Londres – O sentimento de frustração que tomou conta de muitos ao final da COP26 pode ofuscar os avanços obtidos na conferência.

A jornalista Diyora Shadijanova, editora de opinião da revista americana gal-dem, fez uma análise sobre o que se pode esperar após a conferência. Ela ouviu em Glasgow ativistas e especialistas que participaram do encontro sobre suas impressões e expectativas. E concluiu que até a próxima COP, no Egito, é preciso manter a pressão para que as mudanças necessárias saiam do papel. 


Esta matéria faz parte do Especial COP26 – veja o relatório 


A COP26 acabou. E agora?

Durante 14 dias, parecia que Glasgow estava no centro de algo monumental. 

Cerca de 40 mil delegados oficiais de todo o mundo foram convidados a participar da COP26 (a Conferência Anual de Mudança Climática das Nações Unidas). Centenas de milhares de pessoas foram à cidade para protestar e se juntar às ações planejadas para a ocasião. 

Uma grande maioria chegou com a esperança de criar um ponto de virada na resposta da humanidade à crise climática

A cúpula chegou ao fim com um acordo climático da ONU intitulado ‘ Pacto Climático de Glasgow ‘. Mas grandes questões continuam: a conferência foi um sucesso? Vamos nos salvar da extinção? 

Leia também

Jovens ativistas fazem ato na COP26 com nomes que vão além de Greta: conheça Vanessa Nakate

Em ‘A Bigger Picture’, a jovem ugandense Vanessa Nakate fala sobre desafios do ativismo no Sul Global

Em resumo, o Pacto Climático de Glasgow, que não é juridicamente vinculativo, assumiu o compromisso de “reduzir gradualmente” os projetos de carvão e concordou em dobrar a proporção do financiamento climático destinado a países que se adaptam aos efeitos devastadores da crise climática.

No entanto, os especialistas temem que as promessas feitas durante a COP26 e como resultado do Pacto pelo Clima de Glasgow não sejam suficientes para limitar os aumentos de temperatura a 1,5 grau Celsius. 

Os negociadores também fecharam um acordo estabelecendo regras para os mercados de carbono , o que, por ser uma solução de mercado para a crise climática, sempre foi contencioso. 

Da representação do Sul Global aos compromissos do Norte Global

Não é nenhuma surpresa que uma conferência tão mal planejada tenha resultado em decepções. Monicah Kamandau, uma representante da ActionAid de 27 anos do Quênia, contou que metade das pessoas com quem ela esperava viajar não conseguiu chegar ao Reino Unido por causa das dificuldades de viagem relacionadas à Covid-19. 

Depois de chegar à conferência, ela não tinha certeza para onde ir. “Metade do tempo aqui foi gasto tentando acessar a Zona Azul e, uma vez lá, não sabíamos onde estavam as discussões”, diz ela. 

“Havia a promessa de que [os líderes] ouviriam as pessoas que estão passando pela crise climática em primeira mão, mas a realidade é que não pudemos participar das mesas de tomada de decisão. Observadores como eu só podiam ficar atrás da tela. Parecia assistir a um filme, mas apenas este filme é a sua realidade e vai afetar o seu futuro. ”

Embora ela sentisse que alguns líderes estavam tentando centralizar mais as vozes do Sul Global, Monicah, como muitos outros, se sentiu ignorada. 

“Às vezes parece que estamos apenas representando a inclusão, e as pessoas dizem coisas como ‘ouvimos você’, mas não estão ouvindo.”

Leia também

Análise | Petrolíferas ajudaram a causar a mudança climática. É hora de ajudar a pagar a conta

Manual de edição para jornalismo científico do Centro Knight e MIT ganha versão em português

Embora o destaque de vozes do Sul Global tenha sido bem recebido por ativistas como Mitzi Jonelle Tan, as frustrações vão além da representação. 

“Se as prioridades estivessem mudando, veríamos ação. Se as prioridades mudassem, veríamos a crise climática como uma emergência hoje, porque está afetando as pessoas hoje ”, ela me disse do lado de fora de um protesto da Campanha Awaaz . 

