Pular para o conteúdo
  • Home
  • Sobre MediaTalks
  • Quem Faz MediaTalks
  • Receba MediaTalks em seu email
  • Contato
Assine NOSSA newsletter

© Conteúdo protegido por direitos autorais

  • Notícias
    • Jornalismo
      • Liberdade de Imprensa
      • Pelas Redações
    • Plataformas Digitais
    • Desinformação
    • Negócios
    • Diversidade na mídia
    • Entretenimento e cultura pop
  • Perspectivas
  • Branding
  • Tecnologia & IA
  • Oportunidades
  • Planeta na Mídia
  • Especial COP30
  • Opinião Pública
  • Leia & Assista
    • Vídeos virais
    • Livros, filmes, podcasts e mais
  • Fotografia
  • Notícias
    • Jornalismo
      • Liberdade de Imprensa
      • Pelas Redações
    • Plataformas Digitais
    • Desinformação
    • Negócios
    • Diversidade na mídia
    • Entretenimento e cultura pop
  • Perspectivas
  • Branding
  • Tecnologia & IA
  • Oportunidades
  • Planeta na Mídia
  • Especial COP30
  • Opinião Pública
  • Leia & Assista
    • Vídeos virais
    • Livros, filmes, podcasts e mais
  • Fotografia

Marketing capilar: candidato a presidente da Coreia do Sul vira sensação prometendo tratamento grátis para calvície


Por Luciana Gurgel, MediaTalks
07.01.2022
  • Compartilhar

Londres – A história do marketing político está cheio de promessas de campanha mirabolantes, algumas destinadas a chamar a atenção dos eleitores mesmo que de difícil cumprimento. Mas o candidato à presidência da Coreia do Sul pelo partido do governo tem chances de ganhar o prêmio mundial da promessa eleitoral. 

Lee Jae-myung propôs que o seguro-saúde público do país passe a cobrir o tratamento contra queda de cabelo, em uma tentativa de agradar aos calvos e a quem se solidariza com eles. O argumento é de que muitos sofrem calados sem conseguir pagar o preço alto das terapias.

O candidato do Partido Democrata, apoiado pelo presidente Moon Jae-in, recebeu críticas de adversários pelo que foi considerado populismo, mas não pode ser acusado de defender interesses pessoais nem de favorecimento ao político que deixará o cargo. Tanto ele quanto o atual presidente exibem vastas cabeleiras bem penteadas. 

Marketing eleitoral capilar 

Para fundamentar seu marketing eleitoral ousado, o candidato do Partido Democrata afirmou que quase 10 milhões de pessoas no país perderam os cabelos. Muitas delas recorrem a remédios no exterior ou medicamentos para a próstata como alternativa devido aos altos custos do tratamento, disse ele.

No melhor estilo de políticos do passado, que prometiam dentaduras aos eleitores, o coreano prometeu, se eleito for, incluir tratamentos de crescimento do cabelo no programa nacional de seguro saúde.

Lee Jae-myung disse que o apoio aos calvos é necessário do ponto de vista de “integridade corporal”. E garantiu que a promessa de campanha é séria, com os assessores estudando o potencial impacto financeiro.

A boa notícia, pelo menos para os calvos coreanos, é que ele tem boas chances de levar a presidência – e cumprir a promessa. 

A mais recente pesquisa eleitoral no país indica que os que concorrem com Lee Joe-myung têm motivos para arrancar os cabelos de preocupação. Ele continua à frente do candidato do Partido do Poder do Povo, Yoon Suk-yeol, e tudo indica que ganhará o cargo. 

O atual presidente da Coréia do Sul, Moon Joe-in, não vai ser beneficiado pela promessa de seu sucessor

Os calvos entusiasmados com a ideia de recuperarem suas cabeleiras de graça não precisam esperar muito. As eleições na Coreia do Sul estão marcadas para março. 

Promessa de campanha virou bandeira do marketing

O candidato foi ao Facebook para interagir com os eleitores a respeito da ideia, sugerindo que a ideia faz parte de uma estratégia de marketing eleitoral bem estruturada – e criativa. 

“Por favor, conte-nos o que tem sido inconveniente para você em relação aos tratamentos para queda de cabelo e o que deve ser refletido nas políticas. Apresentarei uma política perfeita para o tratamento da queda de cabelo ”, escreveu ele no Facebook.   

O retorno online  foi positivo, com várias mensagens de apoio à promessa de campanha.

“Vamos implantar Lee Jae-myung para nós”, escreveu um usuário, respondendo a uma postagem com os slogans de Lee sobre queda de cabelo enviados para uma comunidade online de quem sofre com o problema. 

