O programa Revolutionary Storyteller Grant, organizado pela PWB (Photographers Without Borders, ou Fotógrafos sem Fronteiras) está oferecendo cinco bolsas de fotojornalismo a interessados em desenvolver projetos de storytelling sobre iniciativas de proteção ambiental em suas comunidades.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro e são abertas a qualquer interessado, sem exigência de comprovação de atuação profissional em fotojornalismo. 

O valor da dotação é de US$ 5 mil (R$ 28,4 mil) para cada um dos cinco projetos selecionados. Três das bolsas serão concedidas a membros da PWB e as outras duas são oferecidas a candidatos que não façam parte da entidade. 

Fotojornalismo social 

A Phographers Without Borders é uma organização sem fins lucrativos administrada por voluntários. 

Seu objetivo é apoiar reportagens que inspirem ações e mudanças significativas no mundo por meio do compartilhamento de histórias importante.

Alex Moana King, integrante Maori da Photographers Without Borders. O trabalho de Alex conecta o matriarcado e a cultura Maori a questões de conservacao

Os projetos da PWB têm como finalidade contribuir para o alcance dos  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e promover os princípios da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Bolsa para projetos locais 

O programa de bolsas para fotojornalismo usando técnicas de storytelling está sendo oferecido pela primeira vez este ano.

Storytelling é uma técnica utilizada para “contar histórias” com recursos que vão além das palavras, incluindo imagens e gráficos, facilitando a compreensão da ideia e convencendo sobre sua importância. 

Os projetos selecionados devem ter como objeto uma iniciativa ou campanha destinada a proteger comunidades nativas ou ecossistemas ameaçados no local onde o candidato vive ou em alguma comunidade com a qual já tenha uma ligação. 

Leia também 

Relatório sobre a COP26 analisa repercussões da conferência da ONU em sete países, incluindo o Brasil

Entre os exemplos citados pelos organizadores estão a proteção de terras ancestrais, a criação de reservas marinhas ou ações para evitar a destruição de florestas. 

A bolsa será empregada para um projeto de storytelling sobre o projeto. Os selecionados terão apoio da PWB na execução. 

Será feito também um vídeo mostrando os bastidores do trabalho e uma campanha para apoiar o projeto documentado com a ajuda da bolsa.

Para participar, os candidatos devem apresentar seu perfil pessoal e descrever o projeto que pretendem retratar, destacando seus objetivos e sua relevância social e ambiental. 

Os organizadores também pedem detalhamento de como a verba será empregada, ideias de ações de marketing para promover o trabalho,  indicação de cinegrafistas que possam cobrir as etapas da produção e cartas da comunidade ou dos responsáveis pela iniciativa a ser documentada. 

Mais informações podem ser obtidas no site da PWB.

Leia também

Scrollytelling pode ser a saída para jornalismo reengajar público

Conheça 5 vitórias da sociedade sobre a indústria de combustíveis fósseis no mundo em 2021