Londres – O prêmio de fotografia internacional Yannis Behrakis (YBIPA) está com inscrições abertas para a sua quarta edição até o dia 10 de abril. Fotojornalistas de qualquer nacionalidade podem participar. As inscrições são gratuitas.

Organizado pelo Athens Photo World, o concurso de fotografia foi criado em homenagem ao fotojornalista grego Yannis Behrakis, morto em 2019, que durante três décadas documentou guerras e países em crises, sobreviveu a um atentado em Serra Leoa e ganhou um Pulitzer em 2016 pela cobertura da crise dos refugiados. 

O concurso premiará uma reportagem fotográfica sobre qualquer tema, com registros a partir de janeiro de 2018.

Vencedor do concurso de fotografia receberá prêmio de 15 mil euros

Gabriele Galimberti

Para se inscrever no concurso os interessados devem enviar um portfólio entre 12 e 24  fotografias sobre o tema retratado, com um texto explicativo do projeto fotográfico e um breve currículo. 

O vencedor receberá €15.000 (R$ 79.050,00) em dinheiro e terá seu trabalho exibido em uma exposição individual no Athens Photo World, na Grécia.

Para mais informações e inscrição clique aqui.

Ganhador do prêmio de 2021 retratou a filha

Ano passado o ganhador foi Darrin Zammit Lupi, fotógrafo da Reuters. Ele nasceu em Malta e trabalha para a  agência de notícias desde 1997.

Sua série vencedora retrata a primeira foto e a última que o fotógrafo tirou da sua filha Rebecca.

As primeiras imagens são de agosto de 2005, quando ela nasceu, e as outras são de 2020/21 quando ela começou o tratamento do câncer ósseo. Rebecca faleceu em janeiro do ano passado.

Darrin Zammit Lupi – YBIPA 2021

Júri do prêmio é formado por fotojornalistas

O corpo de jurados de 2022 será presidido por Elisavet Saridou Behrakis, esposa de Behrakis e pelos fotojornalistas Corinne Dufka, Diretora da África Ocidental da Humam Rights Watch, Yunghi Kin, especializado em cobrir conflitos e membro da Contact Press Images e Dusan Vranic, Vice-diretor regional da Associated Press para o Oriente Médio.

Os finalistas serão anunciados dia 15 de maio, e o vencedor no dia 27 de junho.

Leia também

Brasileiro é premiado em concurso de fotografia com série retratando ameças à Amazônia

Homenageado no prêmio de fotografia documentou conflitos durante três décadas

Yannis Behrakis nasceu em Atenas, Grécia. Em 1987 tornou-se freelancer da Reuters e sua primeira missão no exterior foi na Líbia, em 1989.

Em um tributo feito quando ele morreu, a Reuters disse que a paixão pela fotografia começou com um livro da revista Time-Life quando jovem, que o levou a se matricular em um curso particular de fotografia, capacitando-se para trabalhar em um estúdio. 

Mas foi um filme de 1983, “Under Fire”, sobre um grupo de repórteres trabalhando na Nicarágua nos dias que antecederam a revolução de 1979, que o inspirou a assumir o jornalismo, segundo a Reuters. 

Yannis Behrakis / Reprodução Wikipedia

” Ele rapidamente mostrou um talento especial por estar no lugar certo na hora certa”, disse a agência de notícias. 

Um dos relatos foi sobre uma visita do líder Muammar Gaddafi a um hotel onde os jornalistas haviam ficado presos por vários dias. 

“De alguma forma, consegui me esgueirar ao lado dele e tirar algumas fotos em grande angular”, escreveu Behrakis ao lembrar da história. “No dia seguinte, minha foto estava em todas as primeiras páginas de jornais ao redor do mundo.”

Em 2000, enquanto cobria a guerra civil em Serra Leoa, Behrakis estava viajando em um comboio com os colegas da Reuters Kurt Schork e Mark Chisholm, e o cinegrafista da AP Miguel Gil Moreno, quando foi emboscado por pistoleiros, que se acredita serem rebeldes, situação parecida à que viveram jornalistas na guerra da Ucrânia. 

Schork, um dos amigos mais próximos de Behrakis, foi atingido e morreu instantaneamente, e Moreno também foi morto. Behrakis e Chisholm escaparam.

Ambos sobreviveram ao ataque rastejando para a vegetação rasteira ao lado da estrada e se escondendo na selva por horas até que os pistoleiros desapareceram.

Behrakis tirou uma foto de si mesmo logo após a provação. A foto mostra ele olhando para o céu, com os olhos atordoados.

O grego disse que odiava a guerra, mas, como muitos outros, eamava a viagem, a aventura e a camaradagem que vieram com ela. Em vez de adiá-lo, a morte de Schork o levou de volta às zonas de combate, pelo menos por um tempo. 

“Sua memória me ajudou a ‘voltar’ a cobrir o que considero a apoteose do fotojornalismo: fotografia de guerra”, escreveu Behrakis, que se estivesse vivo provavelmente estaria documentando a guerra na Ucrânia. Ele morreu de câncer em 2019, aos 58 anos.

A editora geral de notícias da Reuters nos EUA, Dina Kyriakidou Contini, disse na época que “suas fotos eram icônicas – algumas obras de arte por si só – mas foi sua empatia que o tornou um grande fotojornalista”.

“Minha missão é contar a história e então você decide o que quer fazer”, afirmou Behrakis certa vez. “Minha missão é garantir que ninguém possa dizer: ‘Eu não sabia’.”

Leia também

One World Media oferece bolsas para interessados em documentar histórias originais no hemisfério Sul