Enxergando o potencial da promessa de campanha, a equipe de marketing eleitoral tirou partido da visibilidade e chegou a organizar uma reunião na noite de quarta-feira com eleitores calvos, devidamente promovida nas redes sociais do candidato e reproduzida em veículos de imprensa. 

<청년 탈모인 비상대책위원회 초청간담회>

다이너마이트 청년선대위가 청년 탈모인 초청 간담회를 진행했습니다.

이번 간담회는 '리스너 프로젝트'를 통해 들려주신 의견 덕분에 진행할 수 있었습니다. 앞으로 저희 다이너마이트 청년선대위는 국민 여러분들의 더 많은 목소리를 듣겠습니다. pic.twitter.com/80DpQqVkXh

— 다이너마이트 청년 선대위원회 (@dynamite_minjoo) January 6, 2022

Segundo relato de agências internacionais,  uma das presentes, Jeong Da-eun, mãe de dois filhos, disse na reunião que desistiu do tratamento médico, pois exigia um gasto de 4 milhões de won (R$ 19 mil) ao longo de seis meses.

Os opositores, calvos ou cabeludos, não gostaram da promessa de campanha que chamou ainda mais atenção para o candidato do governo. 

Ahn Cheol-soo, candidato da oposição que foi médico e magnata do software, descreveu a proposta de Lee como irresponsável.

Ele apelou para uma política mais séria, prometendo cortar os preços dos medicamentos genéricos e financiar o desenvolvimento de um novo tratamento. 

“[A ideia de Lee] pode parecer um passo necessário para muitas pessoas que se preocupam com a perda de cabelo, mas não passa de populismo, visto que pioraria a estabilidade financeira do programa de seguro estatal”, disse o jornal conservador Munhwa Ilbo em um editorial.

Leia também 

Facebook lista Brasil entre os 3 países com prioridade máxima para moderação de conteúdo político

O político que tenta a presidência do país já foi governador da província de Gyeonggi, e é versado em polêmicas.

Ele se compara ao candidato americano de esquerda Bernie Sanders, e defende a ideia de uma renda básica universal. Suas políticas de gestão da pandemia causaram polêmica, mas garantiram visibilidade que o credenciou a disputar a presidência. 

Cabelos na política coreana 

Na outra Coreia, a do Norte, o problema é outro: o estilo dos que têm bastante cabelos para cortar.

O pai do atual líder coreano, Kim Jong Il, liderou na época em que comandava o país uma campanha contra o cabelo longo.  A campanha convocava todos a cortarem seus cabelos de acordo com o modo de vida socialista e afirmava que os cabelos longos seriam prejudiciais ao cérebro. 

Em 2013, o regime limitou o número de cortes masculinos a dez, e o número de penteados femininos a 18. No ano seguinte, Kim Jong Un, ordenou que os homens do país adotem o seu corte de cabelo. 

Em maio do ano passado, o regime voltou a legislar sobre cabelos, baixando um decreto proibindo 15 cortes de cabelo “não-socialistas”. Os habitantes do país só podem agora adotar looks “adequados”, conforme a mídia estatal local. 

No mesmo pacote foram proibidos certos piercings e jeans skinny, em uma tentativa de manter o país livre das tendências da moda ocidental “decadente”.

O Rodong Sinmun, jornal oficial do governo norte-coreano, publicou um artigo expressando preocupação com os jovens cada vez mais adotando as tendências da moda ocidental. “Devemos ser cautelosos até mesmo com o menor sinal do estilo de vida capitalista e lutar para nos livrar deles”, disse o artigo.

Leia também 

No aniversário da invasão do Capitólio, democratas lançam nova campanha contra Trump

Mais Notícias

Mais um: depois de Colbert, Jimmy Kimmel também tem programa cancelado por criticar Trump no caso Kirk

Castelo de Windsor com projeção imagens Donald Trump e Jeffrey Epstein

Protesto criativo viraliza com projeções de Trump com Epstein no Castelo de Windsor; veja as imagens

Donald Trump com bandeira dos EUA ao fundo ao anunciar aumento de tarifas de importação atingindo vários países, incluindo o Brasil

Trump processa New York Times por difamação e pede US$ 15 bi: veja outras ações do presidente contra a mídia

Troféu do festival de música Eurovision 2026

Irlanda e Holanda anunciam boicote ao Eurovision em protesto contra participação de Israel

Charlie Kirk na apresentação de seu podcast

Charlie Kirk: a trajetória midiática do ativista que dominou as redes com maestria e entrou para a história da política americana

