Londres – Um video postado pelo jovem que invadiu os jardins do palĂĄcio de Windsor no dia de Natal com intenção de matar a rainha Elizabeth revelou a influĂȘncia de Star Wars no ato que ele justificou como vingança pelo preconceito contra indianos. 

Jaswant Chail, de 19 anos, foi capturado portando uma arma medieval “besta” quando jĂĄ estava a 500 metros da residĂȘncia onde vive a matriarca da famĂ­lia real britĂąnica.  

Na postagem no Snapchat, feita menos de meia hora antes do ato, ele aparece com mĂĄscara e capuz e diz: “Sou um sikh indiano, um Sith. Meu nome era Jaswant Singh Chail, meu nome Ă© Darth Jones.”

VĂĄrios membros da famĂ­lia real estavam em Windsor 

Chail, que usou uma corda para escalar a cerca e alcançar o jardim do palĂĄcio, foi indiciado nesta segunda-feira (27/12) sob a lei de saĂșde mental, depois de interrogado pela Scotland Yard e avaliado por mĂ©dicos. 

Além da rainha, de 95 anos, o príncipe Charles e sua esposa, Camilla, e o príncipe Edward e sua esposa, Sophie, também estavam no castelo, a cerca de uma hora de carro de Londres.

Embora sem consequĂȘncias, o incidente assustou os britĂąnicos no dia do Natal, o primeiro da famĂ­lia real depois da morte do prĂ­ncipe Philip. 

Leia tambĂ©m 

A imprensa na morte do PrĂ­ncipe Philip e o futuro da famĂ­lia real

E colocou em questĂŁo a segurança real e a facilidade de venda de armas para caça que podem ser usadas para atos violentos ou terrorismo. 

A nota oficial da polĂ­cia do Vale do TĂąmisa destacou a captura antes que ele pudesse chegar ao seu destino: 

“O homem foi preso por suspeita de violação ou invasĂŁo de um local protegido e posse de uma arma ofensiva”, disse a superintendente, Rebecca Mears. “Ele permanece sob custĂłdia neste momento. Podemos confirmar que os processos de segurança foram acionados e que e ele nĂŁo entrou em nenhum prĂ©dio.”

InfluĂȘncia de Star Wars

O vĂ­deo em que a influĂȘncia de Star Wars Ă© revelada foi obtido pelo jornal britĂąnico The Sun e estĂĄ sendo analisado pelas autoridades que investigam a tentativa de assassinato. 

Os Sith sĂŁo os vilĂ”es da franquia Star Wars, associados ao lado negro da força, e assumem “Darth” como nome. 

Segundo o The Sun, ‘Darth Jones’ seria uma referĂȘncia a James Earl Jones, a voz de Darth Vader na trilogia original de Star Wars, lançada em 1977. 

Uma imagem emoldurada do personagem de Star Wars Darth Malgus estava visĂ­vel no fundo do clipe.

Com o ĂĄudio distorcido, ele diz que sentir muito pelo que fez e pelo que faria a seguir: tentar assassinar “Elizabeth, rainha da famĂ­lia real”. 

E atribui o crime a uma vingança por uma tragĂ©dia ocorrida hĂĄ mais de cem anos: 

“Esta Ă© uma vingança para aqueles que morreram no massacre de Jallianwala Bagh, em 1919. 

É tambĂ©m uma vingança para aqueles que foram mortos, humilhados e discriminados por causa de sua raça.”

NĂŁo hĂĄ registros precisos de quantas pessoas morreram no massacre, variando entre 379 e mais de 1,5 mil.

Os manifestantes protestavam pacificamente contra do domĂ­nio colonial da Inglaterra sobre a Índia quando foram atacados pelas tropas inglesas. 

Uma mensagem ao lado do vĂ­deo acrescentava: ‘Sinto muito a todos aqueles a quem injustiças ou menti”. 

Chail pode ter postado o vĂ­deo que mostrou a influĂȘncia de Star Wars e sua motivação para o crime quando jĂĄ se encontrava prĂłximo ao seu alvo e imaginava que seria morto se conseguisse atingir a rainha. 

Ele diz: “se vocĂȘ recebeu isso, minha morte estĂĄ prĂłxima”. E pede que a mensagem seja compartilhada. 

O jovem vivia com os pais e duas irmĂŁs em North Baddesley, um vilarejo perto da cidade portuĂĄria de Southampton, sul da Inglaterra. Em entrevista a jornais britĂąnicos, o pai se disse surpreso com o ocorrido.  

Controle de armas  

Uma arma do tipo besta semelhante Ă  que Jaswant Chail portava foi usada em 2019 no massacre em uma escola de Suzano (SP), que deixou 10 mortos.

Bestas podem ser facilmente compradas em muitos lugares, inclusive na Amazon, onde um modelo com pontas de flecha afiadas “para caçar” custa pouco mais de 60 libras (R$ 453 reais).

É ilegal vender a arma para menores de 18 anos.

A polĂ­cia alemĂŁ frustrou este mĂȘs uma conspiração antivacina para matar Michael Kretschmer, o primeiro-ministro da SaxĂŽnia, usando “armas e bestas”.

Depois do caso, ativistas contrĂĄrios Ă  venda dessas armas pressionam o governo para rever a legislação. 

Leia tambĂ©m 

Programa da BBC expÔe relaçÔes da realeza britùnica com a mídia e racismo contra Meghan