Londres – Oito meses depois de receber uma multa de 500 milhões de euros na França, o Google chegou a um acordo com uma aliança de jornais do país e passará a remunerar os editores pela exibição de conteúdo produzido por eles em buscas online.

A gigante de buscas e a APIG (Alliance of the General Information Press (APIG) fizeram uma declaração conjunta destacando que o acordo representa uma “uma etapa histórica na aplicação” dos direitos conexos.

A França é o país que mais avançou na batalha pela remuneração por conteúdo, depois da Austrália, que há um ano impôs às plataformas uma lei determinando a arbitragem por parte do Estado caso as partes não chegassem a um acordo. E os acordos saíram. 

Na França e na Austrália, Facebook e Google tentaram evitar o pagamento

Assim como na Austrália, as duas grandes empresas de mídia digital, Google e Facebook, tentaram resistir às pressões da indústria de mídia argumentando que as empresas jornalísticas já se beneficiam ao ficarem expostas nas plataformas. 

Mas a União Europeia comprou a briga da imprensa, ao estabelecer em 2019 uma diretiva que consolida os direitos autorais e os direitos conexos. 

Um primeiro acordo havia sido firmado com a APIG em janeiro do ano passado, mas o Google acabou multado em 500 milhões de euros por não ter negociado “de boa fé”, no entendimento da autoridade de concorrência da França. 

“O Google ainda parece não aceitar a lei como ela foi votada, mas não cabe a um ator, mesmo dominante, reescrever a lei”, disse a presidente da autoridade, Isabelle de Silva, quando a multa foi anunciada. 

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As negociações foram retomadas em setembro, e na semana passada um novo pacto foi anunciado, beneficiando cerca de 300 grupos jornalísticos nacionais, regionais e locais.

Google deve pagar 1 milhão de euros ao Le Monde 

O valor exato da compensação oferecida às empresas jornalísticas francesas não foi divulgado. 

Mas alguns jornais, que já assinaram acordos individuais com o Google, deram indicações dos valores que conseguiram negociar. O Le Monde, por exemplo, chegou a um acordo que representa cerca de 1 milhão de euros por ano, disse seu chefe, Louis Dreyfus, na BFM Business.

O Google disse esperar o fechamento de acordos semelhantes com o Journal Press Publishers Union (SEPM) e com empresas que não fazem parte de consórcios.

Sébastien Missoffe, chefe executivo do Google na França, anunciou que nas próximas semanas eles começarão a pagar as 300 mídias envolvidas e ressaltou que “novas perspectivas estão se abrindo para contribuir” para o seu desenvolvimento.

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