“Mas não estamos vendo isso, estamos vendo pessoas dizendo que ainda falta um pouco de tempo. Não temos mais tempo, temos que agir agora.” 

Mitzi quer um compromisso sólido com o financiamento do clima. E espera que os países do Norte Global finalmente falem de dinheiro. 

Embora os países mais pobres que participaram da COP tenham recebido garantias de que as metas de financiamento seriam cumpridas nos próximos anos e ouvido que os recursos para adaptação seriam dobrados, discussões sérias sobre o financiamento do clima ainda precisam ser feitas, considerando que, à medida que a crise climática piorar, trilhões de dólares serão necessários, não bilhões .

“Cancelando” a COP26? 

Para muitos especialistas em clima, a conferência foi um fracasso , com 200 acadêmicos assinando uma carta aberta internacional instando as comunidades a liderarem sua própria “resposta de emergência”. E ativistas notáveis ​​como Greta Thunberg classificando a COP26 como “mais blá, blá, blá”

Delegados das ilhas do Pacífico também condenaram o Pacto Climático de Glasgow, por não garantir a limitação do aquecimento global a 1,5 grau Celsius, ponto em que algumas nações insulares serão extintas. 

Considerando que estamos a 1,1ºC de aquecimento acima dos níveis pré-industriais agora, as esperanças de “manter 1,5ºC vivo” com as promessas atuais são extremamente tênues. Pesquisadores do Climate Action Tracker descobriram que, se seguido, o Pacto pelo Clima de Glasgow nos levará a um aquecimento catastrófico de 2,4ºC.

Outros têm uma abordagem menos niilista da conferência do clima. Falei com Tessa Khan, uma advogada internacional sobre mudança climática e direitos humanos, durante a segunda semana da COP26 e antes do anúncio do Pacto Climático de Glasgow. 

Como fundadora da Uplift, uma organização que faz campanha por uma transição justa da produção de petróleo e gás no Reino Unido, Tessa é cautelosa com o enquadramento “blá, blá, blá”. 

“Tenho total simpatia por essa visão na medida em que é uma crítica ao que os governos se comprometeram a fazer e planejam no médio prazo, mas acho que caracterizar a COP dessa forma prejudica todo o fórum”.

“É o único fórum em que os países do Sul Global, embora não negociem em pé de igualdade, se sentam na sala com outros governos e realmente colocam a eles que o que estão fazendo é uma ameaça existencial.”

Durante meu tempo em Glasgow, tive discussões semelhantes com ativistas do Sul Global que – embora desapontados com todas as questões presentes na COP26 e as fracas promessas feitas por líderes globais – estão preocupados com o “cancelamento” completo da cúpula,  o que veem como uma injustiça com as  pessoas que já estão na linha de frente da crise climática. 

Além disso, parece um descuido descartar a organização de base que ocorreu de forma paralela à conferência, que viu grupos como a Coalizão COP26 criar um poderoso senso de unidade por meio de protestos em massa em toda a cidade. 

O conselheiro Graham Campbell, um veterano ativista político e ativista comunitário, concorda que não devemos desconsiderar o poder das pessoas que se mobilizaram nas ruas de Glasgow. 

“Não é bem ‘blá, blá, blá’, mas é mais da mesma forma de processos capitalistas industriais, apenas com uma mistura de formação de energia um pouco mais renovável”, ele me disse do lado de fora no protesto climático em Glasgow Green em 6 de novembro . 

“Não houve nenhuma tentativa de criar um sistema que salve nosso planeta e interrompa seu aquecimento”, disse. “No entanto, é muito claro que os políticos estão a um milhão de milhas de distância das pessoas que protestam em Glasgow ”, acrescentou Graham, observando que ver os companheiros  se solidarizarem em uma coalizão diversificada, que colocava as vozes do Sul Global em primeiro lugar, foi altamente recompensador.

Para onde vamos a partir de agora? 

