Londres – Quando se pensa em retrato a primeira imagem que vem ร mente รฉ do registro de um rosto, mas uma sรฉrie de fotografias premiadas em um concurso internacional mostra que um retrato pode ser muito mais do que isso – e nem ter um rosto como centro da atenรงรฃo.
As imagens premiadas e finalistas do concurso LensCulture Portrait Awards 2022 contam de forma criativa e artรญstica histรณrias de saudade, solidรฃo imposta pela covid, perdas, liberdades individuais e do simbolismo de um carro da era comunista.
O prรชmio รฉ realizado pela revista de fotografia LensCulture. Trinta e nove fotรณgrafos de 16 paรญses de cinco continentes tiveram suas fotos selecionadas pelo jรบri este ano.
Fotografias premiadas revelam saudade, ecos da covid e a memรณria que se foi
1ยบ lugar imagem รบnica- Correntes, por Viola Orzati, Itรกlia
A fotografia premiada na categoria imagem รบnica do concurso รฉ um retrato em que o rosto da pessoa retratada nรฃo aparece.
No centro da cena estรฃo dois pequenos retratos pendurados em correntes, simbolizando a saudade de entes queridos.
Com formaรงรฃo em direito, Orzati conta que seu interesse na fotografia รฉ fazer com que o espectador concentre a atenรงรฃo nos detalhes, forรงando o olhar a se aprofundar mesmo quando instintivamente se afastaria. Assim ele retratou Adele:
“Ela uma mulher enรฉrgica, independente e leal, que consegue manter sua dignidade intacta.
Em 2001 perdeu o marido, e em 2007 perdeu uma de suas duas filhas. Essa foi uma das maneiras que ela escolheu para lembrar a todos da presenรงa dos que se foram, enquanto segue sua vida”.
2ยบ lugar imagem รบnica – Shauna, por Monica Jane Frisell, EUA
Monica Frisell mostra em seu trabalho histรณrias da cultura americana pรณs-pandemia. A fotografia premiada รฉ parte do projeto Portrait of US (Retratos da Amรฉrica, em traduรงรฃo livre) , uma jornada iniciada em julho de 2021.
Um trailer de carga foi convertido em estรบdio itinerante, o Nomadic Photo Ark, equipado com uma cรขmara escura em preto e branco e um espaรงo de ediรงรฃo de fotos. Com ele, a fotรณgrafa percorreu o paรญs capturando imagens como a fotografia premiada no concurso da LensCulture.
Ela explica a ideia:
“O projeto pergunta: Como estamos lidando? Para onde estamos indo e como reconstruir as pontes de entendimento entre as vรกrias comunidades?
A importรขncia de registrar o paรญs como estรก agora รฉ essencial para as geraรงรตes futuras, e para a histรณria.
A fusรฃo de grandes convulsรตes polรญticas e sociais durante a pandemia promoveu uma cultura de extremos em todo o paรญs.
Do imenso nรบmero de mortos ร s nossas dificuldades de comunicaรงรฃo cruzando linhas partidรกrias e religiosas, as histรณrias desta รฉpoca precisam ser documentadas e arquivadas”.
3ยบ lugar imagem รบnicaโ Aquele lugar que ele vai, por Carole Mills Noronha, Austrรกlia
A foto premiada รฉ o registro do pai feito por sua filha durante uma visita ao local onde ele ficou confinado durante o isolamento da pandemia.
โRetrato do meu pai de 89 anos. Papai tem demรชncia vascular e Alzheimer. Ele passou a maior parte de 2020 e 2021 em confinamento em uma casa para idosos.
Depois de meses de visitas pela janela, consegui permissรฃo para visitar papai em seu quarto.
Como nรฃo podia tirรก-lo de lรก, passei a levar um pouco ‘de fora’ para ele. Mais tarde, papai soltou a borboleta em um pรกtio prรณximoโ.
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Sรฉries premiadas retratam a masculinidade na China, um carro comunista e o cotidiano de uma avรณ chinesa
1ยบ Lugar, Sรฉrie โ Vรก pegรก-los, garoto, por Ziyu Wang, Reino Unido
As fotografias que compรตem a sรฉrie premiada de Ziyu Wang sรฃo autorretratos produzidos, explorando de forma simbรณlica as pressรตes que a sociedade exerce sobre a masculinidade na China.
“Em โVรก pegรก-los, garoto!โ o pรบblico assume o papel dos mais velhos da famรญlia para examinar a imagem de masculinidade que criei para meu pai.
ร interessante como performances tรฃo ruins e imagens unidimensionais sรฃo falhas, e tais contradiรงรตes estรฃo escondidas nas fotografias que contam a histรณria de um homem homossexual โefeminadoโ lutando com as pressรตes da famรญlia e da sociedade patriarcal tradicional”.
Antecedente oficial: โO poder dos funcionรกrios do governo รฉ, sem dรบvida, um testemunho da masculinidade hegemรดnica.
Todas as fotos de identificaรงรฃo dos funcionรกrios do governo chinรชs tรชm uma imagem de gradiente azul como plano de fundo. Eu nรฃo poderia realmente ser um funcionรกrio do governo, mas poderia tirar uma foto e deixar meu pai felizโ.
Medalha de um homem na China: โO derramamento de sangue รฉ a melhor prova de um homem de verdadeโ.
A forรงa do homem masculino, com mรบsculos aparentes
Parada de mรฃo, com alguma ajuda
2ยบ lugar, Sรฉrieโ Dacia e os motoristas, por Horatiu Sava, Alemanha
As pessoas retratadas na sรฉrie de fotografias premiadas em segundo lugar no concurso tรชm um elo comum: um carro do tempo do comunismo na Romรชnia, que ainda hoje estรก presente nas ruas e estradas do paรญs, sรณ que com outro significado.
“Durante o regime comunista, o Dacia 1300, uma cรณpia do Renault 12 fabricado na Romรชnia, era mais ou menos o รบnico carro que vocรช podia comprar. Atรฉ 1989, mais de 90% dos carros nas estradas da Romรชnia eram Dacias.
Com a sรฉrie, tentei reviver as memรณrias de um tempo utรณpico de infรขncia, onde pelo menos em relaรงรฃo ao carro, todos eram iguais.
Vinte anos apรณs a queda do comunismo, este veรญculo ainda estรก presente nas estradas da Romรชnia. Mas jรก nรฃo รฉ sinal de igualdade, e sim de desigualdade.
ร o carro das pessoas que nรฃo tรชm milhares de euros para comprar um mais novo. ร importante para mim mostrar os motoristas nesta sรฉrie porque com isso quero mostrar meu respeito e simpatia por essas pessoas”.
3ยบ lugar Sรฉrieโ Um dia, por Xiuren Zhu
Assim como a australiana Carole Mills, Xiuren Zhu tambรฉm retratou um membro da famรญlia e sua fidelidade ร cidade e ร casa onde sempre viveu.
“Meu assunto รฉ minha avรณ. Ela mora sozinha no campo. Fui para minha cidade natal para ficar com ela por alguns dias e descobri que ela passa a maior parte do dia sentada numa cadeira.
Tirei fotos dela em intervalos regulares ao longo do dia, cerca de uma foto por hora. Ela parecia ter parado, dormindo profundamente. Como o tempo estรก passando rรกpidoโฆ
A famรญlia implorou que ela se mudasse para a cidade. Ela sempre recusou e continua guardando a velha casa em nossa cidade natalโฆ”
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