Londres – A histรณria do marketing polรญtico estรก cheio de promessas de campanha mirabolantes, algumas destinadas a chamar a atenรงรฃo dos eleitores mesmo que de difรญcil cumprimento. Mas o candidato ร presidรชncia da Coreia do Sul pelo partido do governo tem chances de ganhar o prรชmio mundial da promessa eleitoral.
Lee Jae-myung propรดs que o seguro-saรบde pรบblico do paรญs passe a cobrir o tratamento contra queda de cabelo, em uma tentativa de agradar aos calvos e a quem se solidariza com eles. O argumento รฉ de que muitos sofrem calados sem conseguir pagar o preรงo alto das terapias.
O candidato do Partido Democrata, apoiado pelo presidente Moon Jae-in, recebeu crรญticas de adversรกrios pelo que foi considerado populismo, mas nรฃo pode ser acusado de defender interesses pessoais nem de favorecimento ao polรญtico que deixarรก o cargo. Tanto ele quanto o atual presidente exibem vastas cabeleiras bem penteadas.
Marketing eleitoral capilar
Para fundamentar seu marketing eleitoral ousado, o candidato do Partido Democrata afirmou que quase 10 milhรตes de pessoas no paรญs perderam os cabelos. Muitas delas recorrem a remรฉdios no exterior ou medicamentos para a prรณstata como alternativa devido aos altos custos do tratamento, disse ele.
No melhor estilo de polรญticos do passado, que prometiam dentaduras aos eleitores, o coreano prometeu, se eleito for, incluir tratamentos de crescimento do cabelo no programa nacional de seguro saรบde.
Lee Jae-myung disse que o apoio aos calvos รฉ necessรกrio do ponto de vista de โintegridade corporalโ. E garantiu que a promessa de campanha รฉ sรฉria, com os assessores estudando o potencial impacto financeiro.
A boa notรญcia, pelo menos para os calvos coreanos, รฉ que ele tem boas chances de levar a presidรชncia – e cumprir a promessa.
A mais recente pesquisa eleitoral no paรญs indica que os que concorrem com Lee Joe-myung tรชm motivos para arrancar os cabelos de preocupaรงรฃo. Ele continua ร frente do candidato do Partido do Poder do Povo, Yoon Suk-yeol, e tudo indica que ganharรก o cargo.
Os calvos entusiasmados com a ideia de recuperarem suas cabeleiras de graรงa nรฃo precisam esperar muito. As eleiรงรตes na Coreia do Sul estรฃo marcadas para marรงo.
Promessa de campanha virou bandeira do marketing
O candidato foi ao Facebook para interagir com os eleitores a respeito da ideia, sugerindo que a ideia faz parte de uma estratรฉgia de marketing eleitoral bem estruturada – e criativa.
โPor favor, conte-nos o que tem sido inconveniente para vocรช em relaรงรฃo aos tratamentos para queda de cabelo e o que deve ser refletido nas polรญticas. Apresentarei uma polรญtica perfeita para o tratamento da queda de cabelo โ, escreveu ele no Facebook.
O retorno online foi positivo, com vรกrias mensagens de apoio ร promessa de campanha.
โVamos implantar Lee Jae-myung para nรณsโ, escreveu um usuรกrio, respondendo a uma postagem com os slogans de Lee sobre queda de cabelo enviados para uma comunidade online de quem sofre com o problema.
Enxergando o potencial da promessa de campanha, a equipe de marketing eleitoral tirou partido da visibilidade e chegou a organizar uma reuniรฃo na noite de quarta-feira com eleitores calvos, devidamente promovida nas redes sociais do candidato e reproduzida em veรญculos de imprensa.
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— ๋ค์ด๋๋ง์ดํธ ์ฒญ๋ ์ ๋์์ํ (@dynamite_minjoo) January 6, 2022
Segundo relato de agรชncias internacionais, uma das presentes, Jeong Da-eun, mรฃe de dois filhos, disse na reuniรฃo que desistiu do tratamento mรฉdico, pois exigia um gasto de 4 milhรตes de won (R$ 19 mil) ao longo de seis meses.
Os opositores, calvos ou cabeludos, nรฃo gostaram da promessa de campanha que chamou ainda mais atenรงรฃo para o candidato do governo.
Ahn Cheol-soo, candidato da oposiรงรฃo que foi mรฉdico e magnata do software, descreveu a proposta de Lee como irresponsรกvel.
Ele apelou para uma polรญtica mais sรฉria, prometendo cortar os preรงos dos medicamentos genรฉricos e financiar o desenvolvimento de um novo tratamento.
โ[A ideia de Lee] pode parecer um passo necessรกrio para muitas pessoas que se preocupam com a perda de cabelo, mas nรฃo passa de populismo, visto que pioraria a estabilidade financeira do programa de seguro estatalโ, disse o jornal conservador Munhwa Ilbo em um editorial.
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O polรญtico que tenta a presidรชncia do paรญs jรก foi governador da provรญncia de Gyeonggi, e รฉ versado em polรชmicas.
Ele se compara ao candidato americano de esquerda Bernie Sanders, e defende a ideia de uma renda bรกsica universal. Suas polรญticas de gestรฃo da pandemia causaram polรชmica, mas garantiram visibilidade que o credenciou a disputar a presidรชncia.
Cabelos na polรญtica coreana
Na outra Coreia, a do Norte, o problema รฉ outro: o estilo dos que tรชm bastante cabelos para cortar.
O pai do atual lรญder coreano, Kim Jong Il, liderou na รฉpoca em que comandava o paรญs uma campanha contra o cabelo longo. A campanha convocava todos a cortarem seus cabelos de acordo com o modo de vida socialista e afirmava que os cabelos longos seriam prejudiciais ao cรฉrebro.
Em 2013, o regime limitou o nรบmero de cortes masculinos a dez, e o nรบmero de penteados femininos a 18. No ano seguinte, Kim Jong Un, ordenou que os homens do paรญs adotem o seu corte de cabelo.
Em maio do ano passado, o regime voltou a legislar sobre cabelos, baixando um decreto proibindo 15 cortes de cabelo “nรฃo-socialistas”. Os habitantes do paรญs sรณ podem agora adotar looks “adequados”, conforme a mรญdia estatal local.
No mesmo pacote foram proibidos certos piercings e jeans skinny, em uma tentativa de manter o paรญs livre das tendรชncias da moda ocidental “decadente”.
O Rodong Sinmun, jornal oficial do governo norte-coreano, publicou um artigo expressando preocupaรงรฃo com os jovens cada vez mais adotando as tendรชncias da moda ocidental. “Devemos ser cautelosos atรฉ mesmo com o menor sinal do estilo de vida capitalista e lutar para nos livrar deles”, disse o artigo.
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