A polarização e a desinformação representam desafios para todos os cidadãos consumidores de notícias e mais ainda para os jornalistas, cada vez mais expostos à violência em manifestações e protestos e também a episódios de assédio online.

Para discutir soluções para este ambiente, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas promove na próxima terça-feira (9/11) o webinar gratuito “Jornalismo em tempos de polarização e desinformação na América Latina”.

O encontro será promovido pela LLILAS Benson Coleções e Estudos Latino-Americanos e contará com profissionais da Universidade do Texas, Estados Unidos (EUA).

É aberto a profissionais de mídia e também leitores de notícias que tenham interesse em acompanhar o debate sobre polarização na sociedade e seus efeitos.

Evento terá três horas de duração, com tradução simultânea

O encontro acontecerá das 17h às 20h (horário de Brasília), com tradução simultânea para o inglês, espanhol e português. 

Os palestrantes – acadêmicos e jornalistas da América Latina e dos Estados Unidos — vão falar sobre polarização, desinformação e o papel da imprensa na proteção da democracia e da liberdade de expressão na região.

Leia também | Às vésperas das eleições, Facebook desmantela “fábrica de trolls” operada pelo governo na Nicarágua

“À medida que as comunicações nas redes sociais se expandem e evoluem a uma velocidade sem precedentes, um fórum de discussão e intercâmbio entre jornalistas e acadêmicos torna-se essencial para refletir criticamente sobre a prática do jornalismo na América Latina”, afirma Adela Pineda Franco, diretora do Instituto Teresa Lozano Long de Estudos Latino-Americanos (LLILAS), e uma das palestrantes.

Polarização, desinformação e liberdade de imprensa

As palestras terão três assuntos centrais: polarização, desinformação e liberdade de imprensa.

Na discussão sobre polarização serão analisados os desafios para jornalistas convertidos em alvos em sociedades divididas.

A conversa terá moderação de Wendy Hunter, professora da Universidade do Texas. Participam também as jornalistas Romina Mella (Reporteros-Peru), Isabel Mercado (especializada em direitos humanos-Bolívia) e María Teresa Ronderos (diretora do Latin American Center for Investigative Journalism-Colômbia).

Leia também | George Soros e fundador do LinkedIn financiam empresa que vai combater desinformação online nos EUA

Já a discussão sobre desinformação abordará como o jornalismo tem reagido a esse fenômeno, com moderação de Summer Harlow, professora associada de jornalismo da Escola de Comunicação Jack J. Valenti, da Universidade de Houston, também nos EUA. 

Juntam-se ao debate Tania Montalvo (Editorial Animal-México), Tai Nalon (CEO da agência Aos Fatos-Brasil) e Laura Zommer (diretora da agência de checagem Chequeado-Argentina).

Na palestra “Democracia e liberdade de imprensa”, o papel da mídia na defesa da democracia e da liberdade de expressão será colocado em pauta, com moderação de Teresa Correa, professora associada e diretora do centro de pesquisa Ciclos, da Universidad Diego Portales, no Chile.

Participam ainda Jennifer Ávila (Contracorriente-Honduras), César Fagoaga (Associação de Jornalistas de El Salvador) e Cindy Regidor (Confidencial-Nicarágua).

“Estes têm sido tempos difíceis para a democracia e a liberdade de imprensa em muitos lugares da América Latina, razão pela qual o Centro Knight uniu forças com o Instituto Lozano Long de Estudos Latino-Americanos para oferecer esta oportunidade de reflexão e discussão com jornalistas e acadêmicos”, afirma Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight.

Para mais informações e inscrição clique aqui. Os participantes receberão um certificado gratuito.

Leia também

Facebook lança campanha para combater a desinformação na Austrália, de olho nas eleições 2022

Mídia alternativa radical mina interesse do leitor tradicional por política, aponta pesquisa