Pular para o conteúdo
  • Sobre MediaTalks
  • Quem Faz MediaTalks
  • Receba MediaTalks em seu email
  • Contato
Assine NOSSA newsletter

© Conteúdo protegido por direitos autorais

  • Notícias
    • Jornalismo
      • Liberdade de Imprensa
      • Pelas Redações
    • Plataformas Digitais
    • Desinformação
    • Negócios
    • Diversidade na mídia
    • Entretenimento e cultura pop
  • Perspectivas
  • Branding
  • Tecnologia & IA
  • Oportunidades
  • Planeta na Mídia
  • Especial COP30
  • Opinião Pública
  • Leia & Assista
    • Vídeos virais
    • Livros, filmes, podcasts e mais
  • Fotografia
  • Notícias
    • Jornalismo
      • Liberdade de Imprensa
      • Pelas Redações
    • Plataformas Digitais
    • Desinformação
    • Negócios
    • Diversidade na mídia
    • Entretenimento e cultura pop
  • Perspectivas
  • Branding
  • Tecnologia & IA
  • Oportunidades
  • Planeta na Mídia
  • Especial COP30
  • Opinião Pública
  • Leia & Assista
    • Vídeos virais
    • Livros, filmes, podcasts e mais
  • Fotografia

Marketing capilar: candidato a presidente da Coreia do Sul vira sensação prometendo tratamento grátis para calvície


Por Luciana Gurgel, MediaTalks
07.01.2022
  • Compartilhar


Londres – A história do marketing político está cheio de promessas de campanha mirabolantes, algumas destinadas a chamar a atenção dos eleitores mesmo que de difícil cumprimento. Mas o candidato à presidência da Coreia do Sul pelo partido do governo tem chances de ganhar o prêmio mundial da promessa eleitoral. 

Lee Jae-myung propôs que o seguro-saúde público do país passe a cobrir o tratamento contra queda de cabelo, em uma tentativa de agradar aos calvos e a quem se solidariza com eles. O argumento é de que muitos sofrem calados sem conseguir pagar o preço alto das terapias.

O candidato do Partido Democrata, apoiado pelo presidente Moon Jae-in, recebeu críticas de adversários pelo que foi considerado populismo, mas não pode ser acusado de defender interesses pessoais nem de favorecimento ao político que deixará o cargo. Tanto ele quanto o atual presidente exibem vastas cabeleiras bem penteadas. 

Marketing eleitoral capilar 

Para fundamentar seu marketing eleitoral ousado, o candidato do Partido Democrata afirmou que quase 10 milhões de pessoas no país perderam os cabelos. Muitas delas recorrem a remédios no exterior ou medicamentos para a próstata como alternativa devido aos altos custos do tratamento, disse ele.

No melhor estilo de políticos do passado, que prometiam dentaduras aos eleitores, o coreano prometeu, se eleito for, incluir tratamentos de crescimento do cabelo no programa nacional de seguro saúde.

Lee Jae-myung disse que o apoio aos calvos é necessário do ponto de vista de “integridade corporal”. E garantiu que a promessa de campanha é séria, com os assessores estudando o potencial impacto financeiro.

A boa notícia, pelo menos para os calvos coreanos, é que ele tem boas chances de levar a presidência – e cumprir a promessa. 

A mais recente pesquisa eleitoral no país indica que os que concorrem com Lee Joe-myung têm motivos para arrancar os cabelos de preocupação. Ele continua à frente do candidato do Partido do Poder do Povo, Yoon Suk-yeol, e tudo indica que ganhará o cargo. 

O atual presidente da Coréia do Sul, Moon Joe-in, não vai ser beneficiado pela promessa de seu sucessor

Os calvos entusiasmados com a ideia de recuperarem suas cabeleiras de graça não precisam esperar muito. As eleições na Coreia do Sul estão marcadas para março. 

Promessa de campanha virou bandeira do marketing

O candidato foi ao Facebook para interagir com os eleitores a respeito da ideia, sugerindo que a ideia faz parte de uma estratégia de marketing eleitoral bem estruturada – e criativa. 

“Por favor, conte-nos o que tem sido inconveniente para você em relação aos tratamentos para queda de cabelo e o que deve ser refletido nas políticas. Apresentarei uma política perfeita para o tratamento da queda de cabelo ”, escreveu ele no Facebook.   

O retorno online  foi positivo, com várias mensagens de apoio à promessa de campanha.

“Vamos implantar Lee Jae-myung para nós”, escreveu um usuário, respondendo a uma postagem com os slogans de Lee sobre queda de cabelo enviados para uma comunidade online de quem sofre com o problema. 

