Londres – Sem esperar a votação de uma nova lei que oficializará poderes para cassar licença de jornais e expulsar correspondentes na Rússia, o escritório da emissora CBC/Radio-Canada em Moscou foi fechado na quarta-feira (18), com os profissionais estrangeiros sendo convidados a deixar o país.

Embora o governo russo não tenha utilizado a palavra “expulsão”, eles devem sair da Rússia em até três semanas e terão seus vistos de correspondente cancelados.

A ação do governo de Vladimir Putin é uma retaliação ao banimento da TV estatal russa no Canadá, em fevereiro, após o início da guerra na Ucrânia. Segundo a CBC, não está claro porque a Rússia demorou dois meses para tomar essa medida contra a emissora, presente no país há mais de 40 anos. 

Correspondentes na Rússia mesmo depois de lei de fake news

Desde a invasão russa à Ucrânia, alguns veículos estrangeiros retiraram suas equipes do país, mas a CBC continuava com o escritório aberto e profissionais no local, apesar de não realizar mais reportagens em Moscou desde março.

Em entrevista a repórteres, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, chamou a decisão da Rússia de “infeliz, mas não surpreendente”.

“A verdade, o jornalismo responsável, compartilhar o que realmente está acontecendo com os cidadãos é uma profunda ameaça a Vladimir Putin e sua guerra ilegal de tendências autoritárias.”

“O Canadá sempre defenderá uma imprensa livre e forte independente fazendo seu trabalho, desafiando e revelando o que está acontecendo no mundo.”

O ato contra a emissora canadense acontece na esteira da apresentação de um projeto de lei no Parlamento da Rússia que permitirá a revogação do registro de empresas de mídia e a expulsão de correspondentes sem processo judicial. O texto ainda não foi discutido por parlamentares.

O vice-chefe de missão da Embaixada da Rússia no Canadá, Vladimir Proskuryakov, confirmou à CBC que o fechamento do escritório da emissora em Moscou tinha relação com a proibição dos canais estatais russos pelo governo de Justin Trudeau.

“É a nossa medida de resposta, que é tomada por causa da decisão do governo canadense de proibir a transmissão dos canais russos, Russia Today e RT France.”

“Não há dúvida sobre dar qualquer passo hostil contra a Rússia. Teremos que responder a isso. Esta é a regra do jogo.”

Após a invasão à Ucrânia, o Canadá foi um dos países ocidentais que optou pela remoção dos canais RT e RT France, emissoras antes nomeadas como Russia Today, de sua lista de serviços de programação não canadenses e estações autorizadas para distribuição no Canadá.

O Reino Unido foi outra nação que tomou a mesma atitude, ambos países se posicionando contra a propaganda enganosa russa sobre os motivos e cobertura da guerra no Leste Europeu.

Ao anunciar o fechamento da CBC à imprensa em Moscou, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, acusou o Canadá e outros países de “ataques abertos à mídia russa”.

A declaração foi reiterada pela embaixada da Rússia em um tweet:

“A decisão de fechar o escritório da CBC em Moscou foi tomada em resposta a uma proibição de transmissão para RT e RT France no Canadá em 16 de março.

Quaisquer opiniões alternativas contrastantes com a posição oficial em Ottawa são automaticamente tratadas como propaganda e desinformação e estão sujeitas a censura.

Os principais meios de comunicação canadenses, e a estatal Canadian Broadcasting Corporation em particular, são usados na linha dessa abordagem.

Fazendo vista grossa para a ética e a decência profissionais, eles tendem a espalhar mensagens enganosas de natureza duvidosa e fatos desconcertantes sobre eventos na Rússia.

Esses padrões duplos são inaceitáveis e vão contra não apenas os interesses russos, mas também os valores dos próprios canadenses.”

Editor-chefe lamenta fechamento na Rússia 

A CBC/Radio-Canada era a única organização de notícias canadense com presença permanente na Rússia, sediada em Moscou desde 1978, com seus correspondentes cobrindo grandes momentos da história do país. 