Publicidade

Novo em MediaTalks

Mais um: depois de Colbert, Jimmy Kimmel também tem programa cancelado por criticar Trump no caso Kirk

Liberdade de imprensa

Mais um: depois de Colbert, Jimmy Kimmel também tem programa cancelado por criticar Trump no caso Kirk

Ativismo criativo

Protesto criativo viraliza com projeções de Trump com Epstein no Castelo de Windsor; veja as imagens

Jornalismo sob pressão

Trump processa New York Times por difamação e pede US$ 15 bi: veja outras ações do presidente contra a mídia

Mídia na Mídia

Do Deadline

Estados Unidos chegam a acordo preliminar com a China sobre futuro do TikTok, diz secretário do Tesouro

Da Columbia Journalism Review

Como influenciadores de notícias cobriram o assassinato de Charlie Kirk

Do Poynter Institute

Opinião | O noivado de Taylor Swift e Travis Kelce é o Super Bowl das notícias de celebridades

Do Nieman Lab

Experimentos recentes com IA do Politico não precisam seguir padrões editoriais da redação, dizem editores em sessão de arbitragem com sindicato

Opinião Pública

Jornalismo

Quase 8 em cada 10 pessoas definem o que é notícia com base em crenças pessoais, revela estudo

Ameaças globais

Terrorismo, fake news, economia, saúde, clima? Pesquisa mostra o que mais assusta o Brasil e o mundo

Mídia em Números

Diversidade racial

Só 17% das grandes redações jornalísticas em cinco países, incluindo o Brasil, são lideradas por negros ou pessoas não brancas

Desinformação

Fake news em 10 números: quem confia, quem checa e quem não sabe o que fazer

Inclusão

13 dados sobre a representação das mulheres na mídia global

Consumo de notícias

Sete tendências globais mostram como as pessoas estão se informando em 2025

Digitalização

Só 1 em 10 ainda lê jornal impresso no Brasil e confiança nas notícias no país é maior que a média global, diz relatório de Oxford

De olho no presidente

Sete em cada 10 americanos seguem colados no noticiário sobre atos de Trump; motivo maior é ‘preocupação’

Oportunidades

Novo curso do Knight Center ensinará jornalismo investigativo a iniciantes e interessados em aprimorar habilidades

Jornalismo investigativo

Novo curso do Knight Center ensinará jornalismo investigativo a iniciantes e interessados em aprimorar habilidades

Vital Impacts oferece até US$ 20 mil para fotógrafos que documentam soluções para a natureza — veja como concorrer

Pulitzer Center financia reportagens sobre oceanos, pesca e biodiversidade; veja como se inscrever

Perspectivas

Trump no Reino Unido: pompa real e temas sensíveis durante a rara segunda visita de Estado de um chefe estrangeiro

Reputação

Trump no Reino Unido: pompa real e temas sensíveis durante a rara segunda visita de Estado de um chefe estrangeiro

Influência digital

Charlie Kirk: a trajetória midiática do ativista que dominou as redes com maestria e entrou para a história da política americana

Guerra em Gaza

Ataques de Israel a jornalistas seguem padrão de silenciamento da mídia palestina iniciado em 1967, afirma acadêmica

Publicidade

Planeta na Mídia

Rumo a Belém

Pulitzer Center lança hub de cobertura e colaboração internacional em preparação para a COP30

Clima

20 anos após Katrina, músico americano Jon Batiste lança ‘beat’ dançante contra mudanças climáticas; veja o clip

Fotografia

Galáxias, auroras e a Terra vista do espaço: as melhores fotos do céu premiadas pelo Observatório de Greenwich

Astrofotografia

Galáxias, auroras e a Terra vista do espaço: as melhores fotos do céu premiadas pelo Observatório de Greenwich

Imagens aéreas premiadas mostram a força da natureza selvagem em novos ângulos

Imagens aéreas premiadas mostram a força da natureza selvagem em novos ângulos

Imagem de cães ‘on the road’ em Brasília é uma das premiadas em concurso de fotos com iPhone

Imagem de cães ‘on the road’ em Brasília é uma das premiadas em concurso de fotos com iPhone

Quem Somos

De Londres, MediaTalks acompanha temas como jornalismo, plataformas digitais, produção de conteúdo, desinformação, liberdade de imprensa, inteligência artificial generativa, mudanças climáticas, cultura pop e reputação de pessoas e organizações.

Apoio Institucional

Parcerias Editoriais

Distribuição

Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada.
Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.
error: O conteúdo é protegido.