Londres – Depois de uma década preso na Arábia Saudita por criticar a classe dominante religiosa do país, o blogueiro e ativista Raif Badawi foi libertado nesta sexta-feira (11), mas a família não recebeu informações sobre se ele poderá viajar para o Canadá, onde vivem sua mulher e três filhos, ou se terá que cumprir algum outro tipo de sentença.
Badawi foi preso em 2012 e condenado em 2014 a 10 anos de prisão, 1.000 chicotadas e uma multa de um milhão de riais sauditas (R$ 1,35 milhão) por criticar os clérigos do país em suas postagens.
A crueldade da sentença aplicada a Badawi atraiu ampla condenação internacional, e várias organizações, governos e grupos de defesa pediram sua libertação ao longo dos anos.
Vídeo mostra blogueiro preso sendo açoitado diante do público
As imagens de Badawi recebendo chicotadas em janeiro de 2015 em uma flagelação pública foram compartilhadas nas redes sociais, e mostram uma plateia de sauditas aplaudindo ao final.
A libertação foi confirmada pela mulher do blogueiro preso, Ensaf Haidar, que mora com os filhos do casal em Quebec e em 2018 ganhou cidadania canadense. Ela disse à mídia do Canadá que ficou emocionada com a notícia e confirmou ter falado com Badawi por telefone.
#Raifestlibre Après 10 ans de détention #Raifestlibre ! #Raifisfree After 10 years in prison #Raifisfree !
بعد 10 سنوات من السجن #رائف_حرّاً pic.twitter.com/1VA0XjSofs— Ensaf Haidar (@miss9afi) March 11, 2022
I’m relieved that Raif Badawi has finally been released. My thoughts are with his family and friends who have been tirelessly advocating for him for nearly a decade. Our officials are now working to seek clarity on the conditions of his release.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) March 12, 2022
O advogado Irwin Cotler revelou ter escrito para o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, pedindo pela autorização de viagem para seu cliente.
“Badawi foi condenado por fundar um site para diálogo pacífico e aberto”, escreveu Cotler. “Ele não representa nenhuma ameaça à segurança. Seu único desejo é se reunir com a família que está a mais de 10 mil quilômetros de distância, para que possa viver seus dias como um marido e pai dedicado”.
Depois da libertação, entidades internacionais de defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos como a Repórteres Sem Fronteiras se manifestaram em favor da autorização para Badwin deixar a Arábia Saudita e seguir para o Canadá.
BREAKING – #SaudiArabia: Blogger @Raif_Badawi has been released after ten years in prison! RSF welcomes this decision and shares his relatives' relief. We remain mobilized to ensure that he will stay safe and be able to join his family in Canada despite his 10-year travel ban. pic.twitter.com/rGg5SSSHlN
— RSF (@RSF_inter) March 11, 2022