Londres – Imagens impressionantes dos mais variados temas e locais estão na seleção deste ano do concurso de fotografia promovido pela World Photography Organization, que recebeu mais de 170 mil inscrições de profissionais e amadores de todo o mundo.

O concurso apresentou as fotos vencedoras em cada categoria da competição, como Viagem, Arquitetura e Paisagem. Uma delas será apontada no dia 12 de abril como a foto do ano.

Uma das imagens que concorrem ao prêmio principal é a do momento crucial em que o toureiro cai do touro em um rodeio no Canadá, capturado pelo fotógrafo chinês Zhenhuan Zhou.

Concurso internacional de fotografia tem brasileiro como finalista

A foto de Zhou foi finalista na categoria Movimento do concurso patrocinado pela Sony, um dos principais do mundo.

“Montar no touro é o mais perigoso do rodeio. Durante esse momento, os cowboys devem seguir as regras enquanto enfrentam um teste de nervos com o animal”, diz o artista chinês.

“O cavaleiro depende de toureiros para distrair o touro até que ele esteja seguro fora de seu alcance. Neste momento em setembro de 2021, um toureiro está distraindo o animal enquanto o cavaleiro está sendo arremessado.”

Outras categorias do concurso de fotografia incluem Viagem, Natureza & Vida Selvagem, Paisagem, Arquitetura e Retrato.

Nessa última, o fotógrafo brasileiro Wagner Pena foi selecionado entre os finalistas de com um retrato em homenagem à obra “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Wagner Pena/Brazil/Shortlist/Open/Portraiture/ Sony World Photography Awards 2022)

“Essa é uma das obras mais importantes da literatura brasileira”, afirmou Pena. “Em uma expedição, Rosa explorou o Sertão e levou para sua obra as riquezas da fauna e da flora, destacando a geografia ao citar lugares reais.”

“Criar um registro fotográfico da rica fauna de nossa região é importante para a valorização, manutenção e difusão da cultura local.”

Veja também

Técnica e arte | Uma seleção das melhores fotografias coloridas de 2021, com três brasileiros na lista

Variedade de temas, texturas e cores na seleção de imagens 

Os trabalhos foram julgados pela diretora de fotografia da Newsweek Japan, Hideko Kataoka. 

Ela diz que julgar uma grande variedade de categorias foi divertido e destacou a importância do uso de preto e branco pelos artistas:

“A criatividade e originalidade foram muito importantes na escolha de uma imagem vencedora e foi fantástico ver a emoção e alegria dos fotógrafos ao captar o momento.”

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Ewa Jermakowicz/Poland/Shortlist/Open/Natural World & Wildlife/Sony World Photography Awards 2022)

“Como pode ser visto em muitas imagens finalistas deste ano, a fotografia preto e branco ocupa um lugar especial no coração de muitos fotógrafos. A simplicidade do P&B tem o poder de destilar o conteúdo de uma imagem e direcionar a atenção do espectador para o assunto.”

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Giulio Casti/Itália/Shortlist/Open/Architecture/Sony World Photography Awards 2022)

Na imagem acima, por exemplo, o fotógrafo escolheu P&B para retratar a terceira de quatro explosões, realizadas ao longo de quatro dias, para demolir o silo do Consórcio Agrícola Provincial em Cagliari, na Itália.

“Construído na década de 70, ele era usado para armazenar trigo. Por muitos anos, sua aparição no horizonte tem sido objeto de debate. Agora que se foi, eu e muitos outros sentimos falta do que acreditávamos ser um marco do porto de Cagliari”, diz o artista.

Veja mais imagens finalistas do concurso de fotografia 

Natureza & Vida Selvagem

O fotógrafo holandês Albert Beukhof fez um registro belíssimo de um gado das terras altas coberto de neve. selecionado pelo júri do concurso de fotografia promovido pela Sony. A imagem, capturada na floresta de Deelerwoud, foi finalista na categoria de fotos da natureza. 

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Albert Beukhof/Netherlands, Shortlist/Open/Natural World & Wildlife/Sony World Photography Awards 2022)

Outro registro impressionante foi feito nas matas da Uganda. O fotógrafo suíço Brice Tribollet conta que caminhou na floresta do parque Bwindi por dois dias para ver de perto os famosos gorilas da montanha.

“Vê-los tão de perto foi uma aventura emocionante – as interações sociais entre eles e a maneira como interagem com os visitantes foi fascinante.”

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Brice Tribollet/Switzerland/ Shortlist/Open/ Natural World & Wildlife/Sony World Photography Awards 2022)

Paisagens 

A categoria Paisagem do concurso de fotografia enche os olhos com belezas naturais das mais diversas. O espanhol Luis Manuel Vilariño Lopez viajou até a Islândia para fotografar de perto o vulcão a erupção do vulcão mais jovem do país, o Geldingadalir.

“Voei meu drone cegamente pelas nuvens. Quando cheguei à cratera, a lava estava emergindo com força incomum, espalhando a rocha incandescente como óleo em uma tela.”

(Foto: Luis Manuel Vilariño Lopez/Spain/Shortlist/Open/Landscape/Sony World Photography Awards 2022)

Outro fenômeno da natureza foi capturado pelas lentes do americano Hal Gage. A foto do céu estrelado sobre um pico nevado e três pequenos chalés em Hatcher Pass, no Alasca, foi finalista na categoria.

(Foto: Hal Gage/United States of America/Shortlist/Open/Landscape/Sony World Photography Awards 2022)

A imagem vencedora da categoria é um atípico campo de girassóis em Castilla e León, na Espanha, registrado em P&B por Vicente Ansola.

Os girassóis sempre buscam o divino seguindo o sol em sua rota. Estes, embora murchos, levantaram-se orgulhosos. Quando peguei minha câmera para fotografar, não vi mais girassóis, mas mulheres andando pelos campos secos de Castilla, vestindo roupas ancestrais. Um exército de espíritos – o êxodo inexorável do rural espanhol

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Vicente Ansola/Spain/Winner/Open/Landscape/Sony World Photography Awards 2022)

 

(Foto: Anargyros Dekavallas/Greece/Shortlist/Open/Landscape/Sony World Photography Award 2022s)

Viagem

As imagens selecionadas para a categoria de Viagem do concurso de fotografia levam os espectadores a lugares deslumbrantes e pouco conhecidos.

É o exemplo do registro de Yang Shu, que compartilhou a Passagem de Mondala, na China, um estrito que fica a 5.363 metros acima do nível do mar e é o único caminho para a montanha Kula Kangri.

“Muitos passam por aqui todos os dias, mas poucas pessoas ficam por muito tempo. Em dezembro, a temperatura caiu para -20°C. Subi a uma altitude de cerca de 5.500 metros para encontrar esse ângulo.”

Concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022
(Foto: Yang Shu/China/Shortlist/Open/Travel/Sony World Photography Awards 2022)

A foto vencedora do concurso na categoria Viagem foi feita por Thanh Nguyen Phuc, no Vietnã, que retratou uma cena corriqueira da capital Hanói, porém feita no momento perfeito.

“Há muitas lojas nas ruas principais, mas as pessoas nas ruas antigas preferem ser atendidas por vendedores ambulantes. Passei um fim de semana acompanhando os vendedores ambulantes e descobri que eles estavam caminhando ou andando de bicicleta o dia todo. Este é um dos meus momentos favoritos.”

(Foto: Thanh Nguyen Phuc/Vietnam/Winner/Open/Travel/Sony World Photography Awards 2022)

Arquitetura

A imagem vencedora da categoria Arquitetura foi feita em um distrito industrial de Hong Kong. O artista Anthony Chan explica que quis retratar uma coexistência contrastante no país.

“A entrada frontal de um novo arranha-céu elegantemente projetada e um antigo complexo industrial com miríades de condicionadores de ar, tubos e fios montados em sua parede. A sombra e a luz acentuaram o efeito monocromático geral da arquitetura da cidade.”

(Foto: Anthony Chan/Hong Kong/Winner/Open/Architecture/Sony World Photography Awards 2022)

Outro destaque finalista em Arquitetura e que contrasta com o P&B da foto vencedora, é o registro feito por Zeynep Demirhan, na Turquia. A “construção de brincadeira”, como classificou,  traz cores vibrantes e alegres de um edifício com um céu azul claro de fundo.

(Foto: Zeynep Demirhan/Turkey/Shortlist/Open/Architecture/Sony World Photography Awards 2022)

Veja também fotografias da covid premiadas em concursos internacionais 

Dois anos de pandemia : veja as imagens premiadas da era covid no Brasil e no mundo