A beleza da cultura chinesa foi retratada nas imagens vencedoras do concurso Global SinoPhoto Awards 2021, que recebeu quase 2.000 inscrições de fotógrafos profissionais e amadores da China, Reino Unido, Polônia e Ucrânia.
Lançado em 2020 o concurso de fotografia, em associação com o Lau China Institute do King’s College London, tem por objetivo apresentar histórias que expressem, interpretem e compartilhem as conexões entre a cultura chinesa e o resto do mundo.
São quatro categorias: Água (já que 2022 é o ano do Tigre d’água), Casa, Trabalho & Lazer e Meio Ambiente.
Concurso celebra o Ano do Tigre d’água
Em homenagem ao Ano Novo chinês, que este ano é do Tigre d’água, o concurso fez o anúncio dos vencedores na véspera do início do novo período (25 de janeiro), já que a água é parte integrante da cultura chinesa, um conceito-chave no confucionismo e no taoísmo.
O elemento é valorizado por sua força, resistência e propriedades ambientais que são parte integrante do DNA chinês e é a fonte de vida de culturas em todo o mundo.
Yintong Betser, cofundador do Global SinoPhoto Awards, diisse:
“Ficamos encantados com o alto nível das imagens na categoria ‘Água’ de muitos locais fora da China, pois esse elemento representa a fonte de vida definitiva de acordo com a filosofia chinesa e é uma maneira de todas as culturas compartilharem sua inspiração e prazer para este elemento.”
Os vencedores
O fotógrafo chinês Li Huaifeng foi o vencedor geral e também ficou em 1º lugar na categoria Trabalho & Lazer com a imagem “Dancing dreams of a mountain girl” (Sonhos dançantes de uma garota da montanha).
A fotografia retrata uma jovem dançando enquanto a avó trabalhava fazendo tigres de brinquedo e mostra o lar, a infância e a vida familiar.
Segundo o júri a foto é “um momento de alegria – uma visão quase de outro mundo da criança sob os raios do sol”.
Huaifeng também teve uma foto selecionada como altamente recomendada na mesma categoria.
Conheça os vencedores de cada categoria e as fotos altamente recomendadas:
Categoria Trabalho & Lazer
Fotografias altamente recomendadas
“Pães a vapor”, por Huang Jianjun
Pães fumegantes em Zheijang, 2020
“Fantoches das sombras”, por Li Jianping
Bonecos de sombra em Shandong, 2020.
“Duplo ato”, por Li Huaifeng
Escola de Acrobacia Shandong Dezhou Ningjin.
Categoria Água
1º lugar – “Buscando”, por Huang Jianjun
Imagem capturada em Yeqing, Wenzhou, China, 2016 .
Fotografias altamente recomendadas
“Micro world”, por Wen Dong
Uma imagem feita com um drone em fazendas de água. Os padrões formados pelas redes parecem células.
“Nadador”, por Adrian Bradshaw
Refrescando-se num dia quente de verão mergulhando no canal.
“Dois sorvetes”, por Yevhen Samuchenko
Dois pólos congelados no pôr do sol de inverno no Mar Negro – um foto de longa exposição.
Leia também
Categoria Casa
1º lugar – “Família Stuff – O casal das Bodas de Ouro”, por Huang Qingiun
“O velho casal está de pé no meio dos bens da família. Eles estão casados há 50 anos. O que eles possuem não é muito, porém não influencia na sua felicidade.
Tiro retratos íntimos de famílias chinesas em frente de suas casas, com seus bens em exposição.
Esta é uma foto de uma série de imagens sob o título da série ‘Family Stuff’, representando as mudanças sociais significativas que estão ocorrendo dentro de uma geração”.
Fotografias altamente recomendadas
“Ônibus 116”, por Arek Rataj
“Em 2013-2016 trabalhei em Shijiazhuang como professor de inglês na Jingying Elementary School. Durante esses poucos anos, a cidade se tornou uma segunda casa para mim. Conheci os costumes e a cultura de seus verdadeiros habitantes chineses.
Viajei muitas vezes no ônibus nº 116 para conhecer os cantos mais distantes desta metrópole. Sempre me interessei em observar os passageiros no ônibus. É por isso que eu sempre tinha uma câmera comigo para capturar a aura deles”.
“As velhas gaiolas do vovô”, por Wu Wei
“ Todas as manhãs o vovô passeava pelo jardim da rua. Quando eu passava a caminho da escola, abaixava a janela e gritava alô. Ele procurava o ônibus e nunca se sentia só”.
“Casa de família 1”, por Cindy Lin
“Esta colagem de fotos explora a localização física da casa da nossa família, que foi demolida nos anos 90 para dar lugar a um condomínio de luxo.
A imagem explora a ideia de linhagem familiar conectada por um local físico que é identificado como nossa casa de família”.
Categoria Meio Ambiente
1º. Lugar – “Mar sazonal”, por Yang Tongyu
“Todo verão, uma alga verde chamada Enteromorpha flutua no mar ou corre para a costa, muitas vezes cobrindo vários quilômetros quadrados, criando um espetáculo natural.
O governo local contribui com fundos para combater esse fenômeno conhecido como ‘Enterhu’, usando barcos de pesca, limpeza mecânica, interceptação de redes e esforços conjuntos para cercar e suprimir as algas.
No entanto, não há guerra entre o homem e a natureza. Eu uso a fotografia para aumentar a conscientização das pessoas sobre a proteção marinha, dizendo:
“Acredito que deve haver uma maneira melhor de viver sem depender da produção e consumo de objetos de matança pós-industriais, sem sofrer com plástico e metais pesados, sem matar criaturas marinhas, e sem destruir montanhas e rios.”
Fotografias altamente recomendadas
“O estaleiro”, por Jiang Xinhe
“Na primavera, bandos de narcejas voam da Austrália e da Nova Zelândia no hemisfério sul e se reúnem em torno das docas do porto de Dandong, na província de Liaoning.
Eles seguem o som dos barcos, criando uma convivência harmoniosa entre o homem e a natureza“;
“Oásis erodido”, por Yu Qiyong
“Tirada em um canteiro de obras em Dongchuan, Yunnan, a imagem retrata uma misteriosa estrada sinuosa dentro de uma terra verdejante aberta por uma grande máquina de construção.
Visto de cima, parece que um punhado de folhas verdes foi devorado por insetos, deixando-nos refletir sobre a fragilidade dos recursos naturais”.
“Pastor em uma antiga estrada”, por Zhao Jinli
“Longwan Canyon é uma estrada antiga, criada pelo desvio do antigo Rio Amarelo, e se tornou um destino popular para os pastores locais levarem seu gado”.
Leia também
Leia também | Mudanças climáticas e biodiversidade: os brasileiros premiados em concursos de fotografia de natureza em 2021