O editor-chefe da CBC News, Brodie Fenlon, chamou a decisão de “muito decepcionante”, mas garantiu que a cobertura sobre a Rússia continuaria de fora do país, mesmo sem correspondentes locais. 

“A CBC News e seus jornalistas são completa e inteiramente independentes de qualquer governo ou agência, então não temos nada a ver com essas decisões [regulatórias]. Estávamos lá para relatar o que está acontecendo na Rússia – com fatos e precisão.”

“Sabemos que a mídia e a liberdade de imprensa na Rússia foram seriamente restringidas. Suponho que somos a evidência mais recente disso.”

O escritório da emissora canadense em Moscou tinha 10 funcionários, incluindo equipe editorial e administrativa, informou a CBC. O veículo diz que esta é a primeira vez que se vê forçado a encerrar operações por um governo estrangeiro.

A CBC, assim como outras emissoras e veículos internacionais, como Bloomberg e CNN, havia suspendido reportagens na Rússia em março, depois do governo Putin promulgar uma lei que prevê prisão de até 10 anos para quem divulgar “informações falsas” sobre o exército e as ações russas na Ucrânia.

Leia mais

New York Times sai; BBC decide ficar: como a mídia global reagiu à nova lei de fake news na Rússia

Manifestantes em frente ao consulado da Rússia na cidade de Nova York para protestar contra a guerra na Ucrânia (Foto: Tong Su/Unsplash)

Vladimir Proskuryakov, vice-chefe de missão da Embaixada da Rússia no Canadá, afirmou que “não descarta” a possibilidade do fechamento de outros veículos estrangeiros, incluindo os de países da União Europeia que baniram a RT e a agência de notícias russa Sputnik com o início da guerra. 

Ação como a tomada contra a CBC já tinha acontecido com a emissora alemã Deutsche Welle, em fevereiro, depois que a Alemanha proibiu a transmissão da RT em seu território. Em retaliação, o escritório da emissora foi fechado à força e as credenciais de imprensa de seus jornalistas foram canceladas pelo governo russo e eles tiveram que deixar o país.

“Qualquer passo hostil receberá uma resposta. Vimos isso com a Deutsche Welle, agora com a CBC”, disse Proskuryakov.

“Então, provavelmente, se virmos que os direitos de nossos jornalistas e a liberdade de expressão são violados em qualquer país, tomaremos as medidas apropriadas”.

Proskuryakov disse que o Canadá, se quiser reabrir a CBC em Moscou no futuro, deve voltar a permitir a transmissão da RT no país.

“Estamos apenas dando um passo de retaliação. É com base na reciprocidade”, afirmou.

“Assim que o Canadá entender que não é certo fechar emissoras de TV russas ou quando o Canadá parar de usar a censura na mídia [a CBC pode voltar].”

Tempo para saída de correspondentes da Rússia

O representante da embaixada russa negou que os jornalistas da CBC serão expulsos do país. No entanto, disse que eles devem deixar a Rússia em “não menos de três semanas”. A equipe canadense terá seus vistos e credenciamento de imprensa cancelados pelo governo Putin, segundo a emissora.

“Posso garantir que os jornalistas, repórteres e representantes da CBC não sofrerão”, disse Proskuryakov. “Levaremos em conta todos os fatores, situação familiar etc., e permitiremos que eles ainda voltem e terminem seus negócios, o que eles precisarem. E se precisarem, nós lhes daremos algum tempo.”

Em abril, a Rússia anunciou sanções contra 61 canadenses, incluindo a presidente da CBC, Catherine Tait, segundo a própria emissora. Jornalistas de outros veículos do país também foram afetados.

O Canadá apresentou nesta semana um projeto de lei no Senado para proibiu Vladimir Putin e cerca de mil membros do governo russo e militares de entrar no país, em mais um avanço nas medidas diplomáticas contra a invasão à Ucrânia.

Leia também

“Os russos têm medo”, diz editora russa que protestou na TV e agora escreve para jornal alemão