Londres – A bravura de uma jornalista afegã foi reconhecida pela revista Time, que incluiu Zhara Joya, de apenas 29 anos, na lista das 12 Mulheres do Ano de 2022.

Ela enfrentou o extremismo do Talibã duas vezes. Na primeira, teve que se vestir de menino para estudar. Na segunda, exilou-se em Londres e daqui continua comandando seu site com notícias sobre a situação das mulheres afegãs, em um país onde o jornalismo foi dizimado.

É uma boa notícia que não compensa outras não tão boas assim neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Mulheres jornalistas vítimas de assédio

A quantidade de mulheres jornalistas processadas, presas ou objeto de assédio online e offline cresce sem parar.

No Dia Internacional da Mulher a Federação Internacional de Jornalistas publicou o resultado de duas pesquisas, feitas entre membros de sindicatos afiliados e profissionais de redação, constatando que há um longo caminho a percorrer para solucionar o problema do abuso online − e cobrou das empresas jornalísticas mais engajamento.

Leia mais 

Federação Internacional cobra ação contra abuso online de jornalistas: ‘não podemos sentar e assistir’

O desafio da liderança permanece para as mulheres 

Enquanto isso, a ascensão profissional continua sendo uma barreira difícil de transpor.

O levantamento anual do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo deste ano mostrou queda de 1 ponto percentual na quantidade de mulheres como editoras principais nos veículos de maior circulação e audiência em vários países, incluindo o Brasil.

Apenas 21% dos 179 líderes nas 240 redações pesquisadas são mulheres, apesar de, em média, 40% dos jornalistas serem do sexo feminino, segundo o Reuters.

Em 11 dos 12 países pesquisados pelo instituto, homens mandam em mais da metade da grande mídia.

O Brasil foi um dos países que andou para trás. Jornalistas mulheres ocupavam 12% dos cargos de chefia há um ano, e agora detêm 7%.

Os resultados mostram que o acesso ao topo da cadeia de comando continua desigual, prejudicando carreiras.

Para a sociedade, o efeito é um noticiário editado majoritariamente por homens, sem as experiências de vida das jornalistas mulheres.

Isso não quer dizer que homens não tenham sensibilidade para tratar de questões que envolvem mulheres. Mas o equilíbrio de visões em decisões editoriais ajuda a oferecer ao público uma cobertura plural.

Leia também 

Jornalista e sufragista negra americana é a nova Barbie da série ‘Mulheres Inspiradoras’

Os pesquisadores do Reuters afirmam que o ‘quem’ da frase ‘quem decide o que será notícia’ importa tanto na prática quanto simbolicamente.

“As pessoas que ocupam cargos de liderança na mídia exercem poder e influência, representando tanto sua organização em particular como a indústria como um todo. Elas moldam a cobertura e as redações.”

A pesquisa identificou uma grande variação de país a país na quantidade de pessoas que acessam notícias de veículos liderados por uma mulher.

No Quênia, o percentual é de 81%. Na África do Sul é de 80%. Na outra ponta estão o Brasil, com 24%, e o Japão, com míseros 5%.

Nomeações de jornalistas estrelas não reflete setor

Ironicamente, algumas grandes redações globais nomearam mulheres para o comando em tempos recentes, dando a (falsa) impressão de que a situação mudara.

Foi o caso da Reuters, que entregou o bastãoà italiana Alessandra Galloni. Além de ser a primeira mulher a liderar a agência de notícias britânica em 170 anos, ela não tem o inglês como língua materna.

O Washington Post escolheu Sally Buzbee como editora executiva, a primeira em 144 anos.

Na Associated Press, Daisy Veerasingham tornou-se CEO, em um triplo pioneirismo: é a primeira mulher, não branca e nascida fora dos EUA a dirigir a agência.

Em 2020, Roula Khalaf havia sucedido o lendário editor Lionel Barber no Financial Times.

Contudo, examinando um conjunto mais amplo de empresas, a realidade constatada pelo Reuters foi bem diferente: dos 51 novos editores nomeados em um ano, somente 23% eram mulheres.

Para quem estiver em busca de inspiração, os modelos a seguir são Espanha, Reino Unido e EUA.

Nos três mercados, a metade ou mais dos novos chefes de redação nos últimos 12 meses foram jornalistas do sexo feminino, uma prova de que é possível aumentar o equilíbrio e equalizar as oportunidades.

Leia também 

Dia Internacional da Mulher: Conheça jornalistas que desafiam censura e perseguição pelo mundo para informar