Londres – Muitos fotógrafos profissionais reclamam por terem perdido trabalho para amadores munidos de câmeras e smartphones cada vez mais poderosos, mas agora eles arrumaram nova concorrência: um pássaro que rouba uma câmera e faz um lindo vídeo panorâmico. 

O cinegrafista amador foi um kea, tipo de papagaio verde comum na Nova Zelândia, que por sua natureza alada dispensou o uso de drones para fazer as cenas. 

Rápido como quem rouba, ele tomou a câmera GoPro de uma família que admirava pássaros em uma reserva e voou longe, filmando todo o percurso. 

Pássaro que rouba câmera tem fama de ‘ladrão’ 

A história aconteceu com a família de Alex Verheul no parque nacional Fiordland, em um local chamado Kepler Track. Ele postou o vídeo em suas redes sociais e contou o caso à TV local Seven Sharp.

Verheul disse que família havia colocado a GoPro na varanda do chalé onde estavam hospedados para capturar imagens dos pássaros, quando o kea se aproxima.

Rapidamente ele rouba a câmera e voa para uma encosta cheia de árvores. Com boas noções de enquadramento, o cinegrafista amador consegue filmar um companheiro que voava ao seu lado. 

No final do percurso, o filho de Verheul consegue encontrar o ladrão com o produto do roubo. Ao ver o menino se aproximar, o kea foge sem desligar a câmera e ouve-se um grito de alívio: “achei”.

Pássaro fez ‘selfie’ com a câmera 

O pássaro que ficou famoso por roubar a câmera honrou a tradição da espécie. Os keas, que podem chegar a 48cm de comprimento e pesar 900g, são conhecidos na região por roubarem objetos e até comida de turistas. 

Em um momento do vídeo é possível ver o rosto do kea, que aproveitou para fazer uma selfie e confirmar a autoria do trabalho. 

Imagem: reprodução vídeo Alex

A história serviu como ótima propaganda para GoPro, resistente ao tombo e a algumas bicadas do pássaro cinegrafista – que ao roubar a câmera mostrou que qualquer um pode fazer boas imagens com ela.

E sem precisar de drones para imagens aéreas, dependendo da espécie a que pertença. 

Companheiros do ‘cinegrafista’ podem ter ficado solidários com o fim mal-sucedido do roubo.

Verheul contou à Seven Sharp que dias depois outros keas roubaram copos de suas mochilas enquanto caminhavam pela trilha. 

Veja também 

Bolha em “local estratégico” e risadas de cães, gatos e cavalos: os cliques vencedores do Comedy Pet Awards