A pandemia aumentou a oferta de treinamentos online, muitos deles gratuitos e realizados por grandes instituições internacionais. A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é uma das que oferece um cardápio variado de cursos, alguns voltados para profissionais de comunicação e mídia.
O próximo deles, “English for Journalism”, com legendas em português, está começando no dia 6 de setembro. É destinado a profissionais do setor que já falem inglês mas não sejam nativos e queiram aperfeiçoar o domínio do idioma, e também a quem se interessa por temas como jornalismo internacional e mídia digital.
Além de treinar os participantes no vocabulário da área, o curso cobre técnicas da prática jornalística úteis para os que trabalham na imprensa ou em áreas afins, e para os que desejem aprender mais a respeito da indústria de mídia sob uma perspectiva global. A escala é flexível, com as aulas podendo ser assistidas no horário mais conveniente para os participantes.
Dos primórdios do jornalismo às notícias digitais
O “English for Journalism” é resultado de uma parceria da Universidade da Pensilvânia com a plataforma Coursera, uma empresa de tecnologia educacional norte-americana. Com sede em Mountain View, foi fundada pelos professores de ciência da computação Andrew Ng e Daphne Koller, da Universidade de Stanford.
As aulas são oferecidas gratuitamente graças ao financiamento do setor de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Os instrutores são John Cotton, gerente de RH e Treinamento da Universidade da Pensilvânia, e Eva Litt, professora de línguas da universidade.
O programa é dividido em cinco módulos, abordando desde o início da história do jornalismo até a mídia na era digital, totalizando 43 horas de material disponível.
O desenvolvimento é feito por meio de leituras e aulas em vídeo, permitindo que os participantes expandam o vocabulário e aumentem sua capacidade de ler, pesquisar e desenvolver notícias locais e globais.
Leia também
As cinco etapas do programa
O primeiro módulo explora a história do jornalismo, bem como os princípios importantes do bom jornalismo.
O segundo tópico aborda as técnicas de como pesquisar, argumentar e entrevistar, analisando casos reais.
A mídia impressa é o tema da terceira parte, que enfoca a linguagem necessária para escrever artigos de jornais e revistas. As aulas buscam aperfeiçoar a arte de escrever resumidamente e com ênfase, criar leads que façam o público querer ler mais e editar e revisar os rascunhos dos artigos.
A mídia eletrônica é analisada na quarta etapa, quando são discutidos os fundamentos da transmissão de notícias. O objetivo é aperfeiçoar as habilidades orais para transmitir notícias e as técnicas para escrever roteiros de matérias que irão ao ar.
O último tópico aborda o jornalismo na era digital, discutindo como o jornalismo está mudando rapidamente com a evolução das novas tecnologias. Serão analisados o crescimento, o impacto e os desafios das notícias digitais, e as técnicas para acompanhar as mudanças recentes do jornalismo.
O curso oferece certificado, mediante pagamento de uma taxa. Para mais informações e inscrições, clique aqui .
Leia também
Prêmio IPYS de jornalismo investigativo abre inscrições; vencedor receberá US$ 5 mil