Jornalistas empreendedores e profissionais de imprensa podem participar de um programa de treinamento e intercâmbio patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, com financiamento fornecido pelo governo do país.

É o “Emerging Media Leaders”, promovido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), que está com inscrições abertas para jornalistas, tecnólogos e empreendedores de mídia de 21 países da América Latina e Caribe até o dia 4 de maio.

O programa vai ajudar profissionais a aproveitarem o poder das ferramentas digitais e criarem negócios viáveis que forneçam informações de interesse público.

Treinamento para jornalistas será desenvolvido nos EUA

O “Emerging Media Leaders” vai dar a oportunidade para jornalistas e profissionais de imprensa da América Latina e Caribe de trabalharem com organizações de mídia dos EUA.

Em seis semanas, os jornalistas participantes do treinamento irão desenvolver projetos de empreendedorismo e aprimorar suas habilidades em áreas específicas, como jornalismo investigativo, checagem de fatos e podcast, por exemplo. 

Habilidades não-jornalísticas, como a construção de um modelo de negócio sustentável, serão exploradas para auxiliar jornalistas empreendedores a profissionalizar suas ideias.

Serão duas turmas para o programa: uma com início em 26 de setembro e, outra, em 1º de maio de 2023.

Na programação, é prevista uma semana de orientação liderada pelo ICFJ, em Washington. Os bolsistas terão treinamento prático em ferramentas e técnicas digitais.

Depois, serão quatro semanas de vivência em redações profissionais. O programa leva os bolsistas para redações dos EUA, empresas de comunicação digital e incubadoras de startups com base nas origens, habilidades e propostas de projetos. 

A última semana será dedicada a um congresso de bolsistas profissionais —  oportunidade para fazer contatos de diferentes indústrias e partes do mundo.

Leia também

Fundação Gabo e Meta oferecem treinamento gratuito para jornalistas sobre produção de conteúdo para redes

Treinamento jornalistas

Saiba como se inscrever no treinamento

As inscrições para o “Emerging Media Leaders” estão abertas até 4 de maio de 2022 para ambas turmas do programa.

É encorajada a participação de profissionais com ao menos dois anos de experiência, com idades entre 25 e 40 anos, cidadãos ou residentes de um dos 21 países elegíveis da América Latina e Caribe, e com inglês fluente falado e escrito.

Os inscritos também devem estar aptos a receber um visto americano J1 (para intercâmbios) e comprometidos em retornar ao seu país de origem após a conclusão do programa.

Mais informações e inscrições podem ser acessadas no site programa

A organização destaca que, por causa da pandemia de covid-19, o cronograma pode sofrer alterações, incluindo a oferta como um programa híbrido com atividades virtuais.

Leia também

Empreendedorismo na mídia : curso gratuito do Knight Center ensina a criar e monetizar projetos