Londres – O que faz uma senhora de 95 anos aos domingos? Se ela for a Rainha Elizabeth II, mesmo sendo dia de um aniversário importante, trabalha. 

Essa foi a mensagem que o Palácio de Buckingham quis transmitir aos súditos na abertura das comemorações pelo Jubileu de Diamante de Elizabeth II, divulgando nas redes sociais uma foto e um vídeo da monarca analisando documentos com seu secretário particular. 

A escolha das imagens parece um recado sutil para os que achavam que a rainha estaria em processo de abdicar ou reduzir o ritmo de trabalho e de aparições públicas. O Palácio aproveitou para mostrar que trabalho é coisa que ela fez a vida toda, divulgando também uma série de imagens de vários momentos da vida. 

Elizabeth II celebrou 70 anos de reinado 

Esse tipo de comunicação sutil é uma prática comum da forma como a realeza britânica se relaciona com o público e com a imprensa.

Muitas mensagens são transmitidas indiretamente, usando os símbolos em torno da realeza para alimentar a magia e o encantamento que ela desperta. Um desses símbolos, associado ao trabalho, é a caixa vermelha de documentos que aparece em destaque nas cenas. 

As imagens forma feitas no dia 6 de fevereiro, quando ela celebrou seu 70º aniversário no trono britânico, que assumiu aos 25 anos, depois da morte do pai, o rei George VI. 

Desde jovem ela já se preparava para a missão, que acabou sendo entregue em suas mãos mais cedo do que o previsto devido ao falecimento prematuro do rei, com apenas 56 anos. 

Leia também 

A Rainha e o Rei do Futebol | Cenas e histórias da charmosa visita de Elizabeth II ao Brasil em 1968

Embora os membros da realeza não exerçam função executiva no governo, o que cabe ao primeiro-ministro (Boris Johnson, atualmente), a rainha é a chefe de estado do Reino Unido e dos países que compõem a Commonwealth, comunidade de países que foram colônias, incluindo Austrália e Canadá. 

Ela e alguns dos integrantes da família participam de cerimônias públicas, recebem chefes de estado e visitam outros países representando o Reino Unido.

No aniversário da rainha Elizabeth no trono, vários líderes globais enviaram mensagens de congratulações. 

Leia também 

Nova coleção de selos celebra em imagens os 70 anos de Elizabeth II como rainha da Inglaterra

Conjunto de selos em comemoração ao jubileu de platina da Rainha Elizabeth II

Rumores sobre abdicação da rainha Elizabeth 

Durante a crise aguda da pandemia, a rainha ficou isolada mas não deixou a vida pública, participando de atividades via teleconferência.

Quando as regras de distanciamento foram relaxadas, no verão britânico, ela retomou compromissos públicos em ritmo acelerado.

Em novembro, no entanto, teve problemas de saúde (não muito bem explicados), chegou a passar uma noite no hospital e não participou da conferência do clima COP26. Depois disso ficou mais recolhida, aparecendo apenas em poucas ocasiões.

Isso alimentou especulações de que ela poderia abdicar do trono em favor do príncipe Charles, ou reduzir seus compromissos. 

Mas o Palácio de Buckingham parece querer desmentir essa possibilidade ao divulgar no dia do aniversário de 70 anos no trono a foto e um vídeo da rainha trabalhando em pleno domingo.

E no dia seguinte uma sequência de fotos. 

Pessoas ligadas a ela também transmitiram o recado. Em um painel sobre o aniversário de 70 anos da rainha Elizabeth no trono, Lady Pamela Hicks, de 92, prima do príncipe Philip e ex-dama de companhia da monarca, afirmou que devido às suas crenças religiosas ela nunca abdicaria. 

E se depender dos súditos, ela deve continuar ativa.

Uma pesquisa do instituto YouGov feita em novembro, quando ela andava adoentada, mostrou que mesmo assim 57% da população achava que ela não deveria abdicar. Apenas 26% pensavam o contrário.

 A “Red Box” da Rainha Elizabeth 

Um dos símbolos do trabalho da Rainha é uma caixa vermelha. 

Nos últimos 70 anos, a rainha recebeu jornais diários de seus secretários particulares, pessoalmente ou por meio da caixa.

Nela são entregues também documentos que atualizam a monarca sobre atividades no Parlamento, bem como assuntos  internacionais da Commonwealth e papéis que exigem sua assinatura e consentimento real.

No vídeo comemorativo do aniversário no trono, ela aparece numa cena que seria a sua rotina com um dos secretários particulares. E feliz da vida, como quem adora trabalhar até aos domingos. 

As fotos divulgadas pelo Palácio de Buckingham mostram Elizabeth II com a famosa caixa vermelha em vários momentos, como parte das memórias divulgadas por ocasião do aniversário no trono. 

Rainha Elizabeth (divulgação The Royal Family)

 

Rainha Elizabeth(divulgação The Royal Family)

 

Rainha Elizabeth (divulgação The Royal Family)
Rainha Elizabeth (divulgação The Royal Family)

No aniversário, Rainha Elizabeth confirma Charles no trono 

As imagens e mensagens divulgadas pelo Palácio de Buckingham no aniversário de 70 anos da Rainha Elizabeth reinando na Inglaterra também confirmaram quem será o seu sucessor depois que ela morrer. 

O filho Charles, príncipe de Gales, foi oficialmente confirmado como o herdeiro do trono, colocando fim a especulações de que a família real poderia optar por uma solução mais moderna: o príncipe William e sua mulher, Kate Middleton. 

Os dois são mais jovens, formam a “família perfeita”, com três crianças lindas, nunca tiveram grandes problemas de imagem e são populares. 

Já Charles não tem a mesma popularidade. E sua mulher, Camilla, tem na bagagem a reputação de ter sido a causadora do divórcio do príncipe com a idolatrada princesa Diana, que morreu em 1997 em um acidente de automóvel. 

Mas a rainha pensou nisso também.

Em sua mensagem à nação no último sábado, pediu que Camilla seja aceita com o título de rainha consorte, o que legalmente ela já será quando o marido se tornar rei, mas diante do público a resistência a ela poderia atrapalhar os planos. 

Leia mais 

Análise | Ao pedir a súditos que aceitem Camilla como rainha consorte, Elizabeth II confirma Charles no trono

Leia também

Washington Olivetto: ‘Rainha Elizabeth é a melhor agência de propaganda que a Inglaterra poderia ter’