Londres – O jornalista holandês Sjoerd den Daas, repórter da emissora pública Nederlandse Omroep Stichting (NOS), virou protagonista de um ataque nos Jogos de Inverno de Pequim que se tornou mais um exemplo da relação conflituosa da China com a imprensa.

Sjoerd den Daas fazia uma reportagem diante porta do Estádio Nacional, conversando com a apresentadora no estúdio, quando dois oficiais de segurança chineses à paisana interrompem sua transmissão ao vivo.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver um dos seguranças empurrar Daas para fora do enquadramento. O repórter ainda tenta continuar o seu trabalho, mas outro segurança tenta bloquear a câmera com a mão. 

Interrompido sem aviso

Não ficou claro o que teria motivado a interrupção por parte dos seguranças dos Jogos de Inverno. 

A emissora na Holanda acabou perdendo a conexão com o repórter. A apresentadora fica estupefata ao ver a cena. 

No Twitter, a emissora disse: 

“Nosso correspondente foi afastado da câmara pelos seguranças às 12h00 ao vivo no NOS Journaal.

Infelizmente, isso está se tornando cada vez mais uma realidade diária para jornalistas na China. Ele está bem e foi capaz de terminar sua história alguns minutos depois.”

O  jornalista holandês relatou em suas redes sociais que estava transmitido de uma área que havia sido indicada pela própria polícia.

E quando questionou o porquê da interrupção, os seguranças responderam que não podiam dizer o que ele tinha feito de errado.

“Incidente infeliz”

De acordo com a agência de notícias Reuters, o Comitê Olímpico Internacional (COI) classificou o acontecimento como um “incidente infeliz” durante uma coletiva, afirmando que seria um caso isolado. 

O porta-voz do COI, Mark Adams, disse que funcionários do evento ajudaram o jornalista holandês a continuar sua reportagem e que o COI conversou com a emissora NOS.

Leia também
Antes da abertura dos Jogos de Inverno, COI é criticado por tolerância com repressão na China

No entanto, a agência de notícias declarou que, segundo NOS, não houve contato por parte do COI.

Assédio a jornalista holandês não foi caso isolado

Em uma série de tuítes, o jornalista holandês explicou que essa não foi a primeira vez que profissionais da imprensa eram assediados por seguranças chineses. 

“Nas últimas semanas, nós, como vários colegas estrangeiros, fomos impedidos ou parados várias vezes pela polícia ao relatar assuntos relacionados aos Jogos.

Portanto, é difícil ver o incidente da noite passada como um incidente isolado, como afirma o COI, embora essa interferência raramente aconteça ao vivo na transmissão.”

série de tuítes do jornalista holandês interrompido na China

Liberdade de imprensa em risco na China

Pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, diversas entidades de defesa da liberdade de imprensa demonstraram preocupação com a situação da mídia no país.

O Clube de Correspondentes Estrangeiros no país (FCCC, na sigla em inglês) publicou um relatório criticando duramente as condições de trabalho para os profissionais de veículos globais.

Segundo documento, o Estado chinês tem assediado severamente jornalistas estrangeiros e suas famílias. Eles chegam a ser seguidos e abordados mesmo em viagens pessoais. 

A cobertura dos jogos foi dificultada, com obstáculos para conseguir credenciamento e ausência de convites para participar de coletivas oficiais. 

Leia mais
“Confinado ou Expulso”: novo relatório aponta abusos da China contra correspondentes estrangeiros

“O FCCC está preocupado com a velocidade vertiginosa com que a liberdade de mídia está diminuindo na China”, disse o relatório, que afirma que os obstáculos são “sem precedentes”.

Leia também

O “salto para trás” da liberdade de imprensa na China: relatório mostra extensão da censura e repressão

ONGs de liberdade de imprensa apontam China, México e Afeganistão como os piores para o jornalismo em 2021