Jornalistas mulheres e não-binários de qualquer nacionalidade podem concorrer até 15 de abril a uma bolsa concedida pela International Women’s Media Foundation (IWMF) e passar sete meses nos EUA para se aperfeiçoar na profissão por meio de cursos e estágios em grandes jornais. 

O programa foi criado em 2004 em  homenagem a Elizabeht Neuffer, correspondente do jornal Boston Globe que morreu durante a cobertura da guerra do Iraque, em maio de 2003.

A bolsa é aberta a profissionais que trabalhem em grandes organizações ou freelancers, com inglês fluente, pelo menos três anos de experiência profissional e trabalho concentrado em direitos humanos e justiça social. 

Como funciona a bolsa para jornalistas

A bolsista selecionada ficará nos EUA entre janeiro e julho de 2023, em um programa com acesso ao Centro de Estudos Internacionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge. 

Durante o semestre letivo, a bolsista assistirá a aulas no MIT  e em outras universidades, incluindo Harvard, e estagiará no Boston Globe, um dos principais jornais dos EUA. 

Após o fim das aulas, a jornalista escolhida passará dois meses em Nova York, estagiando no The New York Times.

Os estágios permitirão conhecer o funcionamento de grandes redações americanas, desenvolver habilidades e interagir com jornalistas e editores, participando de reportagens em uma das editorias do jornal.

Quem foi a jornalista homenageada pela bolsa 

Elizabeth Neuffer morreu aos 46 anos em um acidente de automóvel durante a cobertura da guerra do Iraque.

A premiada jornalista começou sua carreira em Washington, e depois documentou guerras e conflitos em vários continentes, tendo ainda dirigido a sucursal do Boston Globe em Berlim.

Seus trabalhos mais reconhecidos foram relacionados à guerra da Bósnia, que lhe renderam vários prêmios. Ela foi a primeira a denunciar que criminosos de guerra indiciados permaneciam no poder na Bósnia após o fim do conflito. 

A Diretora Administrativa do Boston Globe, Linda Pizzuti Henry, disse:

“Elizabeth Neuffer foi uma repórter corajosa do Globe que estava determinada a lançar luz sobre a injustiça onde quer que ela a encontrasse, e continuamos a ser inspirados por seu exemplo e seu trabalho.” 

Leia também 

Jornalista afegã que se vestia como menino para ir à escola é uma das Mulheres do Ano da revista Times

Jornalista afegã Zahra Joya é uma das Mulheres do Ano escolhida pela revista Time (Foto: Reprodução/Time)

Como se inscrever na bolsa

Para fazer a inscrição para a bolsa é preciso enviar currículo, dois projetos do trabalhos sobre questões de direitos humanos ou justiça social e responder a uma série de perguntas na seção “Declaração de interesse”, no site da instituição.

É preciso enviar também duas cartas de recomendação, além de amostras de trabalhos já realizados, todos traduzidos para o inglês.

O prazo final para a inscrição é dia 15 de abril e o processo de seleção termina em junho.

A bolsista será selecionada pela IWMF e por um comitê da família e amigos de Elizabeth Neuffer.

O anúncio da vencedora será feito em julho.

A jornalista selecionada receberá um valor fixo mensal para cobrir custos com moradia em Cambridge e Nova York, seguro saúde, passagens aéreas e obtenção do visto americano. Despesas adicionais são de responsabilidade da bolsista. 

Para mais informações e como se increver clique aqui

Neste vídeo, a IMFW explica o funcionamento do programa, com uma entrevista com a vencedora de 2018, Una Hajdari, do Kosovo. 

 

Leia também

Estudo em 12 países expõe abismo de gênero no comando das redações, com Brasil ‘na lanterna’