“A resposta não é difícil, é tão simples quanto uma ação coletiva em nível de base, mesmo dentro do Reino Unido”, disse Kavita Naidu, que faz parte do Grupo Constituinte de Mulheres e Gênero da UNFCCC e membro do conselho do Greenpeace Austrália Pacífico. 

“Eu sempre digo: você não precisa ser um ativista, ou um cientista, ou um advogado para realmente se envolver em fazer a coisa certa para enfrentar e deter as mudanças climáticas. 

“A resposta não é difícil, é tão simples quanto uma ação coletiva no nível de base, mesmo dentro do Reino Unido”

“Você pode começar em sua comunidade. Você pode começar a falar sobre isso. Você pode começar a fazer escolhas informadas. Você pode começar a apoiar muitas campanhas que acontecem em outras partes do mundo, onde o Reino Unido é realmente o criminoso por trás do problema. ” 

A defensora da justiça climática e dos direitos humanos acredita que nossa falta de cuidado com as comunidades da linha de frente é um subproduto de uma abordagem clínica e capitalista da crise climática, e uma resposta coletiva é necessária. 

“Há muito poder, inspiração e força quando estamos juntos. Quando nos sentamos juntos e fazemos uma estratégia sobre o que faremos. Há poder em movimento, há poder e gente nas ruas.”

Yvonne Blake, cofundadora da organização MORE ( Migrants Organizing for Rights and Empowerment ), com sede em Glasgow, acredita que as respostas também estão na história do progresso. 

“O que eu digo aos jovens, se algum dia se sentirem desiludidos, é que voltem e leiam a história das pessoas que lutaram pela libertação”, diz ela. Blake acredita que se ficarmos parados e não nos juntarmos à luta pelo clima, vamos passar a morte e a destruição para as gerações mais jovens.

Para Monicah Kamandau, que está cautelosamente otimista sobre os resultados da COP26, o mais importante é reconhecer e abordar as pessoas que já estão perdendo seu sustento para a crise climática, e continuar a luta por justiça climática independentemente dos pactos oficiais da ONU. 

“É dar continuidade à mobilização, e garantir que exigimos que nossos países cumpram todas as promessas que fazem e sejam responsáveis ​​perante as pessoas que representam”, afirma.

As promessas feitas no Acordo de Paris de 2015 teriam nos levado um aumento de 3ºC. E embora o Pacto pelo Clima de Glasgow pretenda nos levar a uma posição melhor e mais ambiciosa, ele simplesmente não vai longe o suficiente, ou rápido o suficiente, para nos limitar à marca de 1,5ºC. 

Mesmo assim, essa meta funciona como uma média; em alguns países (principalmente em todo o Sul Global), esse aumento de temperatura seria mais próximo de 3ºC ou mais. 

À medida que as negociações da COP26 se aproximavam do fim, as principais frustrações eram em torno da falta de compromissos das nações ricas com o financiamento do clima, promessas atenuadas de eliminação do carvão e falha em acelerar totalmente os cronogramas. 

O entendimento geral parece ser a esperança de que os países cheguem à COP27 no Egito em 2020 com novas e melhores ambições climáticas nacionais para fechar a lacuna entre nossa trajetória projetada rumo à meta de 1,5º.  Embora o resultado da COP26 não tenha sido bom o suficiente, é mais do que o que veio antes – e isso é alguma coisa.

O que está claro é que manter a pressão do público, dos eleitores, de empresas e de outros países faz trabalho. Quando mudanças são necessárias em uma escala tão grande, essas ações são nossa única esperança. Até a COP27, devemos manter essa pressão alta. 


Esta matéria está sendo republicada como parte da Covering Climate Now , uma colaboração global de veículos de imprensa globais dedicados a aumentar e aprimorar a cobertura sobre as mudanças climáticas. O MediaTalks integra o CCNow. 

 

Leia mais

COP26 | As imagens e fatos mais marcantes da conferência do clima em Glasgow

“Não deixem a violência do clima ser nosso legado”, pedem crianças em manifesto a líderes na COP26