Londres – A Universidade de Amsterdã está oferecendo um curso autodirigido sobre Ética e Governança na Mídia. O programa é voltado para jornalistas e todos aqueles que se interessem por pela indústria da mídia e seus impactos na sociedade.

O curso é gratuito e pode ser feito a qualquer instante, de acordo com a disponibilidade do usuário. Apesar de ser em inglês, os conteúdos são disponibilizados com legendas em português.

Além de explorar as principais teorias, modelos e conceitos básicos no campo da ética da mídia, o programa também explora as diferentes demandas da sociedade em relação à produção e consumo midiáticos.

Ética na mídia discutida além do senso comum

A Universidade de Amsterdã é uma das universidades mais abrangentes da Europa. Ela conta com quase 300 programas de estudos, entre bacharelados e mestrados.

Atualmente, muito se tem debatido sobre a criação e o consumo da mídia por parte da sociedade. Principalmente em relação aos valores éticos existentes para aqueles profissionais que produzem esses conteúdos.

Leia também

Assim caminha a humanidade | Prêmio de fotografia ética revela o belo e o absurdo da sociedade contemporânea

O curso Ética e Governança na Mídia é oferecido em parceria com a plataforma Coursera, empresa de tecnologia educacional norte-americana. As inscrições são gratuitas.

Além de teorias e perspectivas éticas influentes, o programa também vai discurtir e elaborar debates sobre uma série de normas éticas existentes para os criadores de conteúdos como um todo.

Ao final do curso, os alunos serão capazes de desenvolver uma boa argumentação para a tomada de decisões éticas em uma ampla variedade de contextos relacionados à mídia.

Programa direcionado

O programa é dividido em quatro módulos, todos com vídeos, leituras e exercícios práticos. O primeiro vai discutir as várias teorias existentes e as perspectivas da ética na mídia e fora dela.

Já o segundo módulo aborda ideias sobre governança de mídia. No terceiro módulo, a ética da comunicação é colocada em prática e o quarto e último módulo traz as considerações finais sobre o tema.

O curso tem como instrutor o Dr. Rutger de Graaf, professor do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade de Amsterdã. Junta-se a ele Lotte Salome, do Departamento de Ciências da Comunicação.

Leia também

Treinamento gratuito para quem escreve sobre ciência vira curso autodirigido na plataforma do Centro Knight

Foto: Chromatograph/Unsplash

Completam o quadro de instrutores os professores assistentes Annemarie van Oosten, Damian Trilling e Sandra Jacobs.

O curso oferece certificado, mediante pagamento de uma taxa. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Inglês para jornalistas

A plataforma Coursera oferece, ainda, outros cursos que podem ser de interesse de jornalistas e profissionais da área. Um deles é o “English for Journalism”, oferecido pela Universidade da  Pensilvânia.

Leia mais

Universidade da Pensilvânia abre novo ciclo de seu curso de inglês gratuito para jornalistas

Para este programa, são oferecidos cinco módulos, totalizando 43 horas de material disponível. Ao longo do curso, são abordados temas que vão desde o início da história do jornalismo até a mídia na era digital.

Além de treinar o vocabulário da área, os participantes também podem aprender técnicas da prática jornalística úteis tanto para quem trabalha na imprensa quanto para quem se interessa por comunicação e mídia.