. Walking around

Era um dia de paz interrompido por um ato de violência social. Um homem quieto, estranho aos acontecimentos deste dia, mas tornando-se parte deles por causa da máscara cirúrgica que deu a foto um detalhe extra que fixa o momento neste período de crise pandêmica”.


Garota correndo ao longo da costa da Baía de Omega

Roman Lazarev, Rússia

“Caminhando pela Baía de Omega em um dia frio de dezembro, notei uma mulher com dois filhos que também andando. Percebi como a menina corria pela praia vendo os patos.

Tirei uma foto e continuei andando, quando de repente a mulher me chamou e me entregou o celular, pedindo que eu tirasse uma foto dela com os filhos. Tirei a foto, devolvi o celular, ela agradeceu, eles entraram no carro e foram embora. Essa foi a imagem que eu registrei”.

Street Photographer Awards 2021 – Roam Lazarev. Running girl along the shore of
Omega Bay

Depois de uma viagem de ônibus

Akib Amjad, Bangladesh

O balé do homem com um guarda-chuva sob forte chuva correndo para se abrigar após descer do ônibus.

Street Photographers Awards 2021 – Akib Amjad.

Rostos
Sina Shiri, Irã
Street Photographers Awards 2021 –  Sina Shiri. The faces

As fotos foram publicadas com autorização da Street Photographers Foundation   e não podem ser reproduzidas.

Leia também

Avião sem porta, nado com sucuris e mudanças climáticas: a rotina do fotógrafo premiado em concurso global