Concretizando anúncio feito em setembro, o governo de Hong Kong aprovou a lei que permite a censura de filmes que atentem contra a Lei de Segurança Nacional do país, e estabelece a punição para a exibição de produções proibidas, com até três anos de prisão e multa de US$ 130 mil (R$ 722,2 mil), noticiou a imprensa internacional nesta quarta-feira (27/10).

A lei possibilita também censurar filmes antes em exibição no país, mas ao mesmo tempo deixa livre de punição a veiculação de produções na internet.

A aprovação da lei consolida mais um passo do endurecimento do controle do governo chinês sobre o território, usando a segurança nacional como base para sufocar vozes dissidentes, entre jornais, ativistas e agora produções cinematográficas.

Governo afirma que “indústria não será afetada”; cineasta teme autocensura

Filmes considerados questionáveis ficarão até 28 dias suspensos sob análise do órgão regulador da censura de filmes, que irá analisar o potencial ofensivo da obra e fazer as considerações jurídicas julgadas necessárias.

Leia também | China não quer celebridades “afeminadas” na TV e recomenda que emissoras evitem artistas “imorais”

O secretário de Comércio e Desenvolvimento Econômico, Edward Yau Tang-wah, que havia anunciado a mudança na legislação em setembro, disse que a maioria dos filmes não será afetada e que as novas regras não devem prejudicar a indústria de cinema de Hong Kong, considerada uma das mais importantes da Ásia.

“Nosso objetivo é simples e direto — é melhorar nosso sistema de censura de filmes e prevenir e suprimir efetivamente qualquer ato que coloque em risco a segurança nacional”, disse ele durante a reunião do Conselho Legislativo, que aprovou a nova lei.

O cineasta Kiwi Chow, cujo documentário Revolution of Our Times, sobre os protestos de 2019, foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes este ano, disse à agência de notícias Reuters que a lei vai “piorar a autocensura e aumentar o medo entre os cineastas”.

China avança contra vozes de oposição em Hong Kong e já fechou jornal

O avanço da censura do regime chinês chega à indústria do cinema como uma nova fase de uma ofensiva que vem atacando opositores em diferentes setores da cultura em Hong Kong.

A mesma Lei de Segurança Nacional foi usada para reprimir manifestações críticas ao governo, e deu base ao fechamento do maior jornal pró-democracia de Hong Kong, o Apple Daily,  em junho. A redação foi invadida por forças policiais.

Leia mais | Com jornal fechado e bens congelados pela China, maior grupo de mídia de Hong Kong anuncia fim das operações

Os executivos do grupo Next Digital, dono do Apple Daily, foram detidos por “conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos que ameacem a segurança nacional”.

As autoridades de Hong Kong anunciaram o congelamento das ações do grupo, e seu fundador, Jimmy Lai, foi detido também por “motivos de segurança nacional” .

Museu sobre massacre em 1989 foi fechado, tanto prédio quanto versão online

O Massacre da Praça da Paz Celestial (Tiananmen), quando tanques chineses avançaram sobre a multidão que protestava em Pequim contra o regime comunista, em 1989, só podia ser lembrado em HJong Kong, uma vez que o governo chinês proíbe qualquer menção ao episódio.

Com a escalada da censura, uma das principais ativistas envolvidas no tributo anual às vítimas, Chow Hang-tung, advogada e vice-presidente da Aliança de Hong Kong em Apoio aos Movimentos Democráticos Patrióticos da China, foi presa em junho acusada de incentivar a perturbação da ordem.

O Museu 8964, site na internet que reproduz o museu físico, já fechado, que relembra o massacre, teve sua página derrubada em outubro, numa iniciativa não claramente atribuída à censura governamental.

Leia mais | Censura em Hong Kong derruba site de museu sobre Massacre da Praça da Paz Celestial

Até hoje, a censura do governo chinês e a ausência de qualquer relatório oficial tornam impossível saber quantas pessoas morreram naquela madrugada em Pequim. Relatos de jornalistas estrangeiros que presenciaram o massacre indicam que houve de 2.000 a 3.000 mortes.

​​O primeiro caso de censura sob a Lei de Segurança Nacional que Pequim impôs à cidade em 2020 surgiu em janeiro, quando as autoridades bloquearam o acesso ao HKChronicles, um site inspirado nos protestos contra o governo de Hong Kong em 2019 que publicou informações pessoais de policiais.

Leia também

Análise | Saída do LinkedIn na China agrava censura à internet e “cancelamento do Ocidente” em curso no país 

China vai proibir capital privado no jornalismo e transmissão ao vivo por veículos não-estatais

Principal ativista do #MeToo na China está desaparecida e há suspeitas de que tenha sido detida