Enxergando o potencial da promessa de campanha, a equipe de marketing eleitoral tirou partido da visibilidade e chegou a organizar uma reunião na noite de quarta-feira com eleitores calvos, devidamente promovida nas redes sociais do candidato e reproduzida em veículos de imprensa. 

<청년 탈모인 비상대책위원회 초청간담회>

다이너마이트 청년선대위가 청년 탈모인 초청 간담회를 진행했습니다.

이번 간담회는 '리스너 프로젝트'를 통해 들려주신 의견 덕분에 진행할 수 있었습니다. 앞으로 저희 다이너마이트 청년선대위는 국민 여러분들의 더 많은 목소리를 듣겠습니다. pic.twitter.com/80DpQqVkXh

— 다이너마이트 청년 선대위원회 (@dynamite_minjoo) January 6, 2022

Segundo relato de agências internacionais,  uma das presentes, Jeong Da-eun, mãe de dois filhos, disse na reunião que desistiu do tratamento médico, pois exigia um gasto de 4 milhões de won (R$ 19 mil) ao longo de seis meses.

Os opositores, calvos ou cabeludos, não gostaram da promessa de campanha que chamou ainda mais atenção para o candidato do governo. 

Ahn Cheol-soo, candidato da oposição que foi médico e magnata do software, descreveu a proposta de Lee como irresponsável.

Ele apelou para uma política mais séria, prometendo cortar os preços dos medicamentos genéricos e financiar o desenvolvimento de um novo tratamento. 

“[A ideia de Lee] pode parecer um passo necessário para muitas pessoas que se preocupam com a perda de cabelo, mas não passa de populismo, visto que pioraria a estabilidade financeira do programa de seguro estatal”, disse o jornal conservador Munhwa Ilbo em um editorial.

Leia também 

Facebook lista Brasil entre os 3 países com prioridade máxima para moderação de conteúdo político

O político que tenta a presidência do país já foi governador da província de Gyeonggi, e é versado em polêmicas.

Ele se compara ao candidato americano de esquerda Bernie Sanders, e defende a ideia de uma renda básica universal. Suas políticas de gestão da pandemia causaram polêmica, mas garantiram visibilidade que o credenciou a disputar a presidência. 

Cabelos na política coreana 

Na outra Coreia, a do Norte, o problema é outro: o estilo dos que têm bastante cabelos para cortar.

O pai do atual líder coreano, Kim Jong Il, liderou na época em que comandava o país uma campanha contra o cabelo longo.  A campanha convocava todos a cortarem seus cabelos de acordo com o modo de vida socialista e afirmava que os cabelos longos seriam prejudiciais ao cérebro. 

Em 2013, o regime limitou o número de cortes masculinos a dez, e o número de penteados femininos a 18. No ano seguinte, Kim Jong Un, ordenou que os homens do país adotem o seu corte de cabelo. 

Em maio do ano passado, o regime voltou a legislar sobre cabelos, baixando um decreto proibindo 15 cortes de cabelo “não-socialistas”. Os habitantes do país só podem agora adotar looks “adequados”, conforme a mídia estatal local. 

No mesmo pacote foram proibidos certos piercings e jeans skinny, em uma tentativa de manter o país livre das tendências da moda ocidental “decadente”.

O Rodong Sinmun, jornal oficial do governo norte-coreano, publicou um artigo expressando preocupação com os jovens cada vez mais adotando as tendências da moda ocidental. “Devemos ser cautelosos até mesmo com o menor sinal do estilo de vida capitalista e lutar para nos livrar deles”, disse o artigo.

Leia também 

No aniversário da invasão do Capitólio, democratas lançam nova campanha contra Trump

Mais Notícias

Placa indicando caminho para Gaza

Associação de imprensa estrangeira em Israel eleva tom por acesso a Gaza: ‘chega de desculpas’

Elon Musk entrando na sede do Twitter com uma pia, quando anunciou a compra da rede social

Musk chega a acordo trabalhista de US$ 128 mi com ex-funcionários demitidos do Twitter

Papa Leão XIV com jornalistas

Papa defende jornalismo e diz que é direito a ser protegido: ‘Ser jornalista não é crime’

Donald Trump em entrevista a jornalistas

Sob Trump, confiança de americanos na imprensa cai ao seu menor nível histórico, diz Gallup

Bari Weiss

Quem é a jornalista conservadora Bari Weiss? Entenda a surpreendente troca de comando da CBS nos EUA

Publicidade

Novo em MediaTalks

Associação de imprensa estrangeira em Israel eleva tom por acesso a Gaza: ‘chega de desculpas’

Imprensa em Gaza

Associação de imprensa estrangeira em Israel eleva tom por acesso a Gaza: ‘chega de desculpas’

X/Twitter

Musk chega a acordo trabalhista de US$ 128 mi com ex-funcionários demitidos do Twitter

Vaticano

Papa defende jornalismo e diz que é direito a ser protegido: ‘Ser jornalista não é crime’

Mídia na Mídia

Do The Guardian

O acordo de venda do TikTok nos EUA é mais um presente para os super-ricos – e um desastre para o restante de nós

Do Deadline

Estados Unidos chegam a acordo preliminar com a China sobre futuro do TikTok, diz secretário do Tesouro

Da Columbia Journalism Review

Como influenciadores de notícias cobriram o assassinato de Charlie Kirk

Do Poynter Institute

Opinião | O noivado de Taylor Swift e Travis Kelce é o Super Bowl das notícias de celebridades

Opinião Pública

Jornalismo

Quase 8 em cada 10 pessoas definem o que é notícia com base em crenças pessoais, revela estudo

Ameaças globais

Terrorismo, fake news, economia, saúde, clima? Pesquisa mostra o que mais assusta o Brasil e o mundo

Mídia em Números

Diversidade racial

Só 17% das grandes redações jornalísticas em cinco países, incluindo o Brasil, são lideradas por negros ou pessoas não brancas

Desinformação

Fake news em 10 números: quem confia, quem checa e quem não sabe o que fazer

Inclusão

13 dados sobre a representação das mulheres na mídia global

Consumo de notícias

Sete tendências globais mostram como as pessoas estão se informando em 2025

Digitalização

Só 1 em 10 ainda lê jornal impresso no Brasil e confiança nas notícias no país é maior que a média global, diz relatório de Oxford

De olho no presidente

Sete em cada 10 americanos seguem colados no noticiário sobre atos de Trump; motivo maior é ‘preocupação’

Oportunidades

Curso gratuito do Knight Center prepara jornalistas e comunicadores para a cobertura da COP30

COP30

Curso gratuito do Knight Center prepara jornalistas e comunicadores para a cobertura da COP30

Jornalismo investigativo

Novo curso do Knight Center ensinará jornalismo investigativo a iniciantes e interessados em aprimorar habilidades

Vital Impacts oferece até US$ 20 mil para fotógrafos que documentam soluções para a natureza — veja como concorrer

Perspectivas

Jimmy Kimmel voltou ao ar, mas até quando talk shows de sátira política resistirão a pressões e guerras culturais?

Liberdade de expressão

Jimmy Kimmel voltou ao ar, mas até quando talk shows de sátira política resistirão a pressões e guerras culturais?

TikTok

Venda do TikTok nos EUA chama atenção para o algoritmo: entenda como ele pode mudar sob influência de Trump

Liberdade de Imprensa

Processos, cancelamentos e intimidação: Trump destrói a liberdade de imprensa nos EUA com novas armas

Publicidade

Planeta na Mídia

Política e clima

‘A COP da verdade’: o que Lula e António Guterres falaram na ONU sobre clima e COP30 em Belém

Rumo a Belém

Pulitzer Center lança hub de cobertura e colaboração internacional em preparação para a COP30

Fotografia

Jane Goodall: primatologista que morreu aos 91 foi homenageada por fotógrafas ambientais ao completar 90 anos

Conservacionismo

Jane Goodall: primatologista que morreu aos 91 foi homenageada por fotógrafas ambientais ao completar 90 anos

Prêmio de fotografia ambiental destaca tempestades climáticas e sociais do mundo contemporâneo

Prêmio de fotografia ambiental destaca tempestades climáticas e sociais do mundo contemporâneo

Galáxias, auroras e a Terra vista do espaço: as melhores fotos do céu premiadas pelo Observatório de Greenwich

Astrofotografia

Galáxias, auroras e a Terra vista do espaço: as melhores fotos do céu premiadas pelo Observatório de Greenwich

Quem Somos

De Londres, MediaTalks acompanha temas como jornalismo, plataformas digitais, produção de conteúdo, desinformação, liberdade de imprensa, inteligência artificial generativa, mudanças climáticas, cultura pop e reputação de pessoas e organizações.

Apoio Institucional

Parcerias Editoriais

Distribuição

Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada.
Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.
error: O conteúdo é protegido.