Londres – Um documentário que irá ao ar na noite desta segunda-feira (22/11) pela BBC está enfurecendo a família real britânica,, com rumores até de que poderia boicotar a emissora pública, um patrimônio nacional e que sempre deu ampla cobertura aos assuntos da monarquia. 

O programa The Princes and the Press (Os Príncipes e a Imprensa), em dois capítulos, trata do relacionamento de William e Harry com a mídia, e teria revelações como a de que assessores de ambos “vazaram” informações sigilosas para jornalistas com intuito de causar prejuízo de imagem. 

O descontentamento da realeza – incluindo a rainha Elizabeth, de 95 anos – deve-se oficialmente à recusa da BBC em mostrar o programa antes, como ocorreu em outras ocasiões. 

Palácio de Buckingham não comentou 

Mas pode ser bem mais do que isso, pois o conteúdo parece ser explosivo e nada garante que a BBC o removeria mesmo exibindo previamente à família real. 

Como costuma acontecer em casos sensíveis assim, não houve declarações ou comunicados oficiais sobre o descontentamento.

No entanto, os jornais e sites britânicos atribuem a fontes reais as notícias sobre a revolta que estaria unindo as três casas reais, o Palácio de Buckingham, a Clarence House (onde vive o príncipe Charles) e o Palácio de Kensington, residência de William. 

O programa chega ao mesmo tempo em Harry e Meghan tiveram um revés no processo que a duquesa de Sussex move contra o jornal Mail on Sunday por conta da publicação de trechos da carta que enviou ao pai depois do casamento.

Há duas semanas, ela admitiu que mentiu para a justiça ao dizer que não havia colaborado para a biografia Finding Freedom, depois que um ex-assessor forneceu à Corte correspondências provando o contrário. 

Leia mais 

Meghan se desculpa com tribunal britânico por esconder colaboração com autores de biografia “não-autorizada”

Meghan Markle
Meghan Markle (reprodução vídeo VaxLive)

No domingo, o mesmo jornal citou uma fonte real que teria chamado o documentário de ‘tagarelice’. E disse que a recusa em mostrar uma prévia deixou a rainha Elizabeth, de 95 anos, ‘chateada’.

De acordo com o jornal, o Palácio avisou que não ajudará mais em projetos futuros da BBC, a menos que tenha o direito de responder nesse programa. 

Jornalista republicano é autor do programa 

“The Princes and the Press” foi escrito e será apresentado por um respeitado jornalista da BBC, Amon Rajan, editor de mídia da rede. Vai ao ar 21h pela BBC2, e o segundo capítulo será exibido no dia 29/11.

Diferentemente do que costuma acontecer em lançamentos de especiais, não houve uma apresentação prévia para a imprensa. O autor da investigação não deu entrevistas nem fez comentários sobre o conteúdo. 

Leia também 

Protesto no Palácio de Buckingham cobra da família real britânica o reflorestamento de suas terras

Demissão de braço-direito do príncipe Charles por doações em troca de favores abre crise de RP na família real

Jornais e colunistas que defendem a realeza fizeram questão de salientar que Rajan é um republicano autodeclarado. E lembraram declarações antigas do jornalista, que rotulou a monarquia de “absurda” e a mídia de “meio de propaganda” para a família real. 

Um porta-voz da BBC disse: “O programa é sobre como o jornalismo real é feito e apresenta uma série de jornalistas da radiodifusão e da indústria jornalística”, sugerindo que as informações estarão bem fundamentadas. 

Esta é a segunda vez que o Palácio de Buckingham intervém na mídia para tentar atenuar notícias sobre desentendimento entre os irmãos.

No ano circulou a notícia de que horas antes de o documentário  da rede ITV Harry And William: What Went Wrong?  ir ao ar, um trecho atribuindo ao jornalista Omid Scobie (autor da biografia dos Sussex) teria sido removido. A informação seria de que assessores de William fizeram chegar à imprensa rumores sobre problemas emocionais de Harry.  

Entrevista da princesa Diana abriu crise 

O relacionamento da BBC com a família real já vinha tenso, sobretudo depois do escândalo envolvendo o repórter Martin Bashir.

Um relatório da própria rede comprovou este ano que ele usou documentos falsificados para convencer a princesa Diana a conceder uma entrevista histórica, em 1995, em que acusou o príncipe Charles de adultério. 

A entrevista levou ao divórcio do casal. A história dos documentos falsos (extratos bancários sugerindo que a realeza estaria pagando espiões para seguir os passos de Diana) chegou a ser revelada na época, mas acabou sendo deixada de lado. 

Leia mais 

BBC encobriu fraude de repórter que fez Diana dar entrevista histórica em 1995, conclui investigação

Bashir foi até promovido, virou estrela na TV americana e voltou para a BBC como editor de religião, cargo que ocupava até o escândalo explodir no início deste ano. Ele deixou a rede, mas o caso não esfriou. 

O príncipe William atacou a BBC quando o relatório foi divulgado este ano. 

Ele disse que sua mãe “foi reprovada não apenas por um repórter desonesto, mas por líderes da BBC que olharam para o outro lado em vez de fazer perguntas difíceis”.

A BBC já teve que pagar cerca de £ 750 mil ao ex-designer gráfico Matt Wiessler – que acabou pagando a conta e perdendo o emprego quando denunciou aos seus chefes na BBC de que extratos bancários falsos que Bashir pediu que ele simulasse foram usados ​​para garantir a entrevista com Diana. E outros pedidos de indenização ainda são negociados. 

Leia mais 

A cada 25 anos, uma entrevista para abalar a Coroa britânica: Wallis, Diana e Meghan