A TelevisaUnivision, empresa resultante da fusão entre a mexicana Televisa e a norte-americana Univision, revelou os detalhes para o lançamento dos seus serviços de streaming, um mercado em crescimento em todo o mundo. 

Os detalhes de ViX e ViX+ foram anunciados na semana passada em apresentação virtual para a imprensa com a participação de um elenco de estrelas como Selena Gomez e Salma Hayek, que terão projetos exclusivos no ViX.

A plataforma terá duas versões: uma gratuita, com propagandas, e um serviço de assinatura premium. A proposta é oferecer mais de 50 mil horas de conteúdo de entretenimento, esportes e notícias em espanhol somente em 2022.

Mercado de streaming dos EUA e México no alvo 

As empresas Televisa e Univision concluíram a fusão em janeiro — um negócio estimado em US$ 4,8 bilhões, e que já nasce como a principal organização de mídia e conteúdo em espanhol do mundo.

O serviço de streaming gratuito ViX estará disponível a partir de 31 de março nos Estados Unidos, México e países falantes de espanhol na América Latina.

ViX, o streaming da TelevisaUnivision (Foto: Divulgação)

A plataforma terá em seu catálogo mais de 100 canais de programação ao vivo, além de 40 mil horas de conteúdo sob demanda, incluindo novelas, filmes e programas exclusivos.

O ViX incorporará todos os serviços de streaming que já eram oferecidos antes pela Televisa e Univision, incluindo o Prende TV e o Blim TV.

A versão premium, ViX+, será lançada até o final do ano, garante a TelevisaUnivision. Serão mais de 10 mil horas de conteúdos produzidos internacionalmente, e cerca de 60 produções originais na sua estreia.

O valor de assinatura ainda ainda não foi confirmado. O presidente da TelevisaUnivision, Pierluigi Gazzolo, afirmou que a empresa ainda está realizando uma “análise completa das condições socioeconômicas” em vários territórios para definir os preços para cada região.

Ele prometeu um valor abaixo do “preço mais baixo de todos os streamers globais” existentes no momento. “Queremos ser competitivos e, francamente, queremos refletir os insumos socioeconômicos de nossas regiões na América Latina especificamente.”

Leia também 

New York Times vai às compras e atinge meta ambiciosa de 10 milhões de assinantes antes do previsto

Mesmo antes do lançamento, a plataforma on demand da TelevisaUnivision já promete incomodar os concorrentes. 

A nova empresa atraiu alguns executivos do mercado de streaming. Michael Cerdá, antes vice-presidente da Disney+, Rodrigo Mazon, que era vice-presidente de conteúdo da Netflix, são alguns dos nomes que embarcaram no projeto.

Estrelas hispânicas no novo streaming 

Um elenco de astros e estrelas de origem hispânica e projetos exclusivos desenvolvidos por eles serão os atrativos do ViX para conquistar assinantes.

Diversos acordos com nomes de peso da indústria cinematográfica foram firmados para compor o catálogo do Vix+, um deles com Salma Hayek.

Por meio de sua produtora Ventana Rosa, a estrela de Hollywood assinou um contrato de dois anos para a produção de longas-metragens exclusivos em espanhol para o novo serviço de streaming.

“Vinte anos atrás, eu tive um sonho”, disse a atriz durante o evento virtual de lançamento de ViX. “A indústria cinematográfica no México estava fazendo de cinco a seis filmes por ano, então, decidi ir para Los Angeles. Mas quando cheguei lá, percebi que não seria mais fácil, e provavelmente era mais difícil.”

“As coisas mudaram”, continuou Hayek, acrescentando que embora ainda haja um longo caminho a percorrer. “A oportunidade criativa para artistas latinos no Vix me enche de alegria”.

O primeiro projeto de Salma Hayek para ViX é a comédia romântica “Quiero Tu Vida”, ambientada no mundo do esporte. A história vai acompanhar um fã que, em uma manhã nada comum, acorda no corpo de um famoso jogador de futebol.

A atriz e produtora Salma Hayek terá projetos exclusivos no ViX+ (Foto: Divulgação)
A atriz e produtora Salma Hayek terá projetos exclusivos no ViX+ (Foto: Divulgação)

“Com os conteúdos e recursos da TelevisaUnivision combinados, somos capazes de fornecer um serviço de streaming inovador para quase 600 milhões de falantes de espanhol em todo o mundo”, diz Wade Davis, CEO da TelevisaUnivision.

“Pela primeira vez, nossa audiência global terá um streaming que oferece uma enorme variedade de entretenimento, esportes e notícias produzidos em espanhol para falantes de espanhol”, completou.

Selena Gomez, fará documentário para o streaming ViX

Quem também fará parte do catálogo de ViX é a atriz e cantora Selena Gomez, que terá o seu primeiro projeto em espanhol feito exclusivamente para a plataforma. 

“Mi Vecino, El Cartel” é um documentário baseado em fatos reais que acompanha a investigação de um assassinato que abalou uma pequena cidade no Texas, nos Estados Unidos.

Outras ofertas do Vix e Vix+ incluirão notícias e esportes. O âncora da Univision Jorge Ramos terá um programa inédito no Vix+.

O astro mexicano Eugenio Derbez, que também faz muito sucesso nos Estados Unidos, assinou um acordo com o streaming para a criação de projetos originais. Com a sua produtora 3Pas Studios, Derbez deve estrelar projetos tanto no serviço pago quanto no gratuito da empresa. 

Novelas e filmes no cardápio do novo streaming 

As clássicas novelas da Televisa também farão parte do catálogo de ViX. Blockbusters de Hollywood, filmes independentes e latino-americanos integrarão as opções para a audiência falante de espanhol.

A justificativa por trás do investimento em streaming por parte da TelevisaUnivision é que os espectadores de língua espanhola são “mal atendidos” pelos atuais serviços disponíveis. 

O movimento também quer ganhar terreno no mercado. A rival Telemundo lançou recentemente o TPlus, uma nova marca de programação com assinatura premium no Peacock, da NBCUniversal.

A Netflix também ganhou força com produtos em espanhol, como a série “La Casa de Papel”, alavancando sua presença global de 222 milhões de assinantes.

Leia também 

Compra do Group Nine transformará Vox em uma das 10 maiores empresas de mídia digital americanas

Fusão entre Televisa e Univision

O resultado da operação entre a Univision e a Televisa movimentou a indústria de mídia global em língua espanhola.

As duas empresas receberam, em janeiro, o aval dos órgãos regulares para a fusão que criou a TelevisaUnivision, após uma transação estimada em US$ 4,8 bilhões.

A nova empresa atinge mais de 100 milhões de espectadores que consomem conteúdo em espanhol em televisão, streaming e áudio diariamente. Apenas em TV, responde por 60% da audiência no idioma nos EUA e no México.

O lançamento do novo serviço de streaming promete fazer frente ao protagonismo dos gigantes do mercado: Netflix, Amazon Prime Video e Disney+.

Mesmo antes do lançamento, a plataforma on demand da TelevisaUnivision já promete incomodar os concorrentes. 

A nova empresa atraiu alguns executivos do mercado de streaming. Michael Cerdá, antes vice-presidente da Disney+, Rodrigo Mazon, que era vice-presidente de conteúdo da Netflix, são alguns dos nomes que embarcaram no projeto.

Leia mais 

Fusão entre Televisa e Univision cria líder global em conteúdo